“Séculos atrás, catamarãs e multicascos foram usados por povos da Oceania e do Sudeste Asiático para descobrir novos horizontes, proporcionando-lhes transporte naturalmente seguro, mas caseiro para longas passagens oceânicas”, lembra Albert Nazarov, da Albatross Marine Design (AMD), responsável pelo design do AmaSea 84. “Combinando uma herança tão impressionante e novas tecnologias que permitem a construção de barcos mais leves, apenas recentemente as vantagens das embarcações multicasco foram apreciadas pela indústria internacional de iates. Hoje, os catamarãs ocupam um forte nicho no mercado geral. Em algumas marinas da Austrália e da Ásia, elas já contam com 25% da frota.”

Três pavimentos e 547 m² de espaço de convés

O AmaSea 84 foi projetado para maximizar as melhores qualidades de multicascos. Vai ser uma embarcação oceânica com passeio extremamente suave, segura e estável, com maior flutuação e borda livre, além de amplas acomodações e áreas sociais.

Dois fatores principais definem a arquitetura dos catamarãs. Eles são largos e “altos”, portanto geralmente mais espaçosos que um mono casco de tamanho comparável. Devido à alta estabilidade inicial, os catamarãs podem adquirir superestruturas maiores a partir de comprimentos menores de embarcações.

Comparando com um mono casco do mesmo comprimento, o AmaSea 84 tem o deslocamento semelhante, mas também mais duas cabines de hóspedes (6 contra 4) e a área total de decks é duas vezes maior  cerca de 547 metros quadrados.

O andar inferior do AmaSea 84 é usado para tripulação e pessoal, com suas próprias instalações essenciais e cozinha. No pavimento principal espaçosos salões, escritórios, cabines de hóspedes e cozinha. O andar superior acomoda pilotos e uma ou duas cabines principais. Tanto o convés superior quanto o flybridge oferecem muitos espaços ao ar livre planejados de forma inteligente e com amplas áreas de estar. O catamarã pode transportar também muitos brinquedos a bordo, já que no mesmo existem duas garagens apropriadas para esta finalidade.

 

Estabilidade e desempenho

Os projetistas do AmaSea 84 se concentraram para garantir que o novo catamarã fosse caracterizado com estabilidade máxima e um ótimo desempenho.

“A estabilidade é vista como a principal vantagem da plataforma de catamarã. Os catamarãs recreativos com menos de 24m de comprimento são cobertos pela norma ISO12217-1, que fornece critérios específicos para embarcações de grande porte. Usando métodos de CFD, garantimos que o AmaSea 84 tenha bom desempenho na água a uma  velocidade máxima de  20 nós, o que é impressionante para um iate de três andares desse tamanho usando motores moderados,” narra Albert Nazarov.

O catamarã AmaSea Yachts tem layouts flexíveis, que podem ser feitos sob medida para um proprietário  específico. Isso é possível devido a formas ‘quadradas’ dos volumes de catamarãs. O proprietário pode trazer seu designer de interiores para o projeto AmaSea, permitindo um estilo interior personalizado e criando um iate exclusivo.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here