Forte ressaca durante a semana do evento deixou o mar bem agitado e com grandes ondulações.
No último final de semana de abril, dias 29 e 30, foi realizada a segunda edição do KOPA – The King Of Paddle, na praia de Toque Toque Pequeno, município de São Sebastião – SP, festival multiesportivo que hospedou a 1ª etapa do Circuito Brasileiro de Canoagem Oceânica 2017. A etapa era classificatória para o Mundial da modalidade, que acontece em novembro, em Hong Kong, na China. Somente as embarcações individuais participaram da classificatória.
Devido à forte ressaca que atingiu a região sudeste durante a semana, o mar estava bastante agitado e ondulações de cerca de 2,5m eram previstas na região. Fato que obrigou a organização do evento a alterar tanto o cronograma quanto o percurso de algumas modalidades, como foi o caso da Canoagem Oceânica.
O percurso previsto iria até a laje em frente à praia de Maresias, porém devido ao alto risco de navegação o percurso foi alterado para duas voltas entre a ilha de Toque Toque Grande e a boia de largada em frente à praia, aumentando o percurso inicial de 20 para 22km.
Antes da largada muitos atletas tiveram dificuldades para entrar no mar por causa da forte arrebentação. Mesmo se locomovendo para o canto esquerdo da praia, muitos recebiam ajuda de outros atletas que ajudavam a colocar a embarcação e os atletas dentro da água para realizar a largada embarcada em frente ao local do evento.
Após o som da largada, José Marcos Mendes Filho liderou a prova do começo ao fim, passando pela boia de contorno após a primeira volta com cerca de 53 minutos no cronômetro e completando o percurso com 1h52m24s. Em segundo lugar ficou o atleta David Levi da Silva, seguido por Luiz Wagner Pecoraro que recebeu punição de três minutos acrescido ao tempo total de prova por ter contornado a ilha de Toque Toque Grande no sentido contrário ao informado na reunião técnica. José Marcos e David Levi se classificaram para o Mundial da modalidade.
No Feminino Rayssa Corrêa Silva faturou o primeiro lugar, seguida por Viviane Vaz dos Santos e Carmen Lucia da Silva. Com isso, Rayssa e Viviane garantiram suas vagas para o Mundial de Canoagem Oceânica. Além da categoria Open, as categorias Junior e Sub-23 também classificavam os dois primeiros atletas masculino e feminino para o Mundial. No Junior Masculino, João Pedro Vieira Miguel e Denis Sander dos Santos foram os classificados. Na Sub-23 garantiram vaga João Pedro Schiavinato da Silva e Robson Ramalho Gomes da Silva. Já no Feminino Sub-23 a classificada foi Larissa Oliveira dos Santos.
Durante a prova um dos participantes teve problemas com sua embarcação e perdeu o controle do leme, o que o distanciou do percurso. O mar agitado no final de semana gerou dificuldades para o atleta que caiu na água e teve dificuldades de remontar na embarcação. Outros atletas participantes prestaram auxílio oferecendo hidratação e avisaram prontamente a organização sobre o ocorrido. O fato de o atleta ter se distanciado do percurso e a falta de visibilidade impediram os órgãos competentes (Bombeiros, Marinha do Brasil [Salvamar] e Defesa Civil) de continuar as buscas.
O atleta nadou em direção à praia onde encontrou uma estrutura de cultivo no mar e permaneceu agarrado até que o resgate o encontrasse na manhã do dia seguinte. O atleta passa bem e diz que irá continuar a competir, independente do ocorrido. A organização do evento decidiu não realizar a cerimônia de premiação em respeito ao atleta.
As provas de dupla, que seriam realizadas no domingo, não aconteceram por determinação da Marinha do Brasil. O comitê da modalidade divulgará onde e quando serão realizadas as provas que não aconteceram.
A próxima etapa do Circuito Brasileiro de Canoagem Oceânica será realizada em Paraty – RJ, no dia 11 de junho. Na 2ª etapa do Circuito Brasileiro de Canoagem Oceânica as provas individuais e duplas serão realizadas ao mesmo tempo.
Foto: Maurício Branco