O evento foi uma celebração mundial de vela
Atraiu mais de 18 mil participantes de todas as idades e habilidades, acontecendo em 68 países, de 768 clubes e com 3.600 barcos. Foram realizadas corridas entre 0.00 e 23.59 GMT no dia 21 de setembro de 2014 em todo o mundo.
O evento tem um objetivo nobre, arrecadar fundos para Fundação Andrew Simpson Sailing, que auxilia no desenvolvimento de crianças para o meio náutico. Andrew, que dá nome à Fundação, faleceu no ano passado durante um treino para o América’s Cup. Por causa dos fortes ventos, o barco em que ele treinava virou e ele ficou preso por cerca de 10 minutos embaixo do catamarã de quase 22 metros.
Cada clube ao redor do mundo executa sua própria regata de acordo com o regulamento do evento, como ter no mínimo 15 minutos de velejada e mais de um quilômetro de extensão.
O Brasil participou através do Yacht Club de Ilhabela – Circuito Ilhabela de Vela – Copa Suzuki Jimny e o Iate Clube Santo Amaro, realizando uma regata específica para o evento mundial.
“O evento tem-se revelado um enorme sucesso e estamos muito satisfeitos em anunciar que, sujeita a ratificação, temos como estabelecer o novo Guinness World Record. E temos feito isso em grande estilo, com 87% dos resultados ainda a serem processados ”, disse Richard Percy, CEO da Fundação Andrew Simpson Sailing. “O comparecimento em 21 de setembro superou as nossas expectativas e estamos muito felizes de proporcionar uma oportunidade verdadeiramente global para que as pessoas se reúnem para desfrutar da vela. Esperamos que este evento se torne regular no calendário mundial de vela. ”
Bart’s Bash
[vimeo http://vimeo.com/107229790]