Conheça mais sobre o único hotel marina de Fortaleza.
Por Rafaella Malucelli, redação Revista Perfil Naútico.
É engraçado se dar conta de que o estado do Ceará, localizada na ponta nordeste do Brasil com o mais rápido acesso para outros continentes do mundo e com um litoral incrível tanto para navegação, velejo e esportes náuticos, possui um único hotel marina em sua capital, Fortaleza. Esse oásis para navegantes é o Marina Park Hotel, localizado na Praia de Iracema e com estrutura de marina e serviços náuticos, centro de convenções e eventos, restaurantes e hotel certificado como acomodação oficial da FIFA.
Com 26 mil metros quadrados de área construída em uma área total de 40 mil metros quadrados, o hotel oferece 210 suítes com vista para o mar, além de outros 105 apartamentos com vista para o jardim. Há uma grande área de piscina, dois restaurantes e a casa de chá, além de um bosque de coqueiros. Para o lazer ainda há quatro quadras de tênis, espaço kids com monitores, salão de jogos, SPA, entre outros atrativos.
Para as convenções e eventos, o local possui área externas para grandes shows, como o maior Réveillon de hotel do Brasil e ainda o Atlântico Hall, um auditório para 1200 pessoas e os salões Iracema, para 500 pessoas, Marina para 180, Escuna para 150, Catamarã para 120 e Iate para 40 pessoas. A área de hotel ainda oferece escritório virtual com 15 computadores.
UM RESORT PARA SEU BARCO
Com um píer flutuante para 150 embarcações, segundo informações do hotel, o Marina Park é o único do norte e nordeste do país a oferecer estrutura deste tamanho. Aceita barcos até 150 pés e variação de calado de 3 a 6 metros. É lá também que os navegadores podem contar com uma ajuda extra e fundamental durante a sua estadia, o seu Armando Teixeira de Oliveira, encarregado da Marina de Iracema.
Com 35 anos de trabalho na área da navegação e 18 anos no Marina Park, seu Armando conta que a maioria dos barcos que atracam por ali é de cruzeiristas.
“Fortaleza é porto aberto e é estratégico para o velejador que está em cruzeiro para o caribe, além de ser caminho para a Europa. Recebemos muitos estrangeiros, principalmente europeus”.
A marina oferece para seus hóspedes segurança e suporte técnico 24 horas, suporte para combustível, água, eletricidade, reboque se for necessário. Além disso, toda a estrutura de serviços e lazer do hotel. Não há vaga seca e nem travel lift incluso, mas poderá ser utilizado em caso de emergência. O hotel fica no mesmo complexo e próximo a outras empresas do Grupo Inace, que ainda possui o Estaleiro da Indústria Naval do Ceará que produz trollers, barcos da marinha, rebocadores, barcos de pesca, além de yachts de luxo e da Empresa de Beneficiamento de Pesca.
Garanta sua vaga
Segundo Armando, o contato inicial para reserva deve ser feito antecipado ou por rádio.
“Dezembro e janeiro são meses de alta temporada e época de férias, então é quando estamos com a marina mais cheia. Além do Marina Park temos em Fortaleza apenas o Iate Clube que não oferece estrutura e tem pouca segurança”.
Além de encarregado da marina, seu Armando possui outra paixão, ser rádio amador. Vale a pena passar um tempo conversando e se inteirando mais sobre a região e sobre as histórias com ele.
“Eu gosto muito do que eu faço, já fui mencionado em quatro livros internacionais de navegadores. Arranho no inglês, Frances espanhol e um pouquinho de alemão. O contato com os velejadores, as histórias que me relatam, a vida solitária que me contam e o que largaram para ir para o mar. Meu sonho é um dia fazer isso”, conta com o sorriso no rosto.
Ele também ressalta a falta de investimento no mercado náutico de eventos e lazer no Ceará. Conta que no hotel acontece todo ano a regata Francesa chamada Rallye Les Iles Du Soleil (Regata das Ilhas do Sol) que reúne em torno de 30 veleiros entre 45 e 80 pés.
“A regata saída França, passa pela África do Sul, Salvador, Fernando de Noronha, recife, João Pessoa, Fortaleza e então segue para Piauí, Belém, Amazonas e acaba na Guiana Francesa. A Inglaterra descobriu o estado do Ceará para a regata World ARC e incluíram o Marina Park no roteiro com 27 barcos, porém esperavam mais apoio do governo”, conclui.
Como chegar à Marina:
Latitude Sul: 03º graus – 43minutos 058 segundos
Longitude Oeste: 038º graus – 31 minutos 592 segundos
Fone: 55 (0xx85) 9103.4984 Armando
Rádio: VHF ch16 Frequência156800
VHF ch74 Frequência156725
Fone: 55 (0xx85) 4006-9595 – Ramal: 9417
RÁDIO AMADOR – Indicativo PT7 AJ (Seu Armando)
Saiba mais sobre a Marina, clique AQUI.