Projetado especificamente para a navegação em mares polares

O Pelagic 77 de 23,5 metros é um dos raros tipos de iates à vela projetados especificamente para a navegação em mares polares. Seu proprietário muito experiente queria “um iate de expedição projetado e construído para velejar principalmente em altas latitudes” e ele sabia exatamente a quem procurar conselhos …

Imagens: Sand People Communication/Divulgação Pelagic 77

O piloto de volta ao mundo e aventureiro polar Skip Novak é amplamente considerado uma autoridade mundial em vela de alta latitude. Seu navio especialista, Pelagic Australis, foi projetado pelo designer de iates Tony Castro para operações em regiões polares remotas. O Pelagic 77, construído pelos especialistas em alumínio KM Yachtbuilders, é muito uma evolução dessa embarcação, que desde seu lançamento em 2003 cobriu milhares de milhas oceânicas, trabalhando como um iate de expedição no Ártico e na Antártica, incluindo uma tentativa de Passagem NW.

Imagens: Sand People Communication/Divulgação Pelagic 77

   Construído com critérios específicos para veleiro de expedição

“Skip, Tony e KM já haviam se mostrado uma equipe vencedora, então por que procurar mais?” diz Peter Wilson. “Como Skip costuma estar no mar em expedições, ele precisava de um ala no chão para acompanhar o projeto, e o MCM teve o prazer de cumprir suas obrigações. Um iate à vela de expedição deve ser projetado e construído de acordo com critérios específicos, incluindo maior autonomia, facilidade de manuseio, um plano simples de vela e sistemas a bordo confiáveis ​​- e robustos. O Pelagic 77 foi concebido com todos esses fatores em mente”.

Imagens: Sand People Communication/Divulgação Pelagic 77

Os principais recursos do Pelagic 77 que destacam sua vocação de explorador incluem:

– O casco de alumínio nu e a estrutura do convés são reforçados para suportar a navegação no gelo impetuoso sem deformação.

– O plano de vela da escuna fornece manuseio fácil de vela em ventos fortes e mar agitado; e também redundância, pois as duas velas principais são de tamanho igual – a vela traseira caberá no mastro da frente.

– Uma quilha fixa robusta com uma placa central usinada em alumínio sólido (uma obra de arte, diz Peter Wilson) permite uma navegação segura nas águas do cardume.

– Motores duplos, com hélices bem protegidas.

– Uma oficina à frente da acomodação significa que a execução de reparos pode ser feita no mar.

– O Hawser enrola na popa e outro no foredeck pode ser usado para ancoragens em terra.

– Uma estrutura robusta do pórtico no painel de popa levará um RIB de expedição (um segundo RIB é guardado no convés), bem como as antenas de navegação por satélite, portanto, em caso de dano aos mastros de carbono Axxon, o iate não perderá a navegação e a  capacidade de comunicação por satélite. Também funciona como base de trilha de viajante de vela grande.

– Um fogão a diesel no espaçoso salão de popa / lanchonete / cozinha fornece aquecimento eficiente, confiável e confortável para combater temperaturas congelantes. Radiadores em todas as acomodações. Durante a construção, atenção especial foi dedicada ao isolamento para combater o frio e a condensação.

– A carpintaria e os móveis de bambu para o interior são confortáveis, porém resistentes e fáceis de manter. Capaz de pernoite para 12 pessoas, o iate foi projetado para uso privado e fretamento comercial.

 Programado para ser concluído antes do final do ano

“Este projeto representa uma série de estreias para o MCM”, diz Wilson. “Embora eu conheça o Tony há muitos anos e o Skip desde nossos dias de corrida nos anos 80, nunca tivemos a oportunidade de trabalhar juntos. Além disso, é também nossa primeira colaboração com a KM Yachtbuilders, que construiu um nicho sólido na construção de iates exploradores de alumínio de alta qualidade e robustos. Esta é uma colaboração entre um círculo de pessoas experientes que exala um entusiasmo compartilhado para alcançar algo excepcional

Com todo o trabalho de alumínio agora concluído e o interior construído no departamento de marcenaria adjacente, a próxima etapa da construção é executar os cabos, tubulações, dutos para os sistemas mecânicos, elétricos e hidráulicos e, em seguida, iniciar o equipamento interior seguido pela instalação da casa do convés . O iate está programado para ser concluído antes do final do ano, quando será submetido a um passo nas altas latitudes do norte. Nestes tempos, alguém poderia argumentar que um iate tão explorador que pode viajar para os cantos mais distantes da terra talvez seja mais atraente do que nunca!

Especificações

LOA: 23.52m / LWL: 20.40m / Largura máxima: 6.31m / Calado máximo: 4.30m / Minuto calado: 2,15 m / Motores: 2 x motores de propulsão Yanmar de 118 kW / Combustível: 8210 lit. / Combustível do tanque diurno: 250 lit. / Água doce: 3055 lit. B / G / Água: 1310 lit./ Utilitário / Resíduos / Óleo: 200 lit.

MCM

555 Thames Street – Newport, RI 02840 – EUA P +1 401 849 3387 E [email protected]

https://www.mcmnewport.com/

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