Os Volvo Ocean 65 (VO65) são as embarcações a vela mais modernas e velozes do planeta.
Até 22 de abril, o público que visita a “vila da regata” em Itajaí está em contato com as mais modernas e inovadoras tecnologias para veleiros do mundo. Construídos por um consórcio que reúne quatro dos melhores estaleiros do planeta, os barcos da Volvo Ocean Race são rigorosamente iguais. E buscam promover uma competição mais justa, em que o talento humano possa sobressair.
Embarcações e regras rigorosas
Desde a última edição da regata Volvo as regras mudaram para que a prova ficasse mais parelha. Hoje não há diferenças no design e construção dos veleiros, que no passado ficavam a cargo de cada equipe. A organização passou a fornecer embarcações rigorosamente iguais para cada time, o que na vela é chamado de “One Design”.
Isso torna o desafio ainda mais atrativo para os maiores navegadores do mundo. Já que o talento de cada um passou a fazer uma diferença ainda maior.
“Se a regata não tivesse mudado para o ‘one-design’ eu nem teria me interessado em participar novamente da Volvo Ocean Race”, atesta o último vencedor da disputa, Ian Walker, comandante campeão no Abu Dhabi Ocean Racing, em 2014-15.
- Marina Itajaí terá programação gratuita durante a Volvo Ocean Race
- Conheça os velejadores brasileiros que já participaram da Volvo Ocean Race
Inovação e alta tecnologia em barcos totalmente iguais
O fato de os barcos serem todos de um mesmo projetista – no caso, Bruce Farr –, e terem sido construídos nos mesmos estaleiros não significa que o nível de desenvolvimento tecnológico da regata tenha diminuído. Pelo contrário: as naves de pouco mais de 20 m de comprimento e 5,6 m de largura são feitas com técnicas aeroespaciais usando os mais modernos materiais disponíveis no mundo.
Desde o casco, feito inteiramente em fibra de carbono, para ser o mais leve e resistente possível, até as velas, que são moldadas em uma forma especial com fios de Aramida e Dyneema, duas fibras sintéticas que possuem resistência sete e quinze vezes maiores que o aço (com peso relativo muito menor), tudo nos VO65 é feito com o que existe de mais avançado.
A construção em números
Sempre visando o menor peso possível, os enormes mastros de mais de 30 m (o equivalente a um prédio de nove andares) e a retranca, a peça perpendicular ao mastro que segura a parte de baixo da vela principal, são feitos em carbono de alto módulo. O estaiamento, que nos barcos tradicionais é de cabos de aço, também é todo em fibra de carbono. Um conjunto que, junto ao casco também levíssimo, permite ao barco todo pesar apenas 12.500kg. Sendo que 3.465kg estão no bulbo da quilha, a “barbatana” de baixo dos veleiros, que navega a 4,7m de profundidade.
Ficha Técnica do Volvo Ocean 65
Comprimento | 20.37 m (66.830 pés) |
Linha d’água | 20.00 m (65.61 pés) |
Comp. total (com gurupés) | 22.14 m (72.63 pés) |
Boca maxima (largura) | 5.60 m (18.37 pés) |
Calado máximo | 4.78 m |
Deslocamento (peso) | 12,500 kg |
Quilha | Basculante em +/- 40 graus com 5 graus de inclinação longitudinal |
Bolinas | Duas bolinas de proa, uma em cada lado |
Lemes | Dois lemes na popa |
Tanques de lastro na popa | Dois de 800L abaixo do convés |
Tanque de lastro na proa | Um de 1100L à vante do mastro |
Altura do mastro | 30.30 m (99.4 pés) |
Comprimento do gurupés | 2.14 m (7pés) |
Área Vélica (contravento) | 468 m2 (Grande mais Code 0 de tope) 296 m2 (Grande mais Buja) |
Área Vélica (popa) | 578 m2 (Grande mais A3) |
Motor | Volvo Penta D2-75 com S-drive |