A Volvo Ocean Race anuncia a instalação de novos hidro-geradores nos barcos para a edição 2014-15 da regata de Volta ao Mundo.
Os veleiros de 65 pés terão inicialmente uma fonte de energia de backup para o motor Volvo Penta. Todos os oito barcos – os sete da última edição, além do novo one-design que será construído no estaleiro Perisco Marine, na Itália, terão o gerador, que pode fornecer energia suficiente para executar os sistemas de bordo essenciais em caso de falha mecânica. Além disso, o hidro-gerador reduz a quantidade de combustível consumido pelo sistema eletrônico e não interfere na velocidade.
Um barco já foi instalado com a unidade para testes e os resultados têm sido significativos, de acordo com o diretor de manutenção Volvo Ocean Race, Nick Bice. “Nos últimos anos, a gente trabalha arduamente na busca por energias alternativas. O hidro-gerador é similar a um pequeno motor de popa, com uma hélice que gira com a água que flui, gerando energia elétrica de volta para as baterias no barco. Nossos testes não mostraram nenhum impacto perceptível no desempenho de velocidade”.
A velejadora Liz Wardley, que disputou dias edições da Volvo Ocean Race, está próxima da construção e re-fit dos barcos atualmente. Segundo ela, o hidro-gerador é eficiente. “Já foi provado o que a unidade pode fazer. A agora só precisamos provar sua confiabilidade não apenas como uma fonte de energia de backup, mas um fornecedor principal”.
O reequipamento de toda a flotilha está atualmente em curso no estaleiro naval em Lisboa. Até junho de 2017 – quatro meses antes do início da próxima edição – os veleiros serão entregues. A regata começa em Alicante em outubro de 2017 e terá 45 mil milhas náuticas ao redor do planeta, terminando na holandesa Haia oito meses depois.