Isaquias Queiroz foi o destaque entre os brasileiros na competição de Canoagem Velocidade com duas medalhas de prata.

A 2ª Etapa da Copa do Mundo de Canoagem Velocidade, que acontece na Alemanha, chegou ao fim neste domingo (27). O destaque brasileiro foi Isaquias Queiroz, que conquistou uma medalha de prata no C1 500m Masculino. Sendo assim, ele finaliza sua participação no evento com duas medalhas nas duas provas que participou.

Isaquias levou a prata nas duas provas que disputou. Foto: Divulgação.
Isaquias levou a prata nas duas provas que disputou. Foto: Divulgação.

Ao todo o Brasil participou de sete provas com 9 embarcações, disputou cinco Finais A (C1 500m, C1 1000m, C2 200m, C2 500m e C2 1000m), três finais B (C1 200m, C1 500m e C1 1000m). O retorno ao Brasil será com as duas medalhas de prata conquistadas por Isaquias Queiroz. Agora o próximo desafio internacional da Canoagem Velocidade são os XI Jogos Sul-americanos, realizados em Cochabamba, na Colômbia no início de junho.

Para Alvaro Koslowski, Supervisor da Canoagem Velocidade os resultados obtidos em Duisburg foram positivos. Agora o foco da preparação dos atletas está voltado para Tóquio em 2020.

“De uma forma geral os atletas brasileiros tiveram um bom desempenho, que a partir de agora deverá ser estudado para poder auxiliar na disputa do mundial. A preparação da Equipe brasileira da Canoa é voltada principalmente para 2020, da mesma forma que foi realizada no ciclo olímpico do Rio 2016. É com este olhar que os resultados serão analisados”, comenta.

Três semifinais, uma Final B e duas Finais A: veja como foi o último dia de prova

O primeiro brasileiro a entrar na pista de Kanu-Regatta-Verein para a semifinal do C1 200m Masculino foi Jacky. O atleta não conseguiu acompanhar a prova e terminou a disputa na 6ª colocação. A posição garantiu a vaga na Final B da prova. Depois de melhorar seu tempo na prova seguinte ele finalizou sua participação no C1 200m na terceira colocação.

Na sequência Jacky voltou à pista, dessa vez ao lado de Isaquias Queiroz, para brigar por uma vaga na Final A do C1 500m Masculino. Isaquias fez uma boa prova e acabou em primeiro lugar, permanecendo na briga pela sua segunda medalha do evento. Jacky não teve o mesmo desempenho e terminou a prova na oitava posição, sem conseguir a vaga na Final B.

Na Final A do C1 500m Masculino, Isaquias disputou a liderança com o tcheco Martin Fuksa e o alemão Sebastian Brendel. Os três buscavam ganhar vantagem, mas nenhum conseguiu abrir uma liderança confortável até o final da prova. Foi aí que o tcheco manteve seu ritmo e finalizou a prova em primeiro lugar, com 01:46.888. O brasileiro chegou logo na sequência, com 01:47.449 e o alemão fechou o pódio com o tempo de 01:47.979.

A segunda Final A do dia foi a do C2 200m Masculino, disputada por Erlon Souza e Maico Santos. Os brasileiros não conseguiram impor um bom ritmo e terminaram a prova na 7ª posição. Essa foi a terceira final A da dupla em três provas disputadas: C2 200m, C2 500m e C2 1000m.

Jacky ainda participou do C1 5000m, uma das últimas provas do evento. Nos 5000m os atletas não são enfileirados em raias e seguem um percurso com duas retas e duas curvas. O Brasileiro terminou a disputa em 23:17.176, na 7ª posição.

Sobre Canoagem Brasileira – Depois de um ano histórico para a Canoagem Brasileira o desafio da Confederação Brasileira de Canoagem é manter o crescimento de suas modalidades no cenário nacional e internacional.

Em busca deste objetivo, a CBCa, apoiada pelo seu patrocinador oficial – BNDES, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte, GE do Brasil, Comitê Olímpico do Brasil, Comitê Paralímpico Brasileiro, Itaipu Binacional, planeja a universalização da prática do esporte no país, dessa forma solidificando a modalidade e revelando novos talentos. Os atletas brasileiros contam também com apoio dos programas como Bolsa-atleta e Bolsa-Pódio. Ambos promovidos pelo Ministério do Esporte e fundamentais para o desenvolvimento da Canoagem Brasileira.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here