Depois de quatro dias de competição, chegou ao fim a Copa Mercosul de Rádio Controlado de 1m (IOM), realizada no Clube dos Jangadeiros. Com início na tarde do dia 12 e finalizado no feriado (15), o evento contou com a presença de 23 barcos guiados por controle remoto, inclusive de países como Bahamas, Chile e Croácia.
Ao todo, foram 22 regatas disputadas na Ponta Sul da Ilha, reconhecida por competidores e organizadores como a raia mais técnica do Brasil. Constante nos resultados e cheio de estratégia, o croata Zvonko Jelacic, que já venceu o campeonato mundial da categoria, foi o primeiro colocado.
“Os competidores foram bem, basta olhar o resultado final. Mas eu estou feliz, eu consegui manter uma boa velocidade no barco, o que acabou tornando um pouco mais fácil. As regatas curtas foram o mais difícil para mim, estou acostumado com regatas mais longas”, avaliou Jelacic. Em sua primeira visita à América Latina, ele se mostrou empolgado com a passagem por Porto Alegre, e já considera voltar outras vezes.
Além do croata, completaram o pódio ainda o gaúcho Daniel Mueller e o paulista Alexandre Marien. Com o sucesso do evento, o Clube dos Jangadeiros pode se tornar a sede do mundial de IOM em 2019. Do que depender do vice-comodoro esportivo do CDJ, Alexandre Paradeda, a preparação já pode começar, pois o Clube está de portas abertas.

Confira a classificação completa da Copa Mercosul de Rádio Controlado de 1m (IOM):
1º) Zvonko Jelacic – Croácia
2º) Daniel Mueller – Rio Grande do Sul
3º) Alexandre Marien – São Paulo
4º) Gabriel Mueller – Rio Grande do Sul
5º) Roberto Lindstaedt – São Paulo
6º) Stan Wallace – Bahamas
7º) Jorge Berchtt – Rio Grande do Sul
8º) Pedro Loureiro – Rio Grande do Sul
9º) Roberto de Alvarenga Assis – Santa Catarina
10º) Fernando Campelo – Santa Catarina
11º) Michael John Causer – Rio de Janeiro
12º) Wilson Radtke Jr. – Santa Catarina
13º) Rolf Stange – Santa Catarina
14º) Rolf Koester – Chile
15º) João de Deus Assis – Santa Catarina
16º) Marcos Pinto Ribeiro – Rio Grande do Sul
17º) Armando Ramos – Rio Grande do Sul
18º) Ademir Nicaretta – Distrito Federal
19º) Marcelo Ramos – Rio Grande do Sul
20º) Sergio Richter – Rio Grande do Sul
21º) Luis Augusto Melechi – Rio Grande do Sul
22º) Célio Arnaldo Souza – Santa Catarina
23º) Arnaldo Faerrmann – São Paulo
Conheça a categoria
Os veleiros de rádio controlado são pequenas embarcações que, como o próprio nome já indica, são guiados por controle remoto. No caso da classe IOM (International One Metre), os barcos pesam até 4kg e possuem um metro de comprimento.
Mesmo que não exista um atleta dentro da embarcação, como ocorre na vela tradicional, as regras de disputa são muito semelhantes. Estratégia é palavra-chave nas regatas.