Close Menu
Perfil Náutico
  • Barcos
    • Barcos de Pesca
    • Iates
    • Jets / Infláveis
    • Lanchas
    • Veleiros
    • Wake / Ski
    • Outros
  • Mundo Náutico
    • Estaleiros
    • Eventos
    • Marinas
    • Mercado
    • Serviços
    • Técnica
  • Viver Náutico
    • Estilo
    • Viagem
    • Gastronomia
    • Planeta Água
  • Esportes Náuticos
Últimos Posts
17/05/2025

Férias de julho no Jalapão e Serras Gerais

17/05/2025
12/05/2025

Verão no Alentejo: calma e encantamento

12/05/2025
11/05/2025

Primeira onda de Medina no Beyond the Club

11/05/2025
09/05/2025

Conheça o Novo Y6 da YYachts

09/05/2025
O que está em alta
17/05/2025

Férias de julho no Jalapão e Serras Gerais

17/05/2025
12/05/2025

Verão no Alentejo: calma e encantamento

12/05/2025
11/05/2025

Primeira onda de Medina no Beyond the Club

11/05/2025
Facebook X (Twitter) Instagram
domingo, maio 18
Facebook X (Twitter) Instagram
Perfil NáuticoPerfil Náutico
  • Barcos
    • Barcos de Pesca
    • Iates
    • Jets / Infláveis
    • Lanchas
    • Veleiros
    • Wake / Ski
    • Outros
  • Mundo Náutico
    • Estaleiros
    • Eventos
    • Marinas
    • Mercado
    • Serviços
    • Técnica
  • Viver Náutico
    • Estilo
    • Viagem
    • Gastronomia
    • Planeta Água
  • Esportes Náuticos
Perfil Náutico
Home»home»Motores da Volvo Penta impulsionam balsas híbridas na Escandinávia
20/12/2019

Motores da Volvo Penta impulsionam balsas híbridas na Escandinávia

20/12/2019
Facebook Twitter LinkedIn Email WhatsApp Copy Link

Estaleiro norueguês está construindo  balsas híbridas com motorização Volvo Penta

O estaleiro norueguês GS Marine Production AS está construindo três balsas híbridas com motorização Volvo Penta. Uma empresa importante do setor naval, a GS Marine está fornecendo soluções híbridas para operadores como Strandfaraskip Landsins e Norled AS, com a ajuda da Volvo Penta e da Brunvoll, um provedor de sistemas de propulsão, posicionamento e manobra. No total, essas embarcações emitem 80% menos NOx do que as anteriores que cobram a mesma rota.

 A GS Marine está atualmente construindo uma nova balsa para o operador das Ilhas Faroe, uma Standfaraskip Landsins. O barco alcançou a velocidade de 20 nós com motorização composta por ois Volvo Penta D13-700 IMO IIId, com potência de 515kW a 2.250 rpm. Eles podem ser acoplados a um sistema de controle híbrido Brunvoll, permitindo que a embarcação opere somente motores ou eletricidade, ou até mesmo os dois juntos.

Barco atinge altas velocidades em mar aberto

 Ainda na fase de fabricação, esta balsa não possui conjuntos de geradores a diesel, uma vez que os motores conectados às caixas de marchas agem como geradores. Isso significa que os motores Volvo Penta fornecem toda a energia consumida no bordo, além da facilidade “plug-in” quando o barco está no porto. Por oferecer um nível de próximo nível zero, além de atingir altas velocidades em mar aberto, esta balsa será um acréscimo à crescente frota de embarcações híbridas da Strandfaraskip.

Esta não é a primeira vez que o GS Marine constrói uma embarcação híbrida. Em abril de 2019, uma empresa entregou a primeira de duas balsas híbridas para o operador norueguês Norled AS. Tendo recentemente assinado um contrato de dez anos para operar uma rota Haugesund-Røvær-Feøy, um investidor norueguês nesta nova tecnologia. Uma balsa de Fjordled é a primeira embarcação híbrida a operar na Noruega, e sua balsa irmã, Fjordöy, está agendada para se juntar a ela no final deste ano.

Foto: Volvo Penta/Divulgação
Foto: Volvo Penta/Divulgação
Foto: Volvo Penta/Divulgação

Tecnologia de ponta

A motorização é feita por dois Volvo Penta D13 MH, cada um gerando 441 kW a 1900 rpm. A Fjordled usa motores Volvo Penta IMO em conformidade com as normas de uso Nível III. O motor Volvo Penta IMO III e o conceito de pós-tratamento são uma solução global para operadores comerciais. O sistema Redução Catalítica Seletiva (SCR) está baseado tanto na experiência da própria Volvo Penta na motorização de aplicações industriais “off-road” como na ampla experiência do Grupo Volvo.

Além dos motores a combustão, uma embarcação disponível com dois motores elétricos com potência de 85 kW a 2.100 rpm montados diretamente sobre como redutores. O conjunto de baterias tem uma capacidade total de 140 kWh. Não há necessidade de usar geradores de energia elétrica, não é necessário usar geradores de energia elétrica, permitindo a interrupção do fornecimento de combustível para sistemas elétricos e eletrônicos embarcados.

 “Em modo de bateria, o Alcance máximo até 11 nós, porém somente 6 a 7, é permitido para navegação portuária”, explica Ingebjørn Aasheim, arquiteto naval da GS Marine. “Em modo de bateria, uma balsa é quase silenciosa, o que é muito apreciado pelos moradores ou ao passar por marinas. Uma navegação portuária compõe cerca de 30% da operação. Usar propulsão elétrica gera um melhor perfil de carga dos motores que, com o tempo, resulta em menos necessidade de manutenção ”, diz o arquiteto.

 “Os motores da Volvo Penta também operam com combustível HVO além do diesel”, explica Richard Johansson, gerente de vendas da Volvo Penta. “Ao combinar a SCR de tecnologia com combustível HVO, o NOx também é reduzido, pois também há uma redução significativa de CO2”, observa.

 Sociedade de baixo carbono

Esta movimentação em direção à eletromobilidade é vital para a Noruega alcançar sua meta de longo prazo para uma sociedade de baixo carbono até 2050, com uma redução de 80% a 95% dos seus níveis de carbono. Os híbridos paralelos são boas iniciativas nessa direção. A Volvo Penta é um ator ativo no desenvolvimento da eletromobilidade marinha.


Artigo AnteriorDez destinos perfeitos para fotos no Chile
Próximo Artigo Embarcação brasileira é exposta em feira náutica na Tailândia

Artigos Relacionados

Férias de julho no Jalapão e Serras Gerais

17/05/2025
Continue Lendo

Verão no Alentejo: calma e encantamento

12/05/2025
Continue Lendo

Primeira onda de Medina no Beyond the Club

11/05/2025
Continue Lendo

Conheça o Novo Y6 da YYachts

09/05/2025
Continue Lendo

Volta ao mundo: 7 anos de navegação repletos de emoções

08/05/2025
Continue Lendo

Rio Boat Show: 30 mil visitam 1ª estação náutica

07/05/2025
Continue Lendo
Deixar uma resposta Cancelar Resposta

Pesquisar
Arquivos
Principais Notícias

Limpeza na Baía de Guanabara

19/02/20253.897

Tirreno: novo padrão em embarcações sport

09/12/20241.816

Jet Skis: 30, 50 ou 70 mil? Selecionamos os melhores preços por marca

11/06/20181.543

Robin Lee Graham, a lenda vida da navegação

16/01/20251.359
Não Perca

Férias de julho no Jalapão e Serras Gerais

17/05/2025

Turismo de aventura inclui hospedagem em glamping, alimentação, transporte e passeios pelo Cerrado Para quem…

Continue Lendo
12/05/2025

Verão no Alentejo: calma e encantamento

12/05/2025
11/05/2025

Primeira onda de Medina no Beyond the Club

11/05/2025
09/05/2025

Conheça o Novo Y6 da YYachts

09/05/2025

O Portal Perfil Náutico é uma multiplataforma digital especializada em comunicação náutica. Os seus canais digitais oferecem um conteúdo 360º divulgando o melhor do perfil técnico de embarcações e equipamentos ao melhor do estilo de viver náutico.

Contate-nos: redacao@perfilnautico.com.br
Facebook X (Twitter) Instagram
  • Barcos
  • Mundo Náutico
  • Viver Náutico
  • Esportes Náuticos
© 2025 PN Mídia Comunicação Ltda . Artigos assinados ou comentários não representam necessariamente a opinião da PN Perfil Náutico. As imagens sem créditos foram fornecidas para divulgação pela empresa ou pessoa citada na publicação. Todas as informações técnicas devem ser atualizadas com a empresa de origem.

Portal desenvolvido por MKT2BIS Negócios Online.

Digite acima e pressione Enter para procurar. Pressione Esc para cancelar.