Passeios para fazer a bordo e explorar as belezas naturais incríveis de Ubatuba.

Texto e fotos por Família Mueller, especial Revista Perfil Náutico.

Acompanhe a Família Mueller explorando um dos destinos mais bonito do litoral de São Paulo. Especial em três partes para a Perfil Náutico. Veja o primeiro Post AQUI.

Passeio de Escuna

Os passeios de escuna são muito procurados pelos turistas de Ubatuba. O roteiro que segue para Ilha Anchieta é o mais popular, mas o ideal é o que passa também pela Praia das Sete Fontes, com acesso apenas por trilha na mata ou pelo mar. Uma parada estratégica no passeio. Mesmo mantendo ares de praia selvagem, há uma boa estrutura para o almoço. O Quiosque Tô nem aí! é o melhor da praia.

De volta à escuna, seguimos para a Ilha Anchieta, sem dúvida a vedete do passeio. O Parque Estadual da Ilha Anchieta conta com 828 hectares de área de proteção ambiental. Na visita às ruínas o turista é envolvido pela história complexa e fascinante que abarca o antigo presídio e colônia correcional que ocuparam a ilha.

Uma trilha autoguiada leva em 10 minutos à Prainha do Engenho, onde em meio às rochas está uma piscina natural com diversos cardumes. Não deixe de levar máscara e snorkel. Outra trilha autoguiada e bem curta leva até a Praia das Palmas, de águas claras e calmas ideal para quem está com crianças. Trilhas mais longas que levam a outras praias só podem ser percorridas com acompanhamento dos guias credenciados pelo parque. Os interessados devem se informar no Centro de Visitantes.


Navegando por Ubatuba

É possível visitar a Ilha Anchieta a bordo da sua embarcação, o acesso por barco tem cerca de 8 quilômetros a partir do Píer do Saco da Ribeira, na Baía do Flamengo. A Prainha de Dentro só é alcançada por embarcações próprias, normalmente barcos particulares seguem para esta praia para mergulhar ou apenas conhecer sua beleza e ter mais privacidade.

Com um nome esquisito, mas que traduz bem o que oferece, navegar a bordo do Barquário, é uma experiência diferente. A paixão pelo fundo do mar moveu o proprietário de um barco de pesca a transformá-lo num “aquário”, ou em um barquário. Um fundo de vidro temperado e resistente foi instalado para que os turistas possam observar a vida marinha.

Praia do Cedro – Ubatuba

O barco deixa o Píer de Itaguá e navega em direção à bela e deserta Praia do Cedro, onde faz uma parada para apreciação e mergulho. O verão é a melhor estação para observar o fundo do mar neste passeio, no inverno e no outono a água fica muito turva. O barco percorre lugares bem perto da costa e de rochas que abrigam a vida marinha, tartarugas são facilmente avistadas neste passeio. Numa das paradas os turistas são convidados a mergulhar com máscaras e snorkel (incluídos no passeio) e desfrutar mais de perto do que puderam observar através do fundo de vidro.

Saco da Ribeira

Localizado na Enseada do Flamengo, o Píer do Saco da Ribeira é o centro do turismo náutico de Ubatuba. Conta com ótima infraestrutura náutica com garagens, clubes, marinas, agências de passeios, base de mergulho e toda rede de serviços náuticos. Algumas das marinas oferecem também aluguel de barcos e lanchas. A enseada está sempre repleta de embarcações de todos os tipos, que junto ao mar e à vegetação formam um dos mais belos cartões-postais de Ubatuba.

Saco da Ribeira – Ubatuba

Gastronomia

Com o passar dos anos e a intensificação do turismo em Ubatuba, a gastronomia foi ganhando espaço. Os restaurantes investiram em menus elaborados com as delícias da culinária caiçara misturadas a um toque de sofisticação, pratos diferentes aprimorados com temperos e ervas de raízes indígenas. Seguem algumas das nossas sugestões para uma completa experiência gastronômica na cidade.

  • Restaurante Ubapira: De frente para a praia num ambiente espaçoso e charmoso. Badejo à 14 Bis, excelente escolha.
  • Restaurante Rei do Peixe: Experimentamos a especialidade da casa: camarão rosa recheado com catupiri.
  • Restaurante Raízes: Abadejo à Raízes, uma das especialidades. Destaque para o ambiente decorado com peças 100% recicláveis.
  • Restaurante Peixe com Banana: A mistura de peixe com banana traduz a essência da culinária caiçara.
  • Restaurante Alentejano: Serve por quilo, perfeito para quem sai da praia esfomeado.
  • Pizzaria São Paulo: A melhor pizzaria da cidade e atendimento impecável

Hospedeagem

Indicamos: Itamabuca Eco Resort ou Hotel Giprita.

Especial Turismo Náutico: Ubatuba: Parte I


 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here