Close Menu
Perfil Náutico
  • Barcos
    • Barcos de Pesca
    • Iates
    • Jets / Infláveis
    • Lanchas
    • Veleiros
    • Wake / Ski
    • Outros
  • Mundo Náutico
    • Estaleiros
    • Eventos
    • Marinas
    • Mercado
    • Serviços
    • Técnica
  • Viver Náutico
    • Estilo
    • Viagem
    • Gastronomia
    • Planeta Água
  • Esportes Náuticos
Últimos Posts
30/05/2026

Ferrari dos mares: deck-lounge e alta performance

30/05/2026
26/05/2026

Perfil viagem: destino Maldivas

26/05/2026
23/05/2026

Do Sul ao Sudeste via estradas do mar

23/05/2026
20/05/2026

Armatti & Fishing no Catarina Aviation Show

20/05/2026
O que está em alta
30/05/2026

Ferrari dos mares: deck-lounge e alta performance

30/05/2026
26/05/2026

Perfil viagem: destino Maldivas

26/05/2026
23/05/2026

Do Sul ao Sudeste via estradas do mar

23/05/2026
Facebook X (Twitter) Instagram
segunda-feira, junho 1
Facebook X (Twitter) Instagram
Perfil NáuticoPerfil Náutico
  • Barcos
    • Barcos de Pesca
    • Iates
    • Jets / Infláveis
    • Lanchas
    • Veleiros
    • Wake / Ski
    • Outros
  • Mundo Náutico
    • Estaleiros
    • Eventos
    • Marinas
    • Mercado
    • Serviços
    • Técnica
  • Viver Náutico
    • Estilo
    • Viagem
    • Gastronomia
    • Planeta Água
  • Esportes Náuticos
Perfil Náutico
Home»Esporte»Brasileiro de Canoagem Oceânica teve desafio na ressaca
04/05/2017

Brasileiro de Canoagem Oceânica teve desafio na ressaca

04/05/2017
Facebook Twitter LinkedIn Email WhatsApp Copy Link

 

 


Forte ressaca durante a semana do evento deixou o mar bem agitado e com grandes ondulações.

No último final de semana de abril, dias 29 e 30, foi realizada a segunda edição do KOPA – The King Of Paddle, na praia de Toque Toque Pequeno, município de São Sebastião – SP, festival multiesportivo que hospedou a 1ª etapa do Circuito Brasileiro de Canoagem Oceânica 2017. A etapa era classificatória para o Mundial da modalidade, que acontece em novembro, em Hong Kong, na China. Somente as embarcações individuais participaram da classificatória.

Devido à forte ressaca que atingiu a região sudeste durante a semana, o mar estava bastante agitado e ondulações de cerca de 2,5m eram previstas na região. Fato que obrigou a organização do evento a alterar tanto o cronograma quanto o percurso de algumas modalidades, como foi o caso da Canoagem Oceânica.

O percurso previsto iria até a laje em frente à praia de Maresias, porém devido ao alto risco de navegação o percurso foi alterado para duas voltas entre a ilha de Toque Toque Grande e a boia de largada em frente à praia, aumentando o percurso inicial de 20 para 22km.
Antes da largada muitos atletas tiveram dificuldades para entrar no mar por causa da forte arrebentação. Mesmo se locomovendo para o canto esquerdo da praia, muitos recebiam ajuda de outros atletas que ajudavam a colocar a embarcação e os atletas dentro da água para realizar a largada embarcada em frente ao local do evento.
Após o som da largada, José Marcos Mendes Filho liderou a prova do começo ao fim, passando pela boia de contorno após a primeira volta com cerca de 53 minutos no cronômetro e completando o percurso com 1h52m24s. Em segundo lugar ficou o atleta David Levi da Silva, seguido por Luiz Wagner Pecoraro que recebeu punição de três minutos acrescido ao tempo total de prova por ter contornado a ilha de Toque Toque Grande no sentido contrário ao informado na reunião técnica. José Marcos e David Levi se classificaram para o Mundial da modalidade.
No Feminino Rayssa Corrêa Silva faturou o primeiro lugar, seguida por Viviane Vaz dos Santos e Carmen Lucia da Silva. Com isso, Rayssa e Viviane garantiram suas vagas para o Mundial de Canoagem Oceânica. Além da categoria Open, as categorias Junior e Sub-23 também classificavam os dois primeiros atletas masculino e feminino para o Mundial. No Junior Masculino, João Pedro Vieira Miguel e Denis Sander dos Santos foram os classificados. Na Sub-23 garantiram vaga João Pedro Schiavinato da Silva e Robson Ramalho Gomes da Silva. Já no Feminino Sub-23 a classificada foi Larissa Oliveira dos Santos.


Durante a prova um dos participantes teve problemas com sua embarcação e perdeu o controle do leme, o que o distanciou do percurso. O mar agitado no final de semana gerou dificuldades para o atleta que caiu na água e teve dificuldades de remontar na embarcação. Outros atletas participantes prestaram auxílio oferecendo hidratação e avisaram prontamente a organização sobre o ocorrido. O fato de o atleta ter se distanciado do percurso e a falta de visibilidade impediram os órgãos competentes (Bombeiros, Marinha do Brasil [Salvamar] e Defesa Civil) de continuar as buscas.
O atleta nadou em direção à praia onde encontrou uma estrutura de cultivo no mar e permaneceu agarrado até que o resgate o encontrasse na manhã do dia seguinte. O atleta passa bem e diz que irá continuar a competir, independente do ocorrido. A organização do evento decidiu não realizar a cerimônia de premiação em respeito ao atleta.
As provas de dupla, que seriam realizadas no domingo, não aconteceram por determinação da Marinha do Brasil. O comitê da modalidade divulgará onde e quando serão realizadas as provas que não aconteceram.

A próxima etapa do Circuito Brasileiro de Canoagem Oceânica será realizada em Paraty – RJ, no dia 11 de junho. Na 2ª etapa do Circuito Brasileiro de Canoagem Oceânica as provas individuais e duplas serão realizadas ao mesmo tempo.

Foto: Maurício Branco


Artigo AnteriorAgilidade e conforto na Evolve 235 Cab
Próximo Artigo Navegue pela Intermarine 95! Veja todos os detalhes em vídeo!

Artigos Relacionados

Primeiro Troféu Perpétuo Miss Blue

13/05/2026
Continue Lendo

Mubadala tem melhor resultado da temporada

02/03/2026
Continue Lendo

Temporada histórica para o Brasil no SailGP

30/11/2025
Continue Lendo

Qual Sea-Doo combina com o seu esporte aquático?

29/09/2025
Continue Lendo

Circuito de Regatas Marina Itajaí

24/02/2025
Continue Lendo

Rolex SailGP Championship – 3ª Etapa

05/02/2025
Continue Lendo
Deixar uma resposta Cancelar Resposta

Pesquisar
Arquivos
Principais Notícias

Limpeza na Baía de Guanabara

19/02/20253.968

Tirreno: novo padrão em embarcações sport

09/12/20241.964

Luxo náutico com foco no bem-estar

10/07/20251.850

Robin Lee Graham, a lenda vida da navegação

16/01/20251.845
Não Perca

Ferrari dos mares: deck-lounge e alta performance

30/05/2026

Fishing 440 Raptor, a queridinha para esportes e lazer Dezembro, 2025 – Entre os apaixonados por…

Continue Lendo
26/05/2026

Perfil viagem: destino Maldivas

26/05/2026
23/05/2026

Do Sul ao Sudeste via estradas do mar

23/05/2026
20/05/2026

Armatti & Fishing no Catarina Aviation Show

20/05/2026

O Portal Perfil Náutico é uma multiplataforma digital especializada em comunicação náutica. Os seus canais digitais oferecem um conteúdo 360º divulgando o melhor do perfil técnico de embarcações e equipamentos ao melhor do estilo de viver náutico.

Contate-nos: redacao@perfilnautico.com.br
Facebook X (Twitter) Instagram
  • Barcos
  • Mundo Náutico
  • Viver Náutico
  • Esportes Náuticos
© 2026 PN Mídia Comunicação Ltda . Artigos assinados ou comentários não representam necessariamente a opinião da PN Perfil Náutico. As imagens sem créditos foram fornecidas para divulgação pela empresa ou pessoa citada na publicação. Todas as informações técnicas devem ser atualizadas com a empresa de origem.

Portal desenvolvido por MKT2BIS Negócios Online.

Digite acima e pressione Enter para procurar. Pressione Esc para cancelar.