O novo carro-chefe do estaleiro, o Y9, nasceu da ambiciosa ideia de construir uma obra-prima leve de artesanato, seguindo a filosofia da empresa de reduzir a navegação ao essencial e atender a todas as necessidades do cliente.

Imagem: YYachts / Divulgação Y9

Com um comprimento de 29,71 m, o Y9 apresenta – devido à construção inteligente e à garagem transversal na popa – o mesmo volume de um iate de 100 pés com um apartamento privado para oferecer o máximo de privacidade, cabines de hóspedes confortáveis ​​e uma área de tripulação grande e flexível .O design exterior e a arquitetura naval foram desenhados por Bill Tripp, enquanto o interior é resultado de um styling da Norm Architects e da experiência da Design Unlimited.

Como todos os modelos YYachts, o Y9 é totalmente construído em fibra de carbono, otimizando o desempenho e tornando-o extremamente competitivo. Com seus 90 pés de comprimento, o iate tem uma classificação interessante e com certeza é capaz de ganhar alguns troféus no St Barths Bucket, na Superyacht Cup ou na Maxi Rolex Cup.

Segundo Zademack, várias discussões com os proprietários foram decisivas para o desenvolvimento do Y9: “Na verdade, os clientes estavam interessados ​​em 100 pés de comprimento. No entanto, a partir desse tamanho – na minha experiência – os iates se tornam desproporcionalmente caros porque muitos componentes personalizados devem ser instalados. Com nossa experiência, implementamos o conforto de um iate de 100 pés em um comprimento de 90 pés. Com nosso novo Y9, estamos entrando no segmento de super iates.”

Tripulação feliz, dono feliz

O Y9 gera um volume incomparável devido à sua garagem transversal disposta na popa e ainda possui um apartamento separado do proprietário, composto por um escritório privado, um camarim, um quarto e um banheiro com lavatório duplo, incluindo chuveiro e toalete separados . É garantido um máximo de privacidade, que o proprietário pode desfrutar com a família ou amigos próximos. Grande importância também foi dada ao design da área da tripulação. Como é uma lei não escrita no iatismo “Tripulação feliz, proprietário feliz”, as cabines da tripulação no Y9 foram projetadas extragrandes, com espaço de armazenamento bem pensado e um lounge adicional para a tripulação.

A cabine do capitão pode ser convertida em salão durante o dia, por exemplo – os quartos do Y9 não precisam ter um único propósito predefinido. Seguindo este conceito, as opções de layout interior podem ser personalizadas com o departamento de design da YYachts para satisfazer todos os desejos do cliente e preservar o estilo exclusivo do barco. A propósito, a Y Yachts oferece nada menos que cinco layouts diferentes para o Y9. E está disponível a pedido como uma versão Pilot Saloon e como um Y9 Custom com liberdade de escolha quase ilimitada quando se trata de design.

Imagem: YYachts / Divulgação Y9

Interior desenvolvido em conjunto por dois estúdios de design

 O interior do primeiro Y9 foi desenvolvido em conjunto por dois estúdios de design. Norm Architects de Copenhagen e Design Unlimited de Lymington combinaram sua experiência arquitetônica e náutica e criaram um visual escandinavo elegante para o Y9 que segue o princípio do “minimalismo suave” – ​​carvalho oleado e tecidos e painéis cinza determinam a paleta de cores. Katrine Goldstein, diretora executiva da Norm Architects, diz: “O Y9 já segue o premiado Y7 em seu design, mas é muito mais complexo e vai mais fundo.

 O Y9 também será um retiro luxuoso para fugir da estimulação constante que nossas vidas cotidianas trazem. Para dar suporte a uma aparência geral exclusiva em todo o interior, apenas elementos essenciais, porém cuidadosos e luxuosos sob medida ocupam espaço onde necessário, para alcançar um interior simples com espaço para a vida vivida dentro dele.

Imagem: YYachts / Divulgação Y9

As paredes com painéis de madeira e elementos interiores curvos em carvalho adicionam uma sensação quente e orgânica ao espaço, ao mesmo tempo que alongam opticamente o espaço verticalmente para fazer com que os quartos pareçam mais espaçosos.Grande importância também foi atribuída a um iate silencioso. Para conseguir isso, a YYachts contratou os consultores de ruído da Van Cappellen. “Você dorme como um bebê a bordo”, comenta Dirk Zademack.

26 nós para Cannes

No convés, o carro-chefe Y agrada com suas passarelas íngremes e a divisão das áreas do cockpit comuns a esses formatos: os hóspedes são acomodados na frente, enquanto a tripulação trabalha na popa.  Para ajustar as velas, para buscar o kicker ou o luff, basta apertar um botão, e é por isso que um cruzador de 29,71 metros pode até ser navegado por duas pessoas.

 Seu potencial de desempenho é impressionante: a velocidade do casco ultrapassa os doze nós. O principal sozinho mede 242 metros quadrados de área de vela, o gennaker pega o vento em 617 metros quadrados. Na passagem, foram atingidas velocidades de 26 nós, relata o capitão. De Greifswald a Cannes levou apenas onze dias, até 240 milhas náuticas foram percorridas em 24 horas. Era necessária uma tripulação de quatro pessoas; no modo cruzeiro e proprietário, dois membros da tripulação – capitão e aeromoça – geralmente estão permanentemente a bordo.

 Catamarã como concurso

A garagem do novo Y9 contém outro destaque do iate – o novíssimo YTender. Projetado como um catamarã, o Y-tender é estável na água e sua hidrodinâmica o torna muito eficiente em movimento. Está disponível com um motor de popa convencional e um acionamento elétrico; ambos podem ser retraídos, permitindo que o Y-tender pouse diretamente na praia. construída em composto de carbono e pesa apenas 230 quilos e tem 4,35 metros. A sua disposição foi pensada para ser flexível, tal como o são os equipamentos e a decoração.

 Comentário do Designer – Bill Tripp – Arquitetura Exterior e Naval

Quando Michael Schmidt e eu conversamos pela primeira vez, ele pediu um barco que você gostaria de navegar imediatamente à primeira vista, que incorpora beleza moderna, simplicidade, desempenho e facilidade de uso, juntamente com a capacidade de ir a qualquer lugar. Michael identificou que muitos iates na faixa de 70 a 100 pés são construídos como únicos e houve a oportunidade de apresentar um iate de classe mundial construído em série por meio de engenharia de processo.

 Trabalhamos com a MSY para projetar uma série de barcos construídos com os melhores materiais em um processo de produção baseado na montagem de peças já acabadas fora do barco. Isso aumenta a facilidade de fazer um barco altamente acabado com um nível de flexibilidade na configuração dos espaços. O resultado é uma série de ponta que não é apenas atraente, mas alcançável. Nosso pensamento também é atrair novas pessoas para o esporte e tirar as pessoas das lanchas para algo muito mais interessante.

Fácil de usar

  O princípio geral é manter o barco fácil de usar. Assim, projetamos um barco que pode ser navegado confortavelmente por poucas pessoas. Equipados com bujarrona autoatarraxante, vela hidráulica com código de enrolamento e vela de estai, esses barcos podem navegar bem em águas azuis nas piores condições e têm desempenho de ar leve para atrair os mais ávidos velejadores. Os barcos possuem dois motores, um propulsor de proa e popa e controles de joystick, facilitando a manobra tanto na atracação quanto na navegação.

São construídos com estruturas idênticas em carbono/compósito epóxi com lemes duplos e quilhas fixas ou telescópicas. Eles cobrem uma variedade de deslocamentos com centros de gravidade verticais e longitudinais constantes, e bulbos e tamanhos de equipamentos projetados e construídos para corresponder ao deslocamento e à estabilidade.  O resultado é que os barcos são bem equilibrados entre desempenho e luxo. O primeiro resultado de produção do Y9, Bella, vem com um pacote de geração hidrelétrica da Oceanvolt, um grande bimini rígido com 14 m² de painéis solares e um extenso pacote de baterias.

Geração hidrelétrica

Esses recursos permitirão que o barco gere energia livre de combustível fóssil tanto navegando quanto atracado. Não tenho interesse em projetar barcos confusos ou lentos. Os topsides alargados permitem grandes espaços de convés e maior estabilidade, uma vantagem que leva a um barco melhor. A forma do casco é otimizada para 15 graus de salto, que é o mais típico em trote.

Esta também é uma boa média para corridas de café, bem como corridas de distância.  O barco tem uma forma prismática alta para navegação oceânica de alta velocidade, com um grande plano de vela que também torna a navegação a seis nós de brisa um prazer realista, um baixo centro de gravidade para transportar o plano de vela e uma localização LCB moderada para melhorar a manutenção do mar ondas.

Velocidade, confiabilidade e conforto

A forma, embora geralmente de uma linhagem orientada para bote, é modificada para manutenção do mar e batida reduzida.  A relação feixe/profundidade do casco (conhecida como BTR) é baixa para evitar que o formato do casco seja uma frigideira contra o vento em grandes ondas oceânicas. A proa é mais fina do que alguns pelo mesmo motivo e manter o alto prismático ao fazer isso, e o LCB de ir para trás foi um desafio que nos atraiu.

Projetar um iate de luxo para produção em série estendida é uma tarefa única para um arquiteto naval e significa que devemos projetar o barco para que ele possa ter diferentes características de acordo com as necessidades de um cliente, bem como ser capaz de navegar habilmente em diferentes configurações para atender às necessidades do cliente. Com um total de cinco configurações de cabine diferentes, o Y9 tem algo para todos os interessados ​​neste tamanho de barco.

Esta combinação equilibrada de velocidade, confiabilidade e conforto é ideal para um proprietário que busca um barco de cruzeiro mundial que seja rápido nas divertidas regatas que surgiram na última década, a um preço imbatível no mercado atual.”

Dados técnicos:

Comprimento total 29,71 m / Comprimento da linha d’água 26,04 mViga 6,80 m / Calado (quilha fixa) 4,70 m / Calado (quilha telescópica) 3,20 – 4,80 m / Deslocamento 55 tLastro 18,9 tDepósito de combustível 3000 l / Tanque de água doce 2000 l / Motor 2 x Volvo D4 / Vela mestra 272 m² / Jib autoaderente 188 m² / Código 0 520 m² / Gennaker 617 m² / Classe RINAD / Design exterior Tripp DesignDesign de interiores Norm Architects/Design UnlimitedEstaleiro Michael Schmidt Yachtbau GmbH

Sobre YYachts:

  YYachts é um estaleiro alemão inovador que constrói veleiros de carbono entre 70 e 100 pés de comprimento e é um dos principais endereços mundiais neste segmento. O credo da YYachts é reduzir um iate ao essencial para oferecer aos clientes uma experiência de navegação confiável, segura e pura.

Ao mesmo tempo, os iates são construídos da forma mais sustentável possível. Para garantir o conforto de um iate de luxo, a YYachts trabalha com os melhores arquitetos do mundo e, como estaleiro alemão, prima pela mais alta qualidade. Isso é garantido por uma produção digitalizada e uma equipe com centenas de anos de experiência na construção de iates. O portfólio é composto pelos modelos Y7, Y8 e Y9; a Custom Division implementa projetos completamente individuais.

Mais informações em www.yyachts.de

 

 

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