Ubatuba, um paraíso no litoral norte de São Paulo!

Mais de 100 km de costa banhada por um mar esverdeado de águas limpas e cristalinas com belas praias, algumas praticamente desertas, rodeadas pela Mata Atlântica e por montanhas. Especial em três partes. Acompanhe aqui no site da Perfil Náutico.

Texto e fotos por Família Müller, especial para Revista Perfil Náutico

Da cidade de praia rústica de tempos atrás, frequentada principalmente por surfistas fugidos das multidões das praias do Guarujá, sobrou pouco! Hoje Ubatuba conta com ótima infraestrutura para receber o turista, tornando-se também um dos polos gastronômicos do litoral norte paulista. A natureza foi bem generosa por aqui. Entre trechos inexplorados de Mata Atlântica surgem baías e enseadas com belas praias, algumas ainda selvagens, desabitadas ou habitadas apenas por caiçaras e com acesso restrito por mar ou por trilhas na mata.

É fácil chegar a Ubatuba. Por terra as estradas estão em ótimas condições, pelo mar as marinas do Saco da Ribeira movimentam cerca de 2 mil embarcações com mais de 20 garagens náuticas. Pelo ar, o Aeroporto Estadual Gastão Madeira opera com aeronaves de pequeno porte.

Atrações turísticas

A maior parte das atrações está espalhada pelas praias de Ubatuba. Na área urbana, a Praia de Itaguá, conhecida também por ser o local onde passa o Trópico de Capricórnio, é a mais agitada. A Rua Guarani tornou-se um dos mais movimentados pontos da cidade, suas calçadas abrigam lojas, bares, cafés, sorveterias, pousadas e restaurantes. No Aquário de Ubatuba, também na Rua Guarani, pode-se conhecer um pouco do rico ecossistema marinho. Conta com 12 tanques de água salgada, entre eles um dos maiores tanques marinho do Brasil, com 80 mil litros, com representantes da fauna local e de outros oceanos. Crianças e adultos podem interagir com alguns dos animais.

Foto: Aquário de Ubatuba

Também em Itaguá, foi inaugurada a primeira base do Projeto Tamar instalada em área urbana. O Centro de Visitantes conta com completa infraestrutura de educação ambiental. Em destaque no circuito estão os tanques de observação de tartarugas marinhas e os terrários com tartarugas terrestres e de água doce. Esta base conta também com o Museu Caiçara, um espaço cultural criado com o intuito de resgatar e valorizar a rica cultura caiçara.

Foto: Projeto Tamar

Explore a Cidade

O tour histórico é perfeito para conhecer um pouco mais do lado cultural da cidade. O passeio, que começa no Píer de Itaguá, segue para a praia de Iperoig com uma bela vista do mar. Uma ótima opção de passeio para o fim da tarde é uma caminhada pelo calçadão ao pôr do sol.

O stand up padlle e o windsurf são duas das atividades mais evidentes na praia de Itaguá, mesmo para principiantes.

Amanhã tem mais! Veja opções de passeios náuticos em Ubatuba!


 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here