Barcos de lazer representam 90% das vendas de embarcações em todo mundo
Os pontoons, embarcações de até 30 pés e conhecidos por sua sofisticação no lazer aquático, estão conquistando espaço não apenas no mercado global, mas também no Brasil.
Impulsionado pelo crescente interesse em atividades de lazer ligadas à navegação, segundo a Confindustria Náutica, o mercado global alcançou 33 bilhões de euros em 2024, com destaque para os barcos de lazer, que representam 90% das vendas.

Nos Estados Unidos, o crescimento desse segmento é impressionante: com cerca de 1,1 milhão de pontoons registrados, mais de 50% foram adquiridos nos últimos cinco anos. Esses barcos agora representam mais de 25% das vendas de lanchas novas no país, conforme dados da Fundação de Desportos Aquáticos. Essa expansão está refletindo diretamente no mercado brasileiro, que observa um crescimento anual de cerca de 10% na demanda por embarcações desse tipo, com perspectivas bastante positivas.

Demanda cresce no Brasil impulsionada pela influência norte-americana
Para Jorge Oliveira, fundador da Fluvimar, fabricante de embarcações,“a procura por pontoons no Brasil está sendo impulsionada pela crescente busca por experiências de lazer com a família e amigos, e pela preferência por embarcações mais espaçosas, seguras e confortáveis. O modelo tem se tornado referência para quem deseja desfrutar de momentos inesquecíveis na água”.
A Fluvimar foi pioneira na introdução dos pontoons no mercado nacional e tem se destacado pela fabricação de modelos como o F Boat, que possui uma experiência de navegação incomparável. “Eles são ideais para quem busca conforto, segurança e um design que alia funcionalidade e sofisticação”,comenta Jorge Oliveira.

As vendas da empresa visam se expandir para todas as regiões do Brasil, Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Manaus e Brasília, locais conhecidos pelos grandes rios e lagos ideais para a navegação. Um exemplo é Porto Rico, no Paraná, que se tornou referência no setor náutico, com a segunda maior frota do estado, superando até mesmo a quantidade de habitantes da cidade.

Em 2024, a Fluvimar registrou um crescimento de 65%, impulsionado pela crescente demanda e pela busca constante por inovação.“Para 2025, esperamos um crescimento ainda maior, com a expansão de nossa fábrica em 25%, o que nos permitirá atender ainda melhor nossos clientes e seguir na liderança do mercado náutico”, afirma Raquel Oliveira, CEO da empresa.
