Etapa do mundial acontece no Rio de Janeiro e reúne melhores surfistas do mundo

A segunda-feira foi de altas ondas em Saquarema e a estreia masculina no Oi Rio Pro 2018 foi transferida das esquerdas da Praia de Itaúna para as direitas da Barrinha. Dos 14 participantes do Brasil nesta quarta etapa do World Surf League Championship Tour, seis venceram suas primeiras baterias e passaram direto para a terceira fase, o potiguar Italo Ferreira com sua lycra amarela do Jeep Leaderboard, o campeão mundial Gabriel Medina e Filipe Toledo, Willian Cardoso, Yago Dora e Miguel Pupo. Os demais seguiram para repescagem.

A bateria que apresentou as direitas da Barrrinha para o mundo, foi iniciada as 7h05 e terminou com vitória brasileira de Filipe Toledo. Ele enfrentou o mesmo adversário que o derrotou em uma disputa polêmica no ano passado, que resultou até numa punição ao brasileiro. Mas, quem largou na frente foi o pernambucano Ian Gouveia, que surfou o primeiro tubo na Barrinha. Só que Filipe depois conseguiu achar boas ondas para mostrar o seu surfe e a batalha ficou entre ele e Kanoa Igarashi. Desta vez, Filipe manteve a calma para vencer o japonês por uma pequena vantagem de 13,70 a 13,07 pontos.

“Foi muito bom terem mudado o evento pra cá. Eu tenho surfado aqui todos os dias e todos os dias têm dado altas ondas, então foi até bom ter treinado aqui, testando as pranchas, pois deu tudo certo na bateria”, disse Filipe Toledo, após vencer a primeira bateria do Oi Rio Pro disputada nas ondas da Barrinha. É uma sensação boa, de dever cumprido, então agora é pensar no próximo round”.

No segundo confronto do dia, dois brasileiros enfrentaram um dos favoritos ao título e o paulista Miguel Pupo pegou as melhores ondas para superar o sul-africano Jordy Smith. Em terceiro ficou o catarinense Tomas Hermes. Os derrotados nesta rodada inicial não são eliminados e têm uma segunda chance de avançar para a terceira fase na repescagem. Pupo perdeu sua vaga na elite no ano passado, mas foi chamado para substituir o contundido Caio Ibelli em Saquarema.

Miguel Pupo entubando na Barrinha. Foto: WSL / Poullenot
Miguel Pupo entubando na Barrinha. Foto: WSL / Poullenot

BATERIA BRASILEIRA

A terceira vitória verde-amarela já era garantida na bateria 100% brasileira da primeira fase no Oi Rio Pro. Quem largou na frente foi o catarinense Alejo Muniz, que lidera o ranking do WSL Qualifying Series e compete em Saquarema como convidado. O campeão mundial Gabriel Medina não começou bem, mas encaixou o seu surfe nas direitas da Barrinha para vencer. O também paulista Jessé Mendes ficou em segundo com 13,43 e Alejo Muniz em terceiro com 12,86 numa das baterias mais disputadas do dia.

“Foi uma bateria difícil. Eu sabia que o Jessé (Mendes) e o Alejo (Muniz) iam surfar bem. São dois surfistas que sou fã e amigo, então meu plano foi só surfar meu melhor. Estou feliz por ter vencido”, disse Gabriel Medina.

Gabriel Medina também venceu sua bateria com 14,17 pontos. Foto: WSL / Poullenot
Gabriel Medina também venceu sua bateria com 14,17 pontos. Foto: WSL / Poullenot

DEFENSOR DO TÍTULO

O potiguar Italo Ferreira conseguiu o objetivo de vencer a bateria, mas o defensor do título foi mandado para a repescagem. Foi outra disputa definida por décimos, com os três surfistas ficando na casa dos 11 pontos. O campeão mundial Adriano de Souza ficou em último com exatos 11 pontos. Contra 11,47 do sul-africano Michael February e 11,60 do norte-americano Griffin Colapinto, que avançou direto para a terceira fase.

Mas, o Brasil ainda conquistou mais duas vitórias na primeira fase. Dois catarinenses que estão estreando na divisão de elite da World Surf League esse ano. O mais jovem, Yago Dora, superou o taitiano Michel Bourez e o norte-americano Conner Coffin na nona bateria. Na 11.a, Willian Cardoso só precisou de 11,16 para derrotar o australiano Matt Wilkinson e o francês Jeremy Flores. Os dois completaram as seis classificações diretas do Brasil para a terceira fase na segunda-feira histórica na Barrinha.

Etapa brasileira reune os melhores do mundo! Foto: WSL / Poullenot
Etapa brasileira reúne os melhores do mundo! Foto: WSL / Poullenot

O Oi Rio Pro está sendo transmitido ao vivo de Saquarema pelo para o mundo todo também pelo Facebook Live e pelo aplicativo da World Surf League.

O World Surf League Championship Tour tem patrocínio global da Corona, Jeep, Airbnb e Hurley e a Oi. Apoio do Governo do Estado do Rio de Janeiro, viabilizado pela Secretaria Estadual de Esporte, Lazer e Juventude (SEELJE), e da Prefeitura Municipal de Saquarema. O Oi Rio Pro 2018 conta com apoio institucional da Confederação Brasileira de Surf (CBSurf), Federação de Surf do Estado do Rio de Janeiro (FESERJ) e Associação de Surf de Saquarema (ASS).

SOBRE A WORLD SURF LEAGUE

A World Surf League (WSL) celebra o melhor surfe mundial nas melhores ondas do mundo. A WSL realiza os melhores campeonatos do mundo desde 1976. Hoje tem mais de 180 eventos globais que definem os campeões mundiais masculino e feminino no Championship Tour. Também realiza o Big Wave Tour, Qualifying Series e as categorias Junior e Longboard e o WSL Big Wave Awards. A Liga tem especial atenção para a rica herança do esporte. Promovendo a progressão, inovação e desempenho nos mais altos níveis, para coroar os campeões de todas as divisões do Circuito Mundial.

Para mais informações, visite o WorldSurfLeague.com.


 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here