Bruno Fontes em primeiro e Robert Scheidt em terceiro na estreia da Copa do Mundo de Vela
A chegada de uma tempestade à Flórida fez da estreia da Copa do Mundo de Vela em Miami um dia de disputas extremas, como definiu Robert Scheidt. O multicampeão foi segundo e quarto colocado nas duas regatas disputadas nesta segunda-feira (26) na raia de Biscayne Bay, sob chuva e ventos fortes. Em seu primeiro desafio em 2015, assumiu o terceiro lugar na classificação geral, com 6 pontos perdidos, atrás de Bruno Fontes, com quatro, e do neozelandês Andy Maloney, com cinco.
Scheidt iniciou a disputa velejando na flotilha azul da Laser, a classe mais numerosa, com 120 barcos, e contou com uma “ajuda” do compatriota Bruno Fontes na primeira regata. “Houve um momento, na segunda perna da prova, em que não dava para enxergar nada através da chuva, não consegui encontrar as marcas. Finalmente o Bruno viu um pouco de cor fora daquela massa cinza, eu fui com ele naquela direção, e nós dois tivemos um grande ganho”, conta o velejador.
Apesar da trégua da chuva, no período da tarde, os ventos alcançaram rajadas de 30 nós (55 km/h), exigindo mais do físico dos competidores. “A segunda prova poderia ter sido melhor, não fiz uma disputa especial”, admite Scheidt, patrocinado por Banco do Brasil, Rolex, Deloitte e Audi, com os apoios de COB e CBVela. “Mas não era preciso. Foi uma boa média, estou contente com o segundo e o quarto lugar na estreia. Ainda tem muita coisa para acontecer.”
A competição em Biscayne Bay segue o formato dos eventos olímpicos, com onze regatas para a classe Laser, divididas entre as fases classificatória e final, e descarte do pior resultado. Os dez melhores velejadores disputam o título no sábado (31), na medal race, valendo pontos dobrados.
Classificação após duas regatas
1. Bruno Fontes (BRA) – 4 pontos perdidos (1+3)
2. Andy Maloney (NZL) – 5 pp (4+1)
3. Robert Scheidt (BRA) – 6 pp (2+4)
4. Nick Thompson (GBR) – 7 pp (6+1)
5. Jean Baptiste Bernaz – 8 pp (3+5)
6. Nicholas Heiner (NED) – 8 pp (3+5)
7. Philipp Buhl (GER) – 9 pp (7+2)
8. Juan Bisio (ARG) – 10 pp (6+4)
9. Alex Mills-Barton (GBR) – 12 pp (10+2)
10. Matthew Wearn (AUS) – 14 pp (7+7)
Fotos Fred Hoffmann