Com características esportivas, mas sem perder a classe, o 540 da Sea Ray é ótima opção para lazer e navegação.

Por Angelo Sfair – Especial para Revista Perfil Náutico.

A Sea Ray 540 Sundancer é definitivamente um barco navegador e muito elegante. Assim como a 500 DA oferecida pelo estaleiro, esta embarcação proporciona um ótimo passeio mesmo em altas velocidades. Com gurda-mancebo alto e um centro de gravidade equilibrado que garante agilidade nas curvas, o barco também ganha características mais esportivas.

A tecnologia utilizada no projeto é de última geração e também colabora para otimizar o aproveitamento dos espaços. O melhor exemplo é o solário: com o apertar de um botão, o salão se estende horizontalmente, criando um espaço muito maior de convivência que liga a área externa e interna.

A comodidade do usuário é uma preocupação do estaleiro e por isso acontece uma renovação periódica da linha. A 540 Sundancer se posiciona como uma atualização natural do seu antecessor de tamanho semelhante.

Design

O conceito da Sea Ray 540 preza pela beleza das curvas, dando prioridades às formas arredondadas tanto na parte interna quanto externa. De acordo com o gerente do projeto, Arnie Dingman, a embarcação é um passo entre o 500 DA e a 580 Super Sunsport. Com um casco novo, a Sundancer foi trabalhada para manter a mesma velocidade e consumo de combustível da 500, mesmo que o novo barco tenha quase cinco metros a mais. Desta forma, o novo casco garante um passeio suave, seguro, veloz e econômico.

No desenho do 540 é difícil encontrar linhas retas. Este conceito deixa o barco muito bonito e harmonioso. A equipe que desenvolveu o prejote partiu do princípio de que quanto mais lisa for a superfície, mais atraente ela é. Sem grandes exageros, o resultado é uma embarcação moderna e com linhas fluidas que agradam aos olhos.

O iate vem com conjunto completo da parte hidráulica, elétrica e até de itens mais supérfluos. Além disso, há uma boa variedade de opcionais, como o hard top. Este, utilizado com o sistema de extensão do salão já citado, cria um ótimo lugar para aproveitar o barco também na sombra.

E, apesar do desenho que privilegia as curvas, o interior é muito bem organizado. A circulação deste o posto de comando até o salão principal é muito confortável. Mesmo com o barco cheio de pessoas e mantimentos é possível desfrutar dos ambientes internos sem grandes preocupações.

Cockpit

De acordo com Manoel Santana, o grande ponto positivo do 540 Sundancer é o posicionamento do comando central. O assento do leme permite comportar até duas pessoas e o layout é capaz de fazer o capitão sentir-se livre para desfrutar o cruzeiro da maneira como preferir. O equipamento padrão de fábrica vem com todos os requisitos básicos, mas ainda há a opção de inserir uma aparelhagem ainda mais completa.

Sea Ray 54

No posto de comando, o equipamento de série inclui um rádio de quatro-estações de intercomunicação com interface simples, além de Raytheon VHF, GPS Nav 398 e demais intrumentos todos digitais.

Do posto de comando se tem acesso à sala de máquinas. Ao atravessar a escotilha você irá se surpreender: ao contrário da maioria dos barcos, a sala de máquinas da Sea Ray 540 Sundancer é uma área grande e aberta, com facilidade de acesso aos motores principais de 640 HP, geradores de 12,5 kW e todos os outros componentes. Não há compartimentos separados nem anteparos, o que facilita a locomoção e operação dentro deste ambiente.

Interior organizado

O espaço interno tem um ótimo acabamento e também oferece o máximo de conforto para a tripulação. São duas cabines com uma terceira opcional. A flexibilidade é um ponto positivo da 540: a Sea Ray oferece seis tipos de madeiras decorativas, além de diferentes cores de pisos, carpetes e demais itens do acabamento interno.

Uma das principais diferenças entre a Sea Ray 540 e sua antecessora, a 500 AD, é a maneira como os espaços internos estão organizados. Os cinco metros a mais conseguiram deixar o ambiente mais apropriado. Enquanto a 500 apresentava um layout bastante compartimentado, na Sundancer podemos observar os ambientes mais abertos e amplos, aumentando a sensação de espaço interno.

Sea Ray 54

As cabines também foram beneficiadas. Neste novo layout, a máster fica localizada a meia-nau e está mais baixa que o salão principal, gerando maior conforto e um ambiente mais silencioso nas noites, já que não se ouve as ondas batendo no casco.

A privacidade também entra em questão. O segundo camarote pode receber tranquilamente outro casal, crianças ou amigos.  Já o mobiliário é de bom gosto e tem um design que prioriza o aproveitamento dos espaços.

O salão é ideal para quem gosta de navegar com tripulação. Um enorme sofá surpreende pelo tamanho e pode comportar sete ou oito pessoas tranquilamente. Também pode ser utilizado para a pernoite de mais tripulantes. De liquidificador à cafeteira, a aparelhagem é completa e fornece todo o conforto exigido por cruzeiros mais longos.

Desempenho

Considerando tudo o que a Sea Ray 540 Sundancer oferece, seu desempenho final é, de fato, surpreendente. O nivelamento do casco aliado aos dois motores de 640 HP podem levar este barco incríveis velocidades que chegam perto dos 40 nós por hora. É perfeitamente possível ultrapassar a marcas dos 35 nós/hora mesmo que estejam a bordo mais de 20 pessoas.

A agilidade nas manobras mais bruscas também é satisfatória. Nas curvas feitas em alta velocidade, o barco chega a ter ângulos de inclinação de 20°, fazendo com que o seu desempenho seja semelhante ao de um barco com metade do seu tamanho.

O barco também pode se adaptar ao estilo e às preferências do usuário. A embarcação tem uma flexibilidade quanto ao sistema de propulsão. Ele pode ser V-Drive (pé de galinha) ou Zeus. É um barco para quem deseja o máximo em navegação, qualidade, requinte, acabamento e espaço.

Saiba mais sobre o modelo Sea Ray.

Conheça a Sea Ray SLX 350 , clique AQUI.


 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here