Uma parceria entre o famoso estaleiro alemão Blohm + Voss com a premiada arquiteta iraniana Zaha Hadid
Chega para mostrar como um projeto arrojado de engenharia naval e design contemporâneo pode acabar com as tradicionais linhas horizontais dos superyachts. Com design fluido e inspirado nas formas orgânicas do fundo do mar, a linha Unique Circle Yachts foi apresentada em Londres com um protótipo de 128 metros, que será usado como base para construção de 5 superyachts de 90 metros totalmente customizados para os exigentes clientes da Blohm + Voss.
Com estrutura semelhante a um exoesqueleto, os yachts desenhados por Zaha Hadid permitem variações dos espaços internos e externos. Uma rede entrelaçada que varia de espessura forma diferentes ambientes sugerindo uma estética natural que vai do interior para o exterior, inspirada na forma estrutural orgânica da vida marinha subaquática. O casco foi desenvolvido em cima de pesquisas hidrodinâmicas para ser desenhado. O iate foi concebido pelo escritório de arquitetura da iraniana, com suporte técnico naval da própria Blohm +Voss.
“Como objeto dinâmico, que se move em ambientes dinâmicos, o design de um barco deve incorporar parâmetros adicionais àqueles usados na arquitetura, já que tudo se torna mais extremo na água. Cada iate é uma plataforma de engenharia que integra demandas específicas de hidrodinâmica e estrutura com altos níveis de conforto, espaço e segurança”, conta Zaha Hadid.
JAZZ dos mares
O primeiro superyacht da linha de cinco da Unique Circle é o Jazz. Com todas as especificações já definidas pelos profissionais do estaleiro alemão, o layout deixa possibilidades de customização de acordo com as necessidades de desejos do futuro proprietário. A arquitetura do iate foi feita com o refinamento e com todos os requerimentos para cruzar oceanos.
“A ideia da linha Unique Circle Yachts é permitir a variação de um genótipo e seus fenótipos, oferecendo uma gama de possíveis soluções baseadas em uma plataforma que os relacionem. Como o resultado do design de Zaha Hadid é maleável, é possível atender os desejos e necessidades individuais de um cliente potencial, e é isso que está no coração da abordagem Blohm + Voss para o design de iates. A eficiência de um projeto não se encontra apenas na sua funcionalidade e forma, mas também na sua capacidade de adaptação”, explica Dr. Herbert Aly, o CEO da Blohm+Voss.
Para Aly, a construção de um superyacht em um nível estético é uma grande tarefa de design com tudo customizado até o último detalhe. Ele lembra que na época dos barcos a vapor, havia uma tentativa de utilizar elementos da construção de barcos na arquitetura. “Zaha Hadid e sua equipe pegaram essa essência e criaram, com uma visão nova e ousada, um novo marco na criação de superyachts “, conclui.
PARCERIAS PARA INOVAÇÃO
Já famosos por construir yachts inovadores, ousados e 100% customizados há 135 anos, essa não é a primeira vez que o estaleiro alemão se une a escritórios de design renomados para construir obras de arte sobre as águas.
No portfólio estão alguns projetos conhecidos pela ousadia, como o Eclipse, considerado o segundo maior iate do mundo, com 533 pés e valor aproximado de 485 milhões de dólares. O superyacht foi desenhado por Terrence Disdale para Roman Abramovich. Outro bilionário a adquirir uma obra de arte da Blohm+Voss foi o russo Andrey Melnichenko, que por cerca de US$ 300 milhões comprou o inovador “A”, um 394 pés desenhado por Philippe Starck. Além desses, está na lista de grandes projetos customizados do estaleiro o iate “Mayan Queen IV” e o “Palladium”.
Especificações técnicas
- Estaleiro: Blohm+Voss
- Arquiteta : Zaha Hadid Design
- Design: Zaha Hadid e Patrik Schumacher
- Design Team: Thomas Vietzke, Jens Borstelmann, Daniel Widrig, Sofi a Daniilidou, Ben Grubert, Phillip Mecke, Patrick Euler
- Engenharia naval: Michael Von der Heide e Thomas Sperling
- Comprimento: 90 m
- Boca: 16 m
- Velocidade máxima: 16 nós
- Velocidade de cruzeiro: 14 nós
- Motorização: 2X2160 KW Diesel
Por Rafaella Malucelli
Fotos divulgação