Quem constrói barcos sabe, ou deveria saber, que hoje em dia a receita para se manter vivo no mercado é produzir melhor e mais rápido.

Esta relação impacta diretamente no custo total de produção, uma vez que o Brasil apresenta um valor elevado e a taxa de produtividade de mão de obra baixa. Fica então o questionamento: Como fazer para produzir mais rápido?

Dica 1 – Kits Pré-fabricados

Há uns dez anos, a maior parte dos fabricantes de barco e de outras peças em material
composto, começaram a ver que a utilização de kits pré-fabricados é uma maneira
inteligente de aumentar a velocidade de produção, reduzir o total de mão de obra e
principalmente reduzir o desperdício.

Ocupar o molde com funcionários cortando e ajustando material, prolongando o tempo
de utilização das formas, não é uma maneira sensata de reduzir custos. O tempo de uso
do molde revela o total de peças possíveis a serem fabricadas em um mês ou em um ano.
Para um barco de 50 pés o tempo de laminação do casco, sem qualquer planejamento,
pode durar até quatro semanas.

Utilizando um kit pré-fabricado para a laminação é possível reduzir o tempo pela metade e ter uma qualidade infinitamente maior. Um jogo de formas de uma lancha de 50 pés pode custa até R$ 2 milhões e o construtor deve diluir este valor ao longo do número de barcos produzidos. Quanto mais rápido ele fabricar, menor será a amortização do investimento e isto aumentará a lucratividade da operação.

Aumentando a Produtividade na construção de barcos náuticos
Construção de barcos náuticos

Dica 2 – Planejamento do material

Outro ponto interessante que tenho visto há tempos é a maneira que muitos
laminadores requisitam material para a construção de um casco. Inicialmente alguém
projeta a construção para utilizar, por exemplo, 20 placas de espuma para o laminado
sandwich do costado, e este número fica registrado no almoxarifado e no departamento
de compras. Por algum motivo, em um dos barcos é cometido um engano no corte ou no
ajuste e acabam sendo necessárias mais duas placas.

O número de 22 placas agora fica registrado para o padrão do próximo barco. A situação persiste e em breve o estaleiro esta comprando e utilizando 24 placas, isto acaba indo para a conta do desperdício. O custo total da lista de material agora está 20% maior.

Uma solução é pré-cortar o material antes da laminação e ter certeza que todo ele vai se
encaixar precisamente no molde. Não ter nada sobrando é certamente um passo para
reduzir custo. O possível valor na preparação dos kits não chega nem perto do valor do
desperdício e do valor utilizado na compra de material excedente, então, por que não
tentar dessa forma na construção do seu próximo barco?

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