Em Aarhus, na Dinamarca, Martine Grael e Kahena Kunze voltam a competir juntas depois de um ano. Jorge Zarif se mantém no top 10 da classe Finn
As campeãs olímpicas da classe 49er FX estreiam neste sábado, dia 4, no Mundial de Classes Olímpicas de vela. Após um ano sem competir juntas, Martine Grael e Kahena Kunze entram na água a partir de 7h (de Brasília), na Baía de Aarhus, na Dinamarca.
Além do título, estarão em jogo as primeiras vagas para os países nos Jogos de Tóquio 2020. As regatas de medalha estão previstas para os dias 9, 10, 11 e 12 de agosto.
O Mundial de Classes Olímpicas conta com transmissão ao vivo no canal do youTube da World Sailing. Confira abaixo:
“A gente vem de uma pausa grande sem velejar juntas, desde o Mundial do ano passado”, afirma Martine, que se dedicou no último ano à disputa da Volvo Ocean Race, na primeira participação de uma mulher brasileira na prova.
“Não vai ser fácil, porque as meninas que estão aqui vieram de uma temporada muito forte, mas vamos fazer de tudo para classificar”, acrescenta Kahena.
A dupla passou o último mês treinando para afinar o entrosamento e se acostumar novamente ao barco da 49er FX. A raia da Aarhus já não é mais segredo para as brasileiras.
“As condições variam muito, com vento bem rondado. Tem que velejar de forma mais inteligente e com menos erro. Vai ser um campeonato bem difícil”, analisa Kahena.
Também neste sábado estreiam as classes 49er, Nacra 17, RS:X feminina e RS:X masculina, assim como o kiteboard, que entra como demonstração neste Mundial de Classes Olímpicas, já de olho na introdução da prova nos Jogos Olímpicos de Paris 2024.
Nesta sexta-feira, dia 3, Jorge Zarif se manteve no top 10 da classe Finn, na oitava posição, com 15 pontos perdidos, numa disputa acirradíssima.
Confira abaixo os resultados dos brasileiros no Mundial, após dois dias de regatas.
470 feminina. Fernanda Oliveira/ Ana Barbachan, 20ª colocação, 49 pontos perdidos
470 masculina. Henrique Haddad/ Felipe Brito, 28º, 35 p.p.
470 masculina. Geison Mendes/ Gustavo Thiesen, 35º, 42 p.p.
Laser. Bruno Fontes, 22º, 8 p.p.
Laser. João Pedro Souto de Oliveira, 61º, 21 p.p.
Laser. Lucas Bueno, 145º, 49 p.p.
Laser Radial. Gabriella Kidd, 51º, 50 p.p.