A ARCADIA YACHTS comemora seu décimo aniversário com o novo SHERPA XL

Proprietários e suas necessidades no centro de cada projeto

Faz dez anos que o primeiro A 85 foi apresentado ao público, marcando a introdução do novo conceito de iate. Durante esses dez anos, a ARCADIA YACHTS ganhou um papel de destaque no palco do iatismo internacional, entregando cerca de 30 embarcações e sempre colocando os Proprietários e suas necessidades no centro de cada projeto.

“A ARCADIA YACHTS se apresentou com um conceito de iate a motor que se destacava da multidão”, declara Ugo Pellegrino, único diretor do estaleiro italiano. “Não era apenas o design e o layout dos interiores, havia também uma série de soluções que permitem aos hóspedes desfrutar de um iate de maneira diferente, mais próximo do elemento circundante, do mar e da natureza. O objetivo da marca era (e é) um estilo de vida diferente e mais orientado para o bem-estar.

Um iate quieto, onde não há necessidade de se segurar quando se está navegando, um iate que não vibra e no qual as pessoas podem relaxar em um sofá e apreciar a vista. Há dez anos, acreditávamos e trabalhamos em um barco com abordagem diferente ao iatismo, na qual a pressa não deve ser uma constante. Mais pessoas se conscientizaram disso, o que inevitavelmente leva a economizar muito combustível e, portanto (conscientemente ou não), a reduzir consideravelmente o impacto ambiental”.

Experiência única de vida no mar em contato próximo com o meio ambiente.

Dos painéis solares que permitem reduzir o uso do gerador quando ancorado, às grandes janelas com isolamento térmico e ao casco semi-planante de alta eficiência (que permite reduzir consideravelmente o consumo de combustível), tudo a bordo dos iates ARCADIA é projetado para fornecer uma experiência única de vida no mar em contato próximo com o meio ambiente.

As áreas abertas em todos os iates da ARCADIA permitem tornar-se parte integrante do ambiente marinho, como se o próprio mar fosse uma extensão natural do iate. As janelas, as aberturas laterais e os inovadores painéis de vidro (que podem ser abaixados e elevados como janelas de carros) geram espaços nos quais o limiar entre o interior e o exterior se torna imperceptível, enquanto os espaços fechados se dissolvem e são absorvidos pelo ambiente natural circundante.

Nos iates ARCADIA, o ambiente natural é mais do que celebrado – também é, e talvez o mais importante, respeitado. As amplas aberturas limitam o uso do ar condicionado, graças à agradável brisa do mar que pode soprar livremente pelo iate. Os painéis solares integrados na parte superior do iate reduzem o uso do gerador, o que também permite apreciar melhor os sons naturais quando ancorados. O uso de painéis de vidro de ponta com considerável isolamento térmico testemunha o compromisso do estaleiro em manter seus princípios ambientais.

220 metros quadrados de espaços interiores e exteriores

Os espaços no interior do novo SHERPA XL usam eficientemente cada centímetro do comprimento total de 24 metros da embarcação e (especialmente) o aproximada largura de 7 metros, que é maior que a médio de 6,4 metros de iates na categoria 85-90 pés, disponíveis no mercado. Isso significa que a área útil total é de 220 metros quadrados, dentro e fora, graças à solução de garagem lateral.

O conceito do SHERPA XL, desenvolvido com o estúdio de design Hot Lab de Milão, desenvolve-se em torno da disposição dos decks. Os decks de proa são escalonados, de modo que há uma escada central com diferenças de altura reduzidas. Esse layout incomum permitiu alcançar grandes espaços em uma altura limitada, organizando volumes de maneiras incomuns desfrutado a qualquer hora do dia.

A relação direta com o mar é aprimorada no cockpit, que é conectado à plataforma de popa por um pequeno conjunto de degraus cênicos. Essas etapas criam um padrão de intertravamento entre a parte superior estreita e o baixo volume que suporta o terraço. Este espaço amplo, com quase 65 metros quadrados, não tem ônus e pode ser desfrutado a qualquer hora do dia.

A capacidade do estaleiro de criar, à frente da casa das máquinas, uma garagem lateral grande o suficiente para abrigar uma proposta de 4 metros (ou mais) de comprimento, significa que a plataforma está sempre limpa. Essa é uma vantagem considerável em termos de elegância e conforto em comparação com os itens atualmente disponíveis no segmento de 85 a 90 pés.

Inovações tecnológicas para aumentar o conforto a bordo

As laterais do cockpit têm aberturas que permitem aos hóspedes apreciar a vista enquanto relaxam nos sofás ou sentados à mesa (que é grande o suficiente para acomodar de oito a dez pessoas na versão opcional). A característica de união entre interiores e exteriores, que destaca a relação com o mar e o ambiente circundante, é definitivamente a claraboia (35 m²), onde, graças às janelas totalmente para cima e para baixo, basta tocar em um botão para desfrute diretamente da brisa do mar – o melhor ar-condicionado que você poderia desejar.

“Ao construir o SHERPA XL, melhoramos ainda mais nosso sistema de isolamento térmico, caracterizado por vidro com vários vidros com gás isolante entre painéis de vidro”, acrescenta D’Ambrosi. “Esta tecnologia pode ser apreciada no skylounge em particular, que pode ser desfrutado plenamente reduzindo ao mínimo o uso do sistema de ar condicionado e, às vezes, não o utilizando”.

A espreguiçadeira de 35 metros quadrados no andar superior tem uma área de bar que enfatiza a filosofia ao ar livre do SHERPA XL. Toda a área (ao contrário dos tradicionais Flybridge com casa do leme) é totalmente dedicada aos hóspedes, proporcionando privacidade.

Geometrias simples ao serviço de volumes 

A forte interação com o ambiente circundante também pode ser vista no design dos interiores, que são caracterizados por móveis sofisticados em estilo seco e essencial, com geometrias simples que maximizam volumes. O espaço disponível é usado em toda a extensão e oferece o maior conforto possível quando se vive a bordo. Além disso, novos arranjos de construção permitiram otimizar os tempos de montagem e usar móveis de alta qualidade. Por último, mas não menos importante, o uso de materiais de ponta permitiu reduzir significativamente o peso total.

Proprietários diferentes têm necessidades diferentes, portanto o SHERPA XL foi projetado em uma versão de três ou quatro cabines. No primeiro, uma cozinha fechada fica na claraboia, enquanto na versão de três cabines fica no convés inferior. Em ambas as versões, foi dado grande cuidado ao garantir um serviço a bordo eficiente e discreto, separando as áreas de hóspedes dos alojamentos de tripulação. Existem caminhos especiais reservados para a tripulação (até três membros), garantindo níveis de privacidade normalmente encontrados em iates maiores.

A cabine principal tem mais de 22 metros quadrados e se funde perfeitamente com o banheiro. Como não há divisórias, os proprietários podem desfrutar de um espaço com um toque doméstico grande, aberto e cheio de luz em particular, graças às janelas panorâmicas no casco. A cabine VIP na proa segue o mesmo princípio e consegue expandir o espaço percebido de maneira quase teatral.

Casco e propulsão em alta evolução para mais de 1400 milhas

Muitas inovações técnicas estão no sistema de casco e propulsão, que foram estudados em conjunto para otimizar o desempenho em termos de conforto e consumo. A qualidade do trabalho de engenharia realizado neste iate é certificada pelos primeiros testes, nos quais o iate atingiu velocidade máxima de 23 nós, consumindo aproximadamente 6,5 l litros por milha náutica a 12 nós (com o sistema de propulsão IPS-1.350). Isso é quase 30% menor em comparação com outros iates no segmento de 85 a 90 pés. O alcance estimado sobe para mais de 1.400 milhas náuticas a uma velocidade de 10 nós.

Para reduzir ao mínimo seu impacto ambiental usando energia renovável, o SHERPA XL está equipado com painéis solares (marca comercial da ARCADIA) que garantem 3 KW de energia limpa (suficiente para alimentar os principais serviços de hotelaria a bordo). Como até ações mínimas repetidas muitas vezes podem oferecer grandes benefícios ao meio ambiente, o SHERPA XL possui dispositivos de baixo consumo e iluminação LED.

 

 

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