Questões detalhadas

“As mudanças climáticas e o aumento do nível do mar são problemas enfrentados por esta geração”, disse Roddy Blair, gerente da Marina em Porto Montenegro. “Porto Montenegro, como a principal marina de super iates na região do Mediterrâneo, faz o melhor para ajudar e está idealmente posicionada para promover as melhores práticas ambientais.”

Porto Montenegro é a primeira marina do mundo a receber o credenciamento Platinum das Associações das Indústrias Yacht Harbor e Marina, graças à sua consciência ambiental e compromisso com a construção de uma cultura de eco consciência. “É uma grande parte da nossa reputação”, acrescenta Blair. O Porto Montenegro está situado no coração da Baía de Boka, protegida pela UNESCO, uma área de grande beleza natural e um dos destinos de cruzeiro mais impressionantes do mundo.

Dentro da própria marina, Porto Montenegro toma medidas para ajudar a minimizar sua pegada de carbono, utilizando painéis solares para aquecer a água em vários blocos de serviço, além de operar veículos elétricos em toda a marina, mantendo as emissões no mínimo. “São pequenos detalhes, mas passo a passo, eles constroem uma imagem maior”, disse Roddy Blair.

Natureza primeiro

Para proteger contra incêndios e defender as belas florestas nas margens da Baía de Boka, o Porto Montenegro lançou seu próprio barco de salva-vidas. A embarcação de 9,79 milhões, no valor de 400.000 euros, serve a marina de super iates e o serviço de resgate local no município de Tivat e foi fundada pela empresa local Navar Incorporated.

O fireboat foi nomeado Jovana, em homenagem à filha de um dos funcionários mais famosos de Porto Montenegro, o gerente de segurança e proteção ambiental, Aleksandar Drakulović. Drakulović passou o verão de 2017 envolvido em atividades de combate a incêndios e na evacuação de povos ameaçados da Baía Luštica.

A cooperação contínua de Porto Montenegro com o Instituto de Biologia Marinha apoia a pesquisa científica e a preservação de espécies de peixes e conchas, além de monitorar a limpeza dos mares locais.

“Os dados mais recentes sugerem que as águas da marina são completamente seguras, limpas e até adequadas para a natação, sem efeitos colaterais negativos dos barcos que entram na marina”, confirmou Roddy Blair.

Imagens: Sand People Communication/Divulgação/Porto Montenegro

Marina life

Tomando muito cuidado para lidar com os hábitos de reciclagem e combater a poluição, o Porto Montenegro uniu forças com o projeto Seabin em 2016 para se tornar um parceiro piloto em seus testes e promoção. Embora o Seabin tenha sido incrivelmente eficaz na remoção de lixo flutuante das águas da marina, um dos principais objetivos deste projeto foi de fato aumentar a conscientização.

“Temos infraestrutura embutida para isso”, disse Blair. “Um sistema de bombeamento de água cinza e preto está disponível em todos os berços acima de 20 metros e é gratuito. Há também uma prensa de papel no local para papel e papelão, garantindo seu transporte eficiente para as usinas de reciclagem. Os resíduos perigosos são coletados dos iates e descartados por métodos aprovados pelo governo. ”

Sem plástico

Como medida adicional, o Porto Montenegro compra água potável em grandes quantidades sustentáveis, usadas para encher garrafas de vidro reutilizáveis ​​em vez de garrafas de plástico. “Parece muito melhor que o plástico e, o mais importante, não prejudica o meio ambiente”, conclui Roddy Blair.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here