CBVela promove terceira edição do projeto “Conhecendo Novas Velas” durante o maior evento nacional da principal classe de formação da modalidade, em Vitória.

A próxima geração de velejadores do Brasil se reuniu na última semana, em Vitória (ES), para a disputa do 45º Campeonato Brasileiro de Optimist, competição que teve sede no Iate Clube do Espírito Santo (Ices) e contou com apoio da Confederação Brasileira de Vela (CBVela). Ao fim da última regata, disputada sábado, dia 14, o jovem Nicolas Bernal, de 14 anos, atleta do Yacht Club Santo Amaro (SP), conquistou o título com 22 pontos perdidos. Os baianos Bernardo Pereira e Lucas Urmenyi, do Yacht Club da Bahia, ficaram em segundo e terceiro lugares, respectivamente.

No feminino, a primeira colocada foi Marina da Fonte, do Cabanga Iate Clube de Pernambuco, com 74 pontos perdidos. Durante a semana, foi disputada também a Copa Brasil de Estreantes, vencida por Marcelo de Souza, com 5 pontos perdidos. No feminino, a primeira colocada foi Marcela de Abreu (25 p.p.).

A Optimist é a principal classe de formação da vela e a porta de entrada na modalidade, já que se trata de uma embarcação de pequeno porte, para crianças de até 60kg. O Campeonato Brasileiro teve a participação de 160 atletas.

Eu entrei sendo considerado um dos favoritos para ganhar, e isso acabou me prejudicando, pois senti muita pressão. Então, nos primeiros dias não comecei bem. Depois fui me tranquilizando e, quando dei conta, consegui vencer”, afirmou Nicolas Bernal.

Durante o Brasileiro de Optimist, a Confederação Brasileira de Vela promoveu a terceira edição do “Conhecendo Novas Velas”. O projeto tem como principal objetivo passar aos jovens velejadores informações e referências sobre embarcações de preparação para as classes olímpicas, tais como 29er, 420 e pranchas. Em Vitória, o técnico Alexandre Saldanha, o Spanto, que foi treinador de Robert Scheidt nos Jogos Rio 2016 e chefe da delegação brasileira no último Mundial da Juventude, ministrou uma palestra aberta para a participação dos atletas inscritos na competição.

“O objetivo principal desse trabalho é ajudar a direcionar esses meninos e meninas para um futuro na vela. O caminho que leva a uma medalha olímpica começa na classe Optimist”, disse Spanto.

A próxima grande competição nacional para jovens velejadores será a II Copa Brasil de Vela Jovem, de 6 a 11 de março, em Porto Alegre, campeonato que será realizado paralelamente à IV Copa Brasil, a fim de estimular o intercâmbio entre os atletas da equipe olímpica e os iniciantes.

SOBRE A CBVELA

A Confederação Brasileira de Vela (CBVela) é a representante oficial da vela esportiva do país nos âmbitos nacional e internacional. É filiada à Federação Internacional de Vela (World Sailing) e ao Comitê Olímpico do Brasil (COB). Tem o Bradesco como patrocinador oficial, o Grupo Energisa como parceiro oficial e patrocinador oficial da Vela Jovem e a Richards como apoiadora oficial. A vela é a modalidade com o maior número de medalhas de ouro olímpicas na história do esporte do Brasil: sete. Ao todo, os velejadores brasileiros já conquistaram 18 medalhas em Jogos Olímpicos.


DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here