Dicas para não ficar na mão na hora de curtir as férias a bordo

Nada de deixar para última hora! Essa é a época certa para fazer aquela manutenção de barco e verificar se tudo está ok com sua embarcação antes de cair na água. Não atrase suas férias a bordo e deixe seu barco 100% para curtir a temporada. Especialistas alertam que nessa época do ano as oficinas começam a ficar cheias!

Conversamos com José Moura, da KekoMar Serviços Náuticos, especialista em manutenção de barco preventiva. Aqui vão algumas dicas da Perfil Náutico do que não pode ficar de fora do seu radar antes de voltar pro mar.

1 – Tá na hora de começar a pensar na temporada e qual é a primeira coisa que o dono de barco deve fazer?

Com a aproximação do final do ano vem a preocupação de deixar o barco em ordem para passar um verão tranquilo. Se você é atento à manutenção periódica do seu barco, com certeza minimizará muito seus problemas. Mas quem deixa para fazer as manutenções próximas a dezembro, pode acabar tendo problemas dependendo do porte do barco.

2- Por que agora é a melhor hora para fazer a manutenção de barco?

Porque no fim do ano falta mão de obra especializada, produtos para algumas manutenções específicas, falta de local e vaga. Com isso acaba tendo que fazer tudo às pressas e o risco de ter problemas durante o verão é certo. Normalmente as manutenções duram em media seis meses. Então, o ideal é começar a manutenção do seu barco já em setembro, assim só voltará a refazer algumas manutenções após o carnaval, quando já aproveitou o verão e pode disponibilizar o barco para as próximas manutenções.

Casco após manutenção de fundo, com as devidas proteções.

Fique de olho nessas dicas!

– Faça a revisão dos motores. – Faça a revisão do gerador.
– Limpe o tanque de combustível e não reutilizar o velho, pois pode lhe custar muito caro.

Sinais de combustível velho e com acumulo de água com isso o tanque pode estar em más condições.
Sinais de combustível velho e com acumulo de água com isso o tanque pode estar em más condições.

– Atenção para as mangueiras de combustível para evitar vazamentos, mesmo após uma manutenção. Fique atento a qualquer cheiro de combustível, pois a explosão é certa.

Mangueira de sucção rompida em local de difícil acesso,
Mangueira de entrada de água mar ressecada e com risco de romper.

– Verifique baterias e terminais. Caso tenham mais de dois anos troque, pois dali em diante ela pode parar ou estourar a qualquer momento.

Terminal de bateria com problema que pode isolar ou diminuir a potencia de alimentação.
Terminal de bateria com problema que pode isolar ou diminuir a potencia de alimentação.

– Atenção ao material de salvatagem e foguetes sinalizadores. Verifique a validade do produto e o local correto para armazenar no barco. Importante identificar e todos a bordo terem conhecimento da localização, pois em caso de emergência todos podem estar em pânico e não encontrara o material caso esteja em um lugar muito escondido.

Dicas para barcos maiores que ficam na água o ano inteiro:

– Verifique com antecedência se o registro de entrada de casco fecha ou não, e se a integridade do produto esta boa com o barco na água.

– Anodos de sacrifícios devem ser trocados geralmente de 6 a 10 meses. O prazo depende do local que o barco fica e a integridade do aterramento do barco. Ele pode sofrer um desgaste precoce e, se não acompanhado, começa a desgastar outros produtos em sua classe de dureza.

Visão de um porão com registros oxidados e com integridade duvidosa
Visão de um porão com registros oxidados e com integridade duvidosa
Serviço Kekomar:
Newton de Souza 48- centro – Guaratuba/PR
Fone: 41 3442 6423 – [email protected]

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here