Gamper Náutica, estaleiro catarinense conhecido por trazer ao Brasil embarcações diversificadas no segmento de infláveis
O modelo tem comprimento total de 7,60 metros, com opcional da plataforma para dois motores, design diferenciado, equipado com mesa removível na popa e assento do piloto rebatível, entre outros acessórios. O casco possui desenho que proporciona um navegar macio em altas velocidades.
O projeto original é do estaleiro siciliano Maestrale Boats, e foi destaque nos últimos salões de Gênova. Testado e aprovado pelo RINA (Registro Italiano Novale), é um produto de primeira linha, aprovado também pelos órgãos mais exigentes em construção naval. Segundo Gustavo Gamper, diretor da Gamper Náutica, o principal motivo para trazer essa embarcação ao Brasil foi a inovação das linhas. Além disso, a embarcação traz uma série de inovações tecnológicas interessantes para o mercado brasileiro. “Nossa intenção foi trazer um inflável que fosse bonito e tirasse aquela impressão de que inflável não dá status porque é barco de trabalho.”
No Brasil o Etna 25 tem sido um sucesso de aceitação. “Estamos alcançando uma nova faixa de público, que se impressiona com as linhas do modelo e experimentam pela primeira vez a navegação em um inflável. Estamos conquistando novos clientes e abrindo mercado.”
Vantagens do inflável
O barco inflável é sempre mais caro que uma lancha. No entanto, a superioridade na segurança de navegação e o custo para navegar mais baixo representam uma grande vantagem.
Com relação aos custos, Gustavo Gamper explica que, no que diz respeito ao material aplicado na construção, o inflável é uma lancha acrescida de tubos infláveis, ou seja, possui um acréscimo significativo de material. Porém, os custos de manutenção são os mesmos que para uma lancha. “Além disso, o calado mais raso diminui sua linha d’água, o arrasto e o consumo de combustível, e o torna mais ágil em manobras”, revela Gustavo.
Com relação à segurança, o desenho de casco é feito de tal forma que o barco possua o máximo de estabilidade possível. “Sua segurança é inquestionável, pois não afunda, não vira e é extremamente estável, mesmo havendo desequilíbrio de peso no convés. Uma lancha de proporções iguais não consegue navegar nas mesmas condições, principalmente enfrentando condições severas de navegação e estando totalmente carregada.”
Características e acessórios
O Etna 25 possui diversas soluções para problemas típicos de embarcações infláveis. Por exemplo, o banco do piloto, construído em fibra de vidro, possibilita a pilotagem sentada; mas também – ao levantar o assento – serve como um apoiador para as costas enquanto se pilota em pé e, quando a embarcação estiver fundeada ou atracada, o banco vira uma espécie de sofá na popa, com uma mesa removível de fácil instalação.
Outra inovação é o banheiro, com pé-direito de 1,35 metros e equipado com vaso elétrico, pia de aço inox e ducha, iluminação interna, vigias e sistema de escoamento de água em uma caixa de água servida, que é esgotada automaticamente, evitando acúmulo no porão.
Também acompanha targa invertida construída em fibra de vidro e guincho elétrico de âncora na proa.
Materiais de qualidade
O material do Etna 25 é o já conhecido hypalon/neoprene ORCA, 1670 decitex, altamente resistente a abrasões, ações de intemperismo, ataque de hidrocarburetos, como os combustíveis, e alta resistência mecânica.
Na confecção dos estofados, todas as suas almofadas são construídas em poliuretano de célula fechada de alta densidade, não encharcando nem deformando com a ação do tempo. Os estofados também são flutuantes e, apesar de não serem salva-vidas, podem ser utilizados como suporte em caso de uma emergência.
As ferragens são todas de aço inox 316, com excelente resistência a corrosão, cuidado também encontrado na parte elétrica. Todos os fios e conectores são de estanho e unidos por solda.
Sistemas inteligentes
O porão do Etna 25 é amplo, permitindo espaço com folga para realizar a instalação de equipamentos da parte elétrica, cabeamento dos motores e até sua fixação. Além disso, o porão possui iluminação de LED, o que facilita o trabalho do operador.
Com relação à parte elétrica, o Etna 25 vem equipado com fiação em estanho, painel com oito teclas, duas baterias de 100 ampères, chave geral para duas baterias e painel de fusível com descrição detalhada das funções de cada um. O sistema de deságue do convés é todo autoesgotante, ou seja, a água é eliminada por dutos ligados direto no espelho de popa, sem molhar o porão.
Estabilidade de navegação
A concepção do desenho é inovadora para o mercado de infláveis no Brasil. O casco é todo construído com fibra de vidro, tecidos biaxiais e mantas, gelcoat isoftálico com NPG e anti-UV, evitando a aparência amarelada ou fosca causada pela ação do sol. As linhas do casco foram concebidas para enfrentar tanto o mar picado quanto o mar grosso, possui habilitação para navegação em mar aberto e ainda conta com excelente estabilidade.
O Etna 25 é equipado com motor de popa, a partir de 225 HP ou até uma parelha de 200 HP. No caso da parelha, é instalada uma plataforma prolongadora na popa para acomodar os dois motores, sem prejuízos à navegação da embarcação.
Especificações Técnicas
- Comprimento externo: 7,60 m
- Comprimento com plataforma: 8,00 m
- Comprimento Interno: 6,70 m
- Boca externa: 3,09 m
- Boca interna: 2,09 m
- Calado: 0,42 m
- Ângulo de popa: 15°
- Capacidade: 20 pessoas
- Tanque de combustível: 400 L
- Tanque de água: 90 L
- Peso sem motor e combustível: 1.100 kg
- Velocidade projetada: 38 Nós
- Capacidade de carga: 2.500 kg
Gamper Náutica
Por Thais Zago
Fotos divulgação
3 Comentários
Olá, gostei muito do post. Parabéns!
Bom dia eu sou o cb- Custódio da CFB (capitania fluvial de Brasília) e gostaria de entrar em contato com a Gamper pra adquirir material de manutenção das partes infláveis das embarcações que nós temos.
Olá Custódio,
Já entramos em contato com a Gamper que irá entrar em contato com voce por e-mail