Equipe brasileira tem cinco velejadores para a disputa da competição da classe de iniciação à vela.
A próxima geração da vela brasileira está no Chipre para a disputa do Campeonato Mundial de Optimist. Cinco velejadores vão representar o país na competição, que será aberta nesta terça-feira (28), com as medições de barcos. A disputa de regatas começa na quarta-feira (29), e Leonardo Crespo, Mathias Crespo, Bernardo Martins, Lorenzo Balestrin e Erick Carpes estarão na água com o colete do Brasil. O projeto de Vela Jovem da Confederação Brasileira de Vela (CBVela) tem patrocínio do Grupo Energisa. A CBVela conta com o patrocínio máster do Bradesco.
“Estamos levando uma excelente equipe para representar o Brasil e temos uma expectativa positiva. É um campeonato superimportante para o desenvolvimento dos velejadores, já que é a classe na qual se consegue detectar novos talentos da vela”, explicou Juan Ignácio Sienra, coordenador técnico da Vela Jovem e chefe da equipe na competição.
A equipe já passou a última semana fazendo aclimatação no Chipre. No Mundial de Optimist, o treinador Felipe Novello é o responsável pelo comando técnico do time brasileiro. A delegação reúne velejadores de quatro clubes diferentes: Clube dos Jangadeiros/RS (Lorenzo Balestrin), Veleiros do Sul/RS (Erick Carpes), Clube Naval Charitas/RJ (Bernardo Martins) e Iate Clube do Rio de Janeiro/RS (Leonardo Crespo e Mathias Crespo).
“Claro que estaremos observando atentamente os resultados e a competitividade, mas esta é uma fase de formação para todos os atletas que estão aqui. É um momento importante de dar aos velejadores a vivência em uma competição de nível internacional, desde a preparação do barco às regatas em si”, afirma Juan.
Na vela, a classe Optimist é a porta de entrada. Trata-se de uma embarcação de pequeno porte, para crianças de até 60kg. O Campeonato Mundial terá disputa individual, prevista para ir até o dia 31 de agosto; e a Copa das Nações (Nations Cup), com regatas por equipes, de 1º a 5 de setembro.
SOBRE A CBVELA
A CBVela é a representante oficial da vela esportiva do país nos âmbitos nacional e internacional. É filiada à Federação Internacional de Vela (World Sailing) e ao Comitê Olímpico do Brasil (COB). Tem o Bradesco como patrocinador oficial e o Grupo Energisa como parceiro oficial e patrocinador oficial da Vela Jovem. A vela é a modalidade com o maior número de medalhas de ouro olímpicas na história do esporte do Brasil: sete. Ao todo, os velejadores brasileiros já conquistaram 18 medalhas em Jogos Olímpicos.