O veleiro Itajaí Saling Team, do comandante Marcelo Gusmão Reitz, foi o primeiro a chegar a Itajaí e é o campeão da 12ª edição da Regata Marejada, disputada sábado, que teve largada em Jurerê Internacional, em Florianópolis.
A primeira colocação também garantiu à equipe o título de campeão da Copa Veleiros de Oceano de Santa Catarina. A tripulação vencedora contou com a participação especial do diretor-superintendente da Portonave, Osmari de Castilho Ribas, convidado a disputar a prova. As boas condições do mar e os ventos favoráveis fizeram com que o veleiro concluísse o percurso em pouco mais de três horas de navegação.
No ano passado, os itajaienses já haviam sido os primeiros a chegar, garantindo o Troféu Fita Azul, mas não ficaram com o título de campeão da regata no tempo corrigido. A competição, organizada pelo Iate Clube de Santa Catarina e Associação Náutica Itajaí (ANI), é uma das mais tradicionais do Calendário de Santa Catarina. A Regata Marejada é um evento com percurso livre entre Jurerê e Itajaí, que exige uma boa tática das equipes.
De acordo com o comandante Marcelo Gusmão Reitz, as boas condições dos ventos favoreceram as condições da regata e, em alguns pontos, o veleiro chegou a atingir 20 nós (cerca de 37,04 quilômetros por hora).
“Tudo saiu de acordo com o planejamento. A prova, mais uma vez, foi muito bem organizada”, acrescentou o coordenador do projeto Itajai Sailing Team Alexandre dos Santos.
Pela primeira vez a bordo de um veleiro de alta performance para disputar uma regata, o diretor-superintendente da Portonave, Osmari de Castilho Ribas, destacou a competência da equipe e a importância de ter um time de vela na cidade para estimular os esportes náuticos. Castilho pontuou que a equipe da é fundamental para o fortalecimento das atividades náuticas em Itajaí e região e para o resgate de uma vocação que está inserida nas tradições locais.
Castilho explica que, com um time de vela como o do Itajaí Saling Team, até arriscava a participar de competições mais longas. O projeto Itajaí Sailing Team tem o patrocínio da Portonave, APM Terminals Itajaí, Multilog, JBS, Brasfrigo, Poly Terminais e apoio da Anasol, Molim e Clindex.