A Volvo Penta ampla sua linha de motores para atender barcos de médio e grande porte.

Com o novo D13-1000, a Volvo Penta entra pela primeira vez no mercado de motores de 1000 hp para embarcações de lazer. O modelo entrega melhor desempenho, maior durabilidade e mais conforto do que nunca. O motor de centro e seu equivalente na linha Volvo Penta Inboard Performance System (IPS), o D13-IPS1350, foram projetados para barcos de até 120 pés.

“Para nós, criar o motor mais potente da marca até agora foi muito excitante. É realmente um produto marcante para nossa linha de motores marítimos de lazer. Demos um grande passo em direção ao mercado de barcos de grande porte”, diz Johan Wästeräng, vice-presidente de gestão de produto no segmento marítimo de lazer da Volvo Penta. “Passamos muito tempo conversando com nossos clientes sobre o que eles queriam e refinando nossos projetos. Agora oferecemos experiências únicas com produtos excepcionais para embarcações de classe mundial”.

Levando o desempenho para o próximo nível

Para marcar seu compromisso, a Volvo Penta executou uma série de melhorias no motor de 13 litros e nos sistemas de propulsão relacionados. Clientes de barcos de grande porte e alto padrão poderão conferir os benefícios do modelo, como os novos pistões, injetores de alta eficiência e sistemas de arrefecimento aprimorados. Combinados, esses novos itens oferecem um ganho 11% de potência em relação aos motores anteriores.

A relação potência-peso otimizada e o excelente torque na faixa de rotação baixa do D13-1000 proporcionam um nível inacreditável de potência sob demanda. Com este novo motor, a Volvo Penta está oferecendo a proprietários de barcos Premium a possibilidade de navegar mais rápido e chegar mais longe do que nunca.

“A excelência em engenharia e a atenção aos detalhes do projeto nos permitiu criar um motor com desempenho, conforto e confiabilidade superiores”, diz Wästeräng. “Nossa meta é ajudar proprietários de barcos a realizar sonhos e aproveitar grandes aventuras, independente se isso representa diversão em alta velocidade ou simplesmente relaxar a bordo por mais tempo antes de reabastecer. Todo esse pacote de benefícios é parte da nossa filosofia de navegação fácil”.

A opção para grandes embarcações

O Volvo Penta D13-IPS1350 é um pacote integrado que se encaixa ao novo motor D13 com um IPS atualizado. O conjunto recebeu o nome de D13-IPS1350 pois o motor de 1000 hp encaixado ao sistema IPS proporciona potência equivalente a um motor convencional de 1350hp. Como pacote completo, o novo IPS tem todos os benefícios tradicionais do sistema em prover uma conexão sem interrupções do timão aos hélices, com tração superior na água. Quando comparado com uma instalação convencional de motor de centro, o Volvo Penta IPS proporciona uma autonomia maior, velocidade final superior, consumo de combustível e emissões reduzidos, vibrações reduzidas, e ruído a bordo reduzido. A configuração também permite mais espaço a bordo.

As atualizações no pod IPS foram feitas para acompanhar o novo motor. O pacote D13-IPS1350 está disponível em configurações com dois, três ou quatro propulsores. O conjunto com quatro propulsores pode gerar uma potência equivalente a 5400 hp. As características aprimoradas do novo sistema de propulsão IPS podem ser adaptadas nas unidades IPS existentes.

“O sistema de propulsão IPS foi atualizado para aceitar a potência adicional do novo motor D13.” Quem conta é  Björn Rönnvall, gerente de produto para o segmento marítimo de lazer da Volvo Penta. “Descobrimos que há uma grande demanda por maior durabilidade em barcos de grande porte. O torque ampliado em baixas rotações dá ao barco maior capacidade de manobra em baixas velocidades. Com a configuração compacta, isto representa mais espaço a bordo para os luxos que os proprietários de barcos de alta qualidade. O IPS oferece versatilidade e maior liberdade de projeto e desempenho”.

Maior autonomia de cruzeiro para mais tempo de lazer

O conjunto D13-IPS1350 foi testado em campo em uma lancha de 68 pés e os dados comparados com um motor de centro tradicional de 1360 hp. A unidade Volvo Penta é mais leve, permitindo um melhor deslocamento. Ainda consumiu 36% menos combustível, ofereceu aceleração  mais rápida, uma velocidade final mais alta e menos ruído e vibrações.

“Com 36% de economia de combustível, nosso pacote IPS tem uma autonomia de cruzeiro muito maior que um motor de centro típico”, diz Rönnvall. “Com essa economia, é possível ir de Cannes às Ilhas Baleáricas sem precisar reabastecer na Espanha, ou fazer uma viagem de ida e volta de Miami às Bahamas com um tanque de combustível”.

Volvo Penta estará expondo no Sydney International Boat Show, entre 3 e 7 de agosto, atracadouro 179.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here