Em 2014, o estaleiro FS abriu as portas do mercado internacional, lançou duas novas embarcações, e abriu duas novas lojas-conceito próprias da marca.
O estaleiro FS Yachts, sediado na Grande Florianópolis/SC, comemora o fechamento de 2014 como um dos anos de maior sucesso na história da empresa. Em um cenário macroeconômico incerto, o estaleiro não contemplava em seu planejamento reais expectativas de crescimento. No entanto, a prática foi muito diferente do que era previsto: com a desvalorização da moeda nacional, o ano de 2014 foi marcado como a abertura da FS Yachts para o mercado internacional.
Contratos de venda foram estabelecidos na Ásia e Europa, mas a grande surpresa veio dos Emirados Árabes. Não existem indústrias náuticas no país, portanto todas as embarcações são importadas, mas as FS estão entre as que mais fazem sucesso dentre as marcas mundiais que estão se estabelecendo no país: “as lanchas brasileiras da FS fazem muito sucesso no Golfo Pérsico pois o árabe busca um produto de extrema qualidade e requinte, pontos em que a FS Yachts se diferencia de todas as marcas que vemos por aqui”, afirma o gerente comercial responsável pelas vendas da FS em Abu Dhabi.
Além da surpresa com a abertura do mercado externo, o estaleiro FS comemora as vendas acima do esperado de seus lançamentos 2014: FS 275 Concept e FS 275 Wide. Atualmente o estaleiro fabrica 11 unidades da FS275 por mês, ou seja, uma a cada 2 dias úteis. O diretor comercial do estaleiro, Renato Gonçalves afirma que “este sucesso é fruto de muitos clientes satisfeitos na marca, afinal são mais de 1.000 proprietários de lanchas FS230 navegando no país, e boa parte deles migrando para a FS 275”.
E a última grande novidade veio no final de 2014: a FS Yachts abriu simultaneamente duas lojas-conceito no estado de Santa Catarina, uma loja na avenida principal de Joinville (a maior cidade do estado), com mais de 1.000m² e toda a linha de barcos em exposição, e outra loja na Marina Pier 33 em Biguaçú/SC, a mais charmosa marina da Grande Florianópolis, com toda a linha de embarcações disponíveis para test-drive. Esta iniciativa do estaleiro teve por objetivo ampliar sua participação no mercado náutico catarinense, que está começando a crescer agora na demanda por barcos de pequeno porte.