A Marina Itajaí recebeu o imponente veleiro “Haspa Hamburg” que escolheu Santa Catarina para uma de suas paradas oficiais durante a regata Hamburg Süd Southern Ocean Challenge.

HASPA - Regata Hamburg Süd Southern Ocean Challenge
HASPA – Regata Hamburg Süd Southern Ocean Challenge

O “Haspa Hamburg” iniciou o desafio em Sydney, na Austrália, em dezembro do ano passado e partiu para a Nova Zelândia. Com diferentes grupos de velejadores e tripulantes que participam em revezamento, atravessaram o pacífico em condições climáticas extremas até chegarem, em março deste ano, na América do Sul, passando pela Argentina e Uruguai. Recentemente no Brasil, vieram do Rio Grande do Sul para Santa Catarina. Passarão ainda pelo Rio de Janeiro e seguirão para os Açores. O ponto final é Hamburgo, na Alemanha, previsto para outubro. Ao todo, o veleiro deve navegar mais de 17 mil milhas náuticas.

“Em razão da completa estrutura da Marina Itajaí, ficamos orgulhosos em representar Santa Catarina na recepção do “Haspa Hamburg” e em fazer parte desta longa e importante regata oceânica que incentiva o iatismo, especialmente em um ano que o Brasil é sede dos Jogos Olímpicos”, destaca o diretor do Complexo Marina Itajaí Manuel Carlos Maia de Oliveira.

A regata Hamburg Süd Southern Ocean Challenge é um projeto da associação mundial Hamburgischer Verein Seefahrt e V. (HVS), de veleiros oceânicos, que através de seus membros patrocinadores, financia a aquisição e a manutenção de veleiros possibilitando aos jovens a prática da vela oceânica. Qualquer velejador interessado pode se tornar membro do Grupo, intitulado “Grupo de velejadores Störtebeker” e, dessa forma, utilizar as embarcações.

Além do incentivo ao esporte o projeto é uma comemoração aos 110 anos em que um veleiro da HVS atravessou pela primeira vez o oceano.

Sobre a Marina Itajaí

Inaugurada em novembro de 2015, a Marina Itajaí pode ser considerada um marco do desenvolvimento náutico brasileiro, localizada à beira rio da cidade catarinense de Itajaí – importante polo náutico, turístico e industrial. Em uma das mais emblemáticas paisagens do estado, a marina oferece atualmente 320 vagas, sendo 155 vagas secas e 165 vagas molhadas que comporta desde pequenas embarcações até iates e veleiros com mais de 100 pés. Modernos equipamentos, posto de combustível e serviços para atender navegadores e visitantes, além de opções de lazer como sofisticado espaço gastronômico e amplo estacionamento também fazem parte de sua estrutura. Em sua segunda fase de implantação se tornará a maior marina do Brasil. Terá ao todo mais de 900 vagas, entre secas e molhadas, além de centros comerciais e operacionais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here