A versão top de linha
A Porsche lançou no Salão do Automóvel de Tóquio, o Panamera mais rápido, potente e luxuoso na sua série Gran Turismo. Com potência de 570 cv e atingindo a velocidade máxima de 310 km/h, a versão top de linha Panamera Turbo S tem, pela primeira vez, uma versão Executive do Panamera Turbo S.
O luxo do novo Panamera Turbo S fica evidente em diversas características, e uma delas muito presente é o seu visual. A cor externa Palladium metálica será exclusiva. A síntese entre exclusividade e esportividade continua no interior do carro por meio do revestimento em couro de duas tonalidades. Um destaque em particular é o novo pacote de acabamento interno em nogueira com textura escura Dark Burl Walnut. O novo acabamento ainda inclui alguns toques em vermelho.
No quesito conforto, o carro também é diferenciado. Os bancos elétricos dianteiros com 14 pontos de ajuste vêm de fábrica e podem ser combinados com o pacote de memória que inclui um prolongamento da superfície do banco, suporte lombar e ajuste elétrico da coluna do volante. Os dois bancos traseiros individuais não perdem e têm um apoio para o braço dobrável central e oferecem bom espaço generoso para as pernas e a cabeça, mesmo para passageiros de alta estatura. Tanto os passageiros na dianteira como os da traseira estão protegidos por air-bags laterais.
Já no quesito dirigibilidade, destaque para as rodas de 20 polegadas, que além de maiores, são mais largas do que as rodas padrão das outras versões do Panamera. Dentre a extensa lista de equipamentos de série estão os sistemas que controlam a dinâmica da direção, como o controle dinâmico de chassi Porsche (Porsche Dynamic Chassis Control – PDCC), que estabiliza e reduz a inclinação lateral do veículo quando ele começa a fazer a curva. Outro destaque do Panamera Turbo S é o sistema de frenagem altamente eficiente e particularmente resistente ao desgaste.
A potência também chama a atenção no Panamera Turbo S. O pacote Sport Chrono vem de fábrica e coordena a potência do motor e o chassi com o toque de um botão para garantir uma resposta consistentemente esportiva e rápida. Algumas funções ainda merecem destaque, como a overboost, que aumenta temporariamente a pressão momentânea para permitir aceleração e arrancada ainda mais rápidas, e a função Launch Control, que garante a melhor aceleração possível na arrancada.
Igualmente rápida é a resposta para a troca das sete marchas do Panamero. O programa PDK (Porsche Doppelkupplung, dupla embreagem Porsche) permite que isso seja feito rapidamente, acelerando o novo modelo Gran Turismo de primeira categoria de zero a 100 km/h em 3,8 segundos.
O Porsche Panamera Turbo S será vendido no Brasil somente por encomenda. O preço inicial será definido por ocasião da chegada do modelo ao país.
Veja como é o consumo dessas máquinas
Consumo do Panamera Turbo S na cidade: 14,7 litros/100 km; consumo de combustível nas estradas: 7,7 litros/100 km; consumo combinado: 10,2 litros/100 km; emissões de CO2: 239 g/km
Consumo do Panamera Turbo S Executive na cidade: 14,9 litros/100 km; consumo de combustível nas estradas: 7,8 litros/100 km; consumo combinado: 10,3 litros/100 km; emissões de CO2: 242 g/km
Porsche