Ter um super iate pode ser o sonho de muita gente, mas para isso é preciso gerenciar uma “jóia flutuante”
Serviços personalizados e ancoragens exclusivas em águas internacionais, essa é a realidade da indústria dos super iates mundo afora que tem influenciado no desenvolvimento da gestão de bens de luxo no Brasil e aquecido o mercado náutico. De acordo com Patrícia Davet, “gestora de super iates” e fundadora da Lord Howe Yachting & Ocean, empresa que representa internacionalmente brasileiros proprietários de super iates, este é um mercado em evidência e com potencial de crescimento nos próximos anos.
“A economia mundial foi dramaticamente afetada devido às limitações impostas pela pandemia, no entanto, o mercado de super iates revelou-se uma exceção, crescendo à medida que seu consumidor buscava, dentre outros aspectos, por luxo e isolamento, estimulando-os indiretamente pela decisão da compra do primeiro barco ou pelo upgrade”, revela.
De acordo com a Boat International Media, organização reconhecida mundialmente e com maior autoridade no assunto, em 2021, o Brasil ocupa a 9ª posição no ranking global dos 20 principais países construtores de super iates. O Brasil é o único a representar as Américas acompanhado dos Estados Unidos e superado, apenas, por proeminentes como Itália, Holanda e Alemanha.
Navegar com liberdade e explorar lugares paradisíacos com uma infraestrutura de dar inveja a muitos hotéis cinco estrelas é possível a bordo de um super iate. No entanto, pelo encanto e luxo a bordo, o que pouca gente imagina, é que o super iate é uma atraente associação de complexidade e alto custo. Demandando uma gestão especializada que reúna o conhecimento e a experiência ideal para garantir que o super iate performe com boa relação custo-benefício e principalmente em segurança.
Detalhes complicados são resolvidos com praticidade com o suporte profissional adequado
Gestão financeira, logística e de manutenção técnica, compliance atendendo normas internacionais (e.g. IMO e ILO), bem como contratação, treinamento e gestão da tripulação são exemplos práticos do escopo de serviços oferecidos por esses gestores.
Salvo exceções, os super iates são de propriedade corporativa, ou seja, um CNPJ é criado especialmente para este fim. Sendo este, outro detalhe importante que motiva a contratação de um gestor capaz de assegurar principalmente transparência no controle financeiro, gerenciamento de riscos e proteção de ativo.
Esta necessidade é de fato um influenciador para que o serviço de gestão de bens de luxo estar em considerável ascensão no Brasil, bem como, o crescente poder aquisitivo do público HNWI (high-net-worth individual) como mostra o relatório Riqueza Global, publicado anualmente pelo Credit Suisse Group, onde mostra uma alta de 2,7% na participação da riqueza do país por parte de 1% da população, alcançando o índice de 49,6%.
Alguns detalhes que parecem complicados podem ser resolvidos com praticidade quando se possui o suporte profissional adequado. A gestora internacional, sediada estrategicamente em Luxemburgo, explica que os brasileiros proprietários de super iates tendem a mantê-los fora do país.
“Gerenciamos um portfólio de super iates registrados sob as mais renomadas bandeiras marítimas internacionais e baseados, principalmente, no Sul da França e no Principado de Mônaco.O Mar Mediterrâneo é, sem dúvidas, o berço da indústria de super iates e reconhecido pela distinta infraestrutura existente para cruising season (alta temporada de cruzeiro) e lay-up season (baixa temporada, ideal para realizar grandes reparos e manutenções técnicas). Fatores determinantes para que possamos propiciar ao proprietário, família e amigos excelência em serviços, segurança, privacidade e luxo”, exemplifica.
Mais sobre a Lord Howe Yachting & Ocean
Empresa fundada em Luxemburgo pela catarinense Patricia Davet, a qual representa única e exclusivamente brasileiros proprietários de super iates que buscam experiências náuticas por toda a Europa a bordo de seu próprio iate, oferecendo um completo e personalizado serviço de gerenciamento de super iates.
A Lord Howe Yachting & Ocean compartilha o know-how e a experiência com a Luxembourg Marine Services – um Gestor Marítimo Credenciado pelo Ministério da Economia de Luxemburgo – localizado em Luxemburgo e no Principado de Mônaco, e que oferece serviços para a Marinha Mercante, para plataformas de óleo e gás, e gerenciamento de super iates desde 1995.
O serviço integrado de gerenciamento de super iates inclui serviços financeiros e contábeis, compliance, administração da tripulação, gestão técnica, de operações e logística.