A Alia Yachts está construindo o Al Waad II, um superiate de 55 m em aço e alumínio com arquitetura interior, exterior e naval do estúdio de design holandês Vripack.  A SF Yachts atua como gerente de projeto representando o proprietário durante toda a construção

Realidade virtual facilita compreensão e planejamento de espaços

Para muitos proprietários, o conceito de desfrutar de uma ‘casa no mar’ é o que impulsiona sua paixão pelo iatismo. Mas quando os padrões do setor e as restrições regulatórias entram em jogo, a visão simples é frequentemente perdida. O mesmo não acontece com o proprietário do novo iate de 55m de Vripack, cujo desejo de usar seu barco como apartamento familiar tornou-se o princípio fundamental de todo o projeto. Apoiado pela engenharia do experiente estúdio holandês e sua inesgotável criatividade, o resultado de design do Al Waab II é a tradução da própria essência de viver na água.

A realidade virtual foi usada para ajustar  soluções prontas para uso, aprimorando a compreensão do proprietário sobre o planejamento de espaço, linhas de visão e layout, tudo a partir do conforto de sua casa no Oriente Médio.

“A realidade virtual foi uma grande surpresa para o proprietário, e ele adorou, porque tornou muito fácil  o entendimento de espaço e sua interação com o exterior – muito mais do que renderizações e esboços ” diz Bart Bouwhuis, diretor co-criativo da Vripack. “Em última análise, isso resultou em todo o design trabalhando de tal maneira que excedeu suas expectativas”.

O comprimento do iate também aumentou durante a fase de projeto de 52m para 55m, mas permanece abaixo dos 500GT limite. “A família do proprietário gosta de estar dentro e fora da água; ele queria uma casa no mar. Isto é verdadeiramente exemplificado pelo enorme clube de praia interior-exterior”, afirmou Bouwhuis.

Engenharia e arquitetura naval do experiente e conceituado estúdio holandês Vripack

No amplo clube de praia, lados semitransparentes criam uma área protegida pelo vento e uma conexão direta com a água aumenta a experiência a bordo. “A área é tão grande que é efetivamente outro convés sem sacrificar o convés principal de popa”, explica Bouwhuis. “E com o transformador na parte traseira, ele oferece o espaço perfeito para entrar e sair do mar, relaxar com o vento e apreciar a proximidade a beira da água”.

A experiência em arquitetura naval da Vripack vem à tona com a limitação bem-sucedida de elementos estruturais no projeto – incluindo a remoção de postes de janelas e marcenaria fixa – para permitir vistas desobstruídas do mar. O vidro desempenha um papel central, com baluartes e janelas amplas que se estendem do chão ao teto do superiate.

 Conforto e excelente navegabilidade 

 O design alongado do casco possui um calado de Bahamas de 2,1 m, permitindo que ele navegue com segurança em águas rasas. O plano de linhas eficientes do casco otimizado consome cerca de 35% menos combustível que o outras embarcações de 500GT nas mesmas velocidades, aumentando seu alcance na mesma quantidade.

A generosa suíte do proprietário se beneficia de um banheiro de dois andares, escadas de plano aberto e uma piscina privada de 4 m na proa. A parede de vidro do banheiro é semitransparente por meio de tecido de seda capturado em acrílico no vidro – “Tentamos realmente brincar com os detalhes para torná-los atraentes”, diz Bouwhuis. Janelas grandes em toda a suíte máster permitem que o nascer e o pôr do sol sejam vistos diretamente da cama.

 A iluminação cuidadosamente implementada em todo o interior oferece um ambiente suave e acolhedor, enriquecido por um modo noturno especialmente projetado e otimizado. “Novamente, isso foi para fazer com que pareça uma casa delicada, e conseguimos isso com grande efeito usando a realidade virtual”, afirmou Bouwhuis.

Acomodando 14 hóspedes em sete cabines de hóspedes, incluindo a suíte do proprietário, o Al Waab II também se beneficia de um quarto extra opcional, transformando facilmente o ginásio do andar inferior.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here