O projeto foi feito especialmente para um cliente que estava à procura de um veleiro pequeno para velejadas curtas e sem complicações.

Muito comuns em terras norte americanas, os clássicos dinghies em madeira – veleiros de pequeno porte, com bolina, que podem ser facilmente rebocados pela estrada – são uma ótima opção para quem procura um veleiro com baixo custo de manutenção, de velejada fácil, segura e divertida.  Em 2017, o Estaleiro Kalmar apresenta ao mercado o Southwestern Dory, um veleiro de 18 pés de comprimento, feito em compensado naval revestido com fibra de vidro e resina epoxy. O projeto faz parte do acervo da Chesapeake Light Craft, tradicional empresa americana que comercializa projetos para fabricação amadora de embarcações em madeira ou compensado.

O projeto foi viabilizado por um cliente que estava à procura de um veleiro pequeno para velejadas curtas e sem complicações, que tivesse um estilo clássico e o charme da madeira. A equipe do Kalmar fez uma busca e apresentou algumas opções e o escolhido foi o modelo Southwestern. Com as plantas em mãos, vindas dos EUA, o trabalho de marcenaria foi executado com a maestria dos artesãos do Kalmar, que há 34 anos dominam as técnicas da construção de embarcações em madeira.

O resultado final foi um belo casco, resistente e durável, que além das velas possui mais dois tipos de propulsão: remos e um motor de centro, esse último um tanto conveniente para as manobras ou momentos de falta de vento.

kalmar

 

Os Dorys são embarcações com comprimento total que variam de 13 a 26 pés, tradicionalmente usados para pesca artesanal próxima da costa. O que os definem são suas linhas alongadas, com proa e popa afinadas e fundo chato, que são basicamente o reflexo de uma proposta de fácil construção. O Southwestern Dory é um desenho que se usa desses conceitos e a ele adiciona boas soluções para um uso com mais conforto e segurança. A exemplo, os bancos que se estendem por todo o interior do casco criando bom espaço para sentar, os compartimentos abaixo dos bancos que são preenchidos com isopor para mais flutuação, e os compartimentos estanques na proa e popa onde pertences podem permanecer secos. O arranjo das velas – duas caranguejas em mastreação de madeira – permite uma velejada gostosa e fácil, com boa performance. O arranjo interno dá à tripulação  confortável no manejo das velas, garantindo a diversão e o prazer de velejar.

Este projeto entra na categoria de projetos especiais do Kalmar, que são únicos, exclusivos e partem de uma encomenda baseada em uma ideia. Além de oferecer o serviço de construção da embarcação, o Kalmar também oferece todo o apoio na compra dos materiais, busca ou desenvolvimento do projeto (por projetistas parceiros), compra dos equipamentos, desenvolvimento de solução em ferragens, e todo e qualquer serviço que seja necessário para que a embarcação seja entregue pronta para navegar. Esse expertise, junto à uma vasta rede de fornecedores que há anos trabalham em parceria com o Kalmar, são parte do pacote de soluções que um cliente recebe ao optar por construir, restaurar ou reformar uma embarcação no Estaleiro Kalmar.

SERVIÇO

Estaleiro Kalmar
(47) 3348 2916 ou (47) 9 8865 3954
danilo@kalmar.com.br


 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here