Modernos e leves, os motores Volvo dão suporte técnico de energia e segurança para as embarcações da Volvo Ocean Race.
Todos os equipamentos nos veleiros Volvo Ocean 45 são de ponta. E os melhores já produzidos no mundo. Até mesmo com os motores, que obviamente não podem ser usados como propulsão, não seria diferente! Equipados com motores Volvo Penta D2-75, de quatro cilindros e somente 264kg, os barcos têm a disposição um conjunto que produz até 75HP de potência com baixas emissões. Além de baixíssimo nível de ruído. São fundamentais na produção de energia para os eletrônicos de bordo, as telecomunicações e o sistema hidráulico que movimenta a quilha lateralmente em até 40 graus.
Equipamentos modernos
Contando com ultra-modernos equipamentos de comunicação, os barcos estão conectados com o controle da prova 24h por dia. E podem fazer e receber transmissões de vídeo ao vivo e chamadas de aúdio. Os repórteres de bordo, tripulantes que não podem ajudar nas manobras de vela, têm a disposição câmeras HD espalhadas pelo barco, drones e uma ilha de edição de última geração a bordo. E tudo isso depende da energia gerada pelo motor Volvo Penta.
Além disso, a questão da segurança também é primordial. Como no caso do barco espanhol MAPFRE, que teve que suspender para consertar peças do mastro que se romperam e depois retomar a regata no mesmo ponto exato, uma emergência delicada em que atuação do motor de bordo foi fundamental.
- O que é um barco “One design” como os da Volvo Ocean Race
- Veleiros mais modernos do mundo: Saiba como é o barco da Volvo Ocean Race