Arkema 4
Lançado no final de setembro, o Arkema 4 vem registrando saídas de treinamento na costa de Gironda. Com 23 dias de navegação e mais de 1.200 milhas náuticas já sob controle, seu capitão Quentin Vlamynck está crescendo em confiança a bordo de seu novo Multi 50, que está cumprindo todas as suas promessas e está cada vez mais à vontade a bordo!
34,5 nós, um primeiro recorde!
Após seu lançamento, no sopé do estaleiro Lalou Multi, onde ganhou forma e ganhou vida, o trimarã Arkema 4 desde então vem navegando em um ritmo constante entre a foz do estuário do Gironde e o farol de Córdoba. Em primeiro lugar, o barco está se revelando um puro-sangue: “Quando você segue a construção de um Multi 50 dia após dia, você realmente percebe o quão grande é um quebra-cabeça. Após as habituais verificações iniciais e a validação da escolha dos materiais, repassamos todas as manobras”, explica Quentin Vlamynck, revelando que está a assumir o comando do seu barco com cautela.
“Devido às opções de aerodinâmica que escolhemos, todas as cordas passam por baixo da ponte, por isso é importante ter a certeza de que nada atrapalha. Tenho sentimentos muito bons sobre isso e o barco tem um bom desempenho. Ele acelera rapidamente e atravessa a água … Um verdadeiro Multi50! Nosso primeiro recorde de velocidade foi de 34,5 nós no estuário! ” declara um capitão encantado.
Esses passeios também permitiram que muitos interessados envolvidos na construção do barco pudessem navegar nele: Maxime Paul e César Dohy, dos veleiros Incidence, os engenheiros do piloto automático da Madintec e, claro, Nicolas Coudrais do Design Office e o arquiteto Romaric Neyhousser. “Todos estão maravilhados com o comportamento do barco e as escolhas coletivas feitas. É uma grande conquista.”
Sparring partner
De volta a Verdon-sur-Mer para sua reforma de inverno, após uma temporada com as cores da Leyton, o Multi 50 Noir Désir (ex-Arkema 1) está se revelando um excelente parceiro de treinamento para Quentin e Lalou Roucayrol. Durante três dias na semana passada, os dois Multi 50s realizaram muitos testes de velocidade e manobras para lutar entre si.
“Essas experiências de navegação confirmam a boa base que temos em nossas mãos e estamos confiantes no potencial do barco. Tínhamos todas as condições para fazer uma comparação real, o que nos permite avançar nos polares de velocidade do Arkema 4. Basta identificar janelas de tempo favoráveis para se aventurar mais longe da costa e por períodos mais longos. Isso me permitirá entender totalmente a vida a bordo! ”
O Arkema 4 retornará à doca seca no final de janeiro para seu primeiro checkup de inverno antes de aceitar o desafio de seu primeiro grande prêmio oficial na primavera!