Projetos da entidade catarinense denotam desenvolvimento do segmento a partir de ações para toda a cadeia produtiva

O estande da Associação Náutica (Acatmar) no Salão Náutico Marina Itajaí, no município catarinense, é um porto seguro para empresas de toda a cadeia produtiva do setor durante o evento. O grande número de visitantes pode conferir de perto as principais ações da entidade, como o projeto Limpeza dos Mares, que já retirou do fundo das águas do litoral mais de 25 toneladas de resíduos, e o programa Marina Legal – iniciativa que fomenta a legalização de estruturas náuticas em todo país, desburocratizando os processos. “Uma feira de amplitude nacional como esta é nossa melhor vitrine. Aqui estão desde pequenas a grandes empresas do setor e nosso objetivo é também uni-las em parceira, tanto entre elas, como junto ao poder público”, explica Leandro ‘Mané’ Ferrari, presidente da Acatmar.

Um exemplo desta assertividade é o projeto Cambusa, lançado durante o Salão. Trata-se de ação conjunta com a entidade irmã italiana Assonautica com o objetivo de divulgar produtos gastronômicos do país para consumo nas embarcações. “Logo no primeiro dia já conseguimos unir um empresário de São Francisco do Sul, que acaba de abrir uma loja de conveniências náuticas na baía da Babitonga, aos produtores participantes do Cambusa”, festeja Ferrari, enumerando alguns: Bottarga Gold, Armazém Vieira, Marithimus, Lá Dame, Nugali Chocolates, Vigna Mazon, Multi Gourmet e Misk. “Todos estão eufóricos por conquistar um novo mercado consumidor da classe A”, entusiasma-se.

acatmar2

No estande da Acatmar a diretoria presente ainda atende interessados em associar-se à entidade e explica as demais iniciativas e como pode auxiliar no desenvolvimento das empresas. “Estamos fazendo escola. Pessoas que já estiveram ao nosso lado hoje levam projetos elaborados em conjunto com a entidade adiante. É gratificante também o surgimento de novas associações. Quanto mais gente auxiliando no desenvolvimento náutico, melhores serão as chances de crescimento conjunto”, comemora Ferrari, completando que “se hoje o governo tem em seu radar a economia do mar, certamente foi em virtude das sementes plantadas pela Acatmar nos últimos cinco anos”.


 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here