Conheça as outras Cidades-sede da Volvo Ocean Race

Cidade o Cabo - Afríca do Sul

A Itajaí Stopover é a 9ª parada da Volvo Ocean Race desde que a flotilha zarpou de Alicante, no dia 11 de outubro de 2017.

Desde então, a cada perna da regata os veleiros aportam em uma cidade-sede. E ali ficam por cerca de duas semanas. O objetivo é, além de dar um descanso para a tripulação, também fazer a integração da regata, equipes e patrocinadores com a comunidade de cada cidade-sede.

A Vila da Regata é então montada de forma similar em cada stopover. E em cada país há uma programação intensa e cultural. A cidade abraça a Volvo Ocean Race e a Volvo Ocean Race abraça a cidade.

No Brasil a stopover já aconteceu cinco vezes no Rio de Janeiro, uma vez em São Sebastião – litoral de São Paulo e três em Itajaí.

Vamos conhecer um pouco de cada cidade-sede?

Alicante – Espanha:

Pela quarta edição consecutiva, a largada da Volvo Ocean Race aconteceu em Alicante. A cidade litorânea é um dos destinos de turismo mais populares da Europa. É uma cidade vibrante com uma grande variedade de bares e restaurantes.

VOR - Alicante Espanha

Lisboa – Portugal

Lisboa recebeu a regata pela terceira edição consecutiva e desta vez foi um pouco diferente. Os barcos chegaram diretamente de Alicante no final de um sprint curto para a Leg 1. Lisboa é uma cidade importante, pois desde 2016 é casa do Boatyard, onde a equipe de especialistas em construção de barcos prepararam a flotilha para 2017-18.

VOR - Lisboa Portugal

Cidade do Cabo – África do Sul

Porta dos mares o Sul, a Cidade do Cabo tem sido um marco icônico para os velejadores de todo o mundo. A cidade hospedou a Volvo Ocean Race 10 vezes – é, digamos, uma casa para os atletas. Com um cenário deslumbrante, uma comida incrível e uma cultura única, um lugar especial para os velejadores fazerem uma curta parada e se divertirem antes de mergulhar para o sul nos oceanos mais severos do planeta durante semanas.

(Imagem de capa)

Melbourne – Austrália

A edição 2017-18 da Volvo Ocean Race retornou a Melbourne – reconhecida como uma das maiores cidades esportivas do planeta – pela primeira vez desde 2006. É uma cidade vibrante que está emergindo rapidamente como um centro cultural de nível mundial e um destino culinário de destaque.

VOR - Melbourne Austrália

Hong Kong

Depois de navegar pelo Oceano Austral da Cidade do Cabo para Melbourne e avançar mais 5,8 mil milhas desde Melbourne, os atletas encontraram um merecido descanso em Hong Kong, além de uma grande recepção. Uma cidade deslumbrante, comida excepcional e tradições antigas. É a casa de um dos veleiros mais prestigiados da Ásia que fica no Royal Yacht Club de Hong Kong. A navegação faz parte da tradição de Hong Kong.

VOR - Hong Kong

Guangzhou – China

Em 2017-18, a Volvo Ocean Race realizou a quarta visita consecutiva a China – e a primeira vez em Guangzhou, uma das cidades mais importantes do país. Conhecida como a Cidade das Flores, Guangzhou tem uma história marítima rica que remonta 2.000 anos de tradição. Foi um importante porto comercial na Rota da Seda. Hoje, a cidade é uma metrópole moderna e reconhecida como o centro político, econômico e cultural do sul da China. Como um evento global, a Volvo Ocean Race está em boa companhia. Recentemente a cidade sediou competições esportivas internacionais, incluindo os 16º Jogos Asiáticos e os primeiros Jogos Paralímpicos da Ásia em 2010.

VOR - Guangzhou China

Auckland – Nova Zelândia

Há sempre algo acontecendo em Auckland, desde grandes eventos esportivos, concertos e festivais até aventuras ao ar livre. A cidade neozelandesa chama atenção pelas lojas de grife, comida e vinho. Não é nenhuma surpresa que Auckland atraia tanta gente por seu perfil náutico. O fato é que a cidade possui o maior número de barcos per capita do mundo – com mais de 135 mil embarcações atualmente registradas – não deixando dúvidas sobre por que seu apelido é a “Cidade das Velas”.

VOR-Auckland Nova Zelândia

Itajaí – Brasil

Estamos atualmente aqui na Itajaí Stopover, uma das mais badaladas paradas da VOR, afinal somos brasileiros. A cidade catarinense sedia pela terceira vez seguida a prova. Logo na primeira edição levou 250 mil pessoas à stopover (detalhe: sua população é de 200 mil pessoas). Para este ano a organização aguarda 400 mil pessoas.

VOR - Itajaí Brasil

Newsport – Estados Unidos

Newport é o local de pratica de vela mais famoso dos Estados Unidos. A bela e antiga cidade colonial, que há muito tempo se associou à America’s Cup, recebe mais um evento de vela de classe mundial para se orgulhar. A Volvo Ocean Race 2017-18 marcará a segunda visita consecutiva a Rhode Island, logo após zarpar de Itajaí. Depois uma estreia incrível em 2014-15, as expectativas são altas para o retorno depois de um gap de uma edição.

VOR - Newsport USA

Cardiff – País de Gales

A Volvo Ocean Race volta para território gales depois de uma década. Cardiff é uma cidade que tem seu próprio ritmo. Representa um retorno às raízes do evento, que começou a vida em Portsmouth com o nome de Whitbread Round the World Race em 1973. A chegada da Volvo Ocean Race em 2018 é mais uma façanha internacional do País de Gales, que também recebeu a final da UEFA Champions League em 2017.

VOR-Cardiff-País-de-Gales

Gotemburgo – Suécia

Quem visita a cidade sueca percebe o ar medieval, como se tivesse parado no tempo. É um lugar perfeito para experimentar a experiência da Volvo Ocean Race a partir de uma outra perspectiva. Ficar no píer e ver a entrada dos barcos para a penúltima perna será uma das atrações do evento. A edição de 2017-18 será a quarta que Gotemburgo recebe.

VOR-Gotemburgo-Suécia

Haia – Holanda

Depois de sediar um pit-stop de 24 horas na edição passada, Haia será o destino final da Volvo Ocean Race. A regata retona à cidade holandesa em alto estilo, como o porto de chegada oficial da edição 2017-18. Os holandeses têm uma paixão pela Volvo Ocean Race, que se estende por décadas. A lenda Conny van Rietschoten é o único a vencer duas vezes consecutivas a regata como comandante do Flyer em 1977-78 e do Flyer II em 1981-82. O país possui dois times competindo nessa edição, o AkzoNobel e o Brunel, e nada mais justo que os holandeses quererem fazer a festa no final deste grande evento.

VOR - Haia Holanda


 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here