ArtePNEsporte

 


Com largada em frente à Sede Central do Iate Clube de Santa Catarina, evento mais tradicional da Vela Oceânica do estado encerra o calendário da temporada

Regata Volta à Ilha de Santa Catarina A 46ª Regata Volta à Ilha, a mais tradicional prova de vela oceânica do estado, acontece neste sábado, 13, com largada nas proximidades da Ponte Colombo Salles. Dezenas de embarcações são esperadas no evento, que encerra o calendário náutico do estado em 2014, como é tradição ao longo dos anos.

Com um percurso de aproximadamente 75 milhas náutica, equivalente a 120km, a regata contorna a Ilha por bombordo, ou seja, sempre mantendo-a à esquerda do barco e largando no sentido Sul. A sinalização de partida acontece às 10h, entre uma boia e a embarcação da Comissão de Regatas, o que garante um grande espetáculo ao público. O evento encerra também a Copa Veleiros de Oceano com presença das Classes ORC, C30, RGS A, RGSB, RGS C, RGS Cruzeiro, Proa Rasa e Visitante.

Nos últimos anos, os veleiros Catuana e Mano´s Champs têm dominado a regata. Atual Fita Azul da competição, o veleiro Catuana Kim, do comandante Paulo Cocchi, venceu a Volta à Ilha em seis ocasiões, contra quatro do Mano´s Champs. Além da disputa pelo título, as duas embarcações brigam também pelo recorde do evento.

Em 2005, o Catuana estabeleceu a marca de 09h13m como recorde de prova, mas no ano de 2011 foi a vez do Mano´s Champs, comandado por Avelino Alvarez, marcar 08h43m10s, tempo que segue como o melhor já registrado na regata. Inclusive, essa foi a primeira vez que uma embarcação completou o percurso em menos de nove horas.

Percurso:

A 46ª Regata Volta à Ilha segue com seu tradicional percurso. Os veleiros largam às 10h em direção ao Sul da Ilha, contornada por bombordo, seguindo em direção a linha de chegada, nas proximidades do Forte de Sant´Anna e boia no canal de navegação que passa pela ponte Hercílio Luz.

XIV Regata Ilha do Largo:

Paralelo as disputas da Volta à Ilha de Santa Catarina, ainda no dia 13 de dezembro acontece a XIV Regata Ilha do Largo – Ilha dos Ratones. A prova também conta pontos no ranking da Copa Veleiros de Oceano destinada aos barcos de menor porte e segue os mesmos moldes da principal competição. Essa regata vale apenas para os veleiros de RGS C, Proa Rasa e Visitante, com um traçado menor.

As largadas e chegadas acontecem no mesmo local, mas a Regata Ilha do Largo – Ilha dos Ratones conta com um percurso diferente. As embarcações devem contornar a Ilha do Largo, em frente ao Ribeirão da Ilha, em direção Norte, passar por entre os vãos centrais das pontes Colombo Salles, Pedro Ivo Campos e Hercílio Luz. Na sequência, os veleiros precisam contornar a Ilha de Ratones Pequeno, em frente a Ponta de Sambaqui, finalizando a regata nas proximidades da Ponte Hercílio Luz, em frente ao Forte de Santana.

Reunião dos Comandantes:

Nesta quarta-feira, 10, acontece na Sede Central do Iate Clube de Santa Catarina a Reunião dos Comandantes. Na ocasião, serão definidos os últimos detalhes da competição. O encontro está marcado para as 19h30 seguido de um jantar.

A 46ª Regata Volta à Ilha de Santa Catarina, organizada pelo Iate Clube de Santa Catarina, tem o patrocínio da Lifan Fratello e da Joalheria D´Vie.

Foto: Gabriel Heusi

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here