Jovens terão a oportunidade de conhecer de perto o maior atleta olímpico brasileiro, dono de cinco medalhas, e as campeãs da classe 49FX no Rio 2016 e a atleta gaúcha, medalhista de Pequim 2008. 

No próximo domingo (05/03),  o Jangadeiros abre as portas da sua tradicional Escola de Vela Barra Limpa para apresentar a jovens e familiares o esporte da vela. Nesta segunda edição do projeto Descobrindo a Vela no Janga, crianças e adolescentes de 7 a 14 anos, acompanhados de seus pais, estão sendo convidados a participar de uma aula experimental gratuita, com direito a uma deliciosa velejada pelo Guaíba. Inscrições pelo email escoladevela@jangadeiros.com.br ou pelo 51-30945764.

“Neste ano, além das crianças, os pais também poderão navegar. Será disponibilizado um barco grande, onde eles acompanharão seus filhos durante a velejada. Os pequenos também vão ter um bate-papo descontraído com grandes estrelas olímpicas como Robert Scheidt, maior medalhista olímpico do esporte brasileiro, Fernanda Oliveira, medalhista olímpica em Pequim 2008, e as atuais campeãs da Olimpíada Rio 2016, Martine Grael e Kahena Kunze, que estarão no Jangadeiros para a disputa da Copa Brasil de Vela, que tem abertura marcada também para domingo, às 19h. É uma ocasião e tanto para essa criançada poder ver e tocar em uma medalha de ouro olímpica”, diz Alexandre Paradeda, diretor da Escola de Vela Barra Limpa.

A partir do Descobrindo a Vela 2016, muitos jovens escolheram o esporte para praticar. É o caso de Luca Phillip Walter, 7 anos.

“O Luca já brincava muito de velejar, mas ele queria mesmo era aprender a guiar um barco sozinho. Com isso, depois do Descobrindo a Vela, matriculamos ele no curso de Optimist em 2016 e também no curso de verão no início deste ano. Ele está tão fascinado por este universo que vamos matriculá-lo no dia 12 de março nas aulas que podem incluí-lo na Flotilha da Jangada”, revela o pai, Ricardo Walter.

Com essa interação entre pais, crianças e professores, o Jangadeiros quer mostrar que o esporte da vela estimula valores importantes na vida dos alunos.

“Nosso curso tem enfoque no lazer, na diversão com o esporte. Durante as aulas, a garotada aprende conceitos, a montar barcos e algumas práticas do esporte, e o que é mais importante, saem do curso com mais senso de responsabilidade e camaradagem. Eles passam a ter que tomar suas próprias decisões, conquistam amigos, aprendem a cuidar dos equipamentos e a ter cuidados pessoais”, diz Alexandre Paradeda.

A Escola de Vela Barra Limpa

Modelo no Brasil, da Escola de Vela Barra Limpa saíram gerações de atletas que conquistaram títulos nacionais e internacionais, como a atleta Olímpica 2016, Fernanda Oliveira e o multicampeão Alexandre Paradeda. Com a verba conquistada por meio do edital da Confederação Brasileira de Clubes (CBC) para o projeto Preparando o Futuro Olímpico, a escola ganha um significativo impulso de capacitação. Recebeu mais de 35 embarcações para as Classes Optmist, Laser, 29er e Hobie-Cat, além de uma série de novos equipamentos. Inaugurada em 13 de dezembro de 1975, a escola – aberta a sócios e não sócios – foi uma doação fundamental de Werner Hunshe, em homenagem a seu filho Walter, um jovem iatista que tinha o apelido de Barra Limpa.

PROGRAMAÇÃO 2º Descobrindo a Vela no Jangadeiros

Ø 10h às 12h – Jovens de 7 a 14 anos participam de velejada no Guaíba
Ø 12h às 12h30min – Apresentação da Escola de Vela Barra Limpa aos pais
Ø 12h30min às 13h – Bate-papo com campeões Olímpicos

SERVIÇO

O quê: 2ª edição do projeto Descobrindo a Vela no Janga
Objetivo: Apresentar a jovens e familiares o esporte da vela, com velejada pelo Guaíba e bate-papo com campeões olímpicos
Quem: Sócio e não sócios do Clube Jangadeiros
Quando: 10h às 13h
Onde: Escola de Vela Barra Limpa (Clube dos Jangadeiros, Rua Ernesto Paiva, 139, Porto Alegre)
Quanto: Ingresso gratuito
Inscrições e mais informações: escoladevela@jangadeiros.com.br ou 51-30945770.


 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here