Martine e Kahena são as únicas velejadoras representando o Brasil no evento.
As velejadoras campeãs olímpicas Martine Grael e Kahena Kunze voltam às águas juntas a partir de hoje (28), para disputar o Mundial de 49erFX, em Porto. A competição vai reunir todas as principais adversárias da dupla, que são as únicas representantes brasileiras no evento, e também promete novidades. Estão inscritos 55 barcos, um número recorde.
“O mundial vai ser um reencontro de todas as meninas que foram para os Jogos, algumas supertreinadas e outras não tanto, como nós. Além de todas as que estão começando no novo ciclo. Com certeza promete regatas duras”, contou Martine Grael, que deu uma parada nos treinos da Volvo Ocean Race para disputar a competição.
“A raia de Porto pode ter muita ondulação, o que torna muito físico para a Kahena. Eu estive nos últimos meses fazendo movimentos completamente diferentes com cargas altíssimas no barco da AkzoNobel e vou ter que me ajustar novamente à agilidade e leveza do 49er. Talvez os dois quilos a mais que ganhei nos ajudem um pouco”, finalizou Martine.
As brasileiras estão em Portugal há uma semana para treinos acompanhadas do técnico espanhol Javier Torres. Líderes do ranking da Federação Internacional de Vela, Martine e Kahena venceram toda as competições que disputaram em 2017.
“Vamos com calma e sem criar muita expectativa. Algumas meninas já estão treinando forte desde o começo do ano. Muitas pararam e estão recomeçando agora. Não vai ser fácil, ainda mais no Porto, que é uma raia que exige muita técnica, com ondas e vento. Mas será um desafio e somos movidas por novos desafios”, completou Kahena Kunze.
Martine Grael e Kahena Kunze foram campeãs mundiais em 2014 e em 2015 conquistaram a medalha de prata.