Novo Cox Powertrain CXO 300hp
O sonho de um motor a diesel poderoso, mas refinado, é antigo. Levou mais de uma década de trabalho e pesquisa para a empresa britânica Cox Powertrain desenvolver o CXO 300hp. O caminho não foi fácil. Datas não cumpridas, e diversas alterações no projeto, fizeram os críticos e público desconfiarem que a façanha poderia ser alcançada.
Mas o Cox Powertrain CXO 300hp foi concebido com sucesso. O produto final é um motor de 4 tempos, v8 e pesa em média 375 quilos.
Seus 300 cavalos, fazem dele o mais potente motor de popa a diesel no mundo. O lançamento foi revelado no final do ano passado no Boat Show de Fort Lauderdale, a meca da navegação recreativa. Logo após a apresentação, a empresa recebeu diversas reservas privadas e de forças policiais.
Cox Powertrain CXO 300hp tem 25% mais autonomia que similares
O custo alto do motor na hora da compra pode assustar os donos dos barcos. Mas você pode aproveitar o motor mais potente do mercado sem se preocupar. Com o custo mais baixo do diesel, além de maior autonomia do motor, seu investimento voltará em pouco tempo.
Outros dois fatores que justificam um preço maior de compra são a vida longa e os intervalos de manutenção do motor, dura mais e as revisões são mais espaçadas.
Seu maior concorrente, a Oxe, usa uma versão marítima de um motor da General Motors de 200 cavalos. Já o Cox Powertrain CXO 300hp foi construído especialmente para navegação marítima.
Powertrain CXO 300hp é mais pesado que concorrentes à gasolina
O motor possui diversas outras modificações tecnológicas para melhor desempenho e consumo. O bloco é acomodado de forma vertical para que a potência seja direcionada diretamente para a hélice. A caixa de câmbio é maior e mais robusta para aguentar a potência do motor.
O Cox Powertrain CXO 300hp pesa em torno 100 quilos a mais que seus concorrentes a gasolina, mas é bem mais leve que motores internos a diesel.