Wooden Boats

O estaleiro foi criado em 2012 por Marco Arnaboldi (Studio Arnaboldi), com base em sua experiência como ex-diretor da AB Yachts, que ele fundou em 1992 com seu pai para aplicar a tecnologia de ponta de jatos d’água e construção de sanduíches A em iates rápidos.

Imagens: Sand People Communication/Divulgação WB 40 Classic

O estaleiro boutique colaborou com as principais marcas italianas, como Benetti, Sanlorenzo, Pershing, Baglietto e outras, projetando e criando 18 embarcações personalizadas em menos de oito anos. Também trabalhou com os principais nomes de designers, incluindo Giorgio Cassetta, Guido de Groot, Marco Casali e Achille Salvagni.

Imagens: Sand People Communication/Divulgação WB 40 Classic

Personalizados e exclusivos

“Eu montei a Wooden Boats como um estaleiro boutique para continuar a pesquisa progressiva que sempre caracterizou o Studio Arnaboldi”, diz o engenheiro naval. “Desta vez, eu estava interessado em combinar madeira, o mais nobre dos materiais de construção naval que possui excelentes propriedades mecânicas, com compostos de carbono avançados. A vantagem era que poderíamos criar barcos personalizados exclusivos sem ter que investir em moldes e ferramentas caras”.

O primeiro iate a ser construído usando essa técnica específica de construção foi o WB40 ‘Classic, um cruzeiro de luxo de 12,95 m para um proprietário europeu. O casco e o convés são feitos de camadas imprensadas de madeira compensada de mogno multidirecional e fibra de carbono pré-impregnada usando o método de vácuo epóxi. Embora a missão original de Arnaboldi fosse construir madeira e fibra de carbono, a Wooden Boats também é especializada na construção usando somente compostos avançados.

Projetado em V profundo para propulsão a jato de água

Totalmente projetado e produzido internamente com um casco em V profundo para propulsão a jato de água, o WB40 ‘classic combina desempenho ideal e excelente manutenção com ausência de vibrações em todas as condições do mar.

Concebido para um cruzeiro de fim de semana ao sol e capaz de acomodar confortavelmente até 14 pessoas, o WB40 ‘Classic tem uma espreguiçadeira à frente no topo da casa do deck, um cockpit central com uma mesa ajustável em altura que pode ser transformada em outro terraço e uma terceira espreguiçadeira à popa acima do compartimento do motor. A estação do leme é elevada acima do convés principal para uma ótima visibilidade em andamento e durante as manobras.

A entrada da cabine está localizada no lado direito da estação do leme. Abaixo do convés é uma espaçosa cama de casal, banheiro com vaso sanitário, pia e chuveiro. Atrás do leme ao  ar livre, armário de cozinha com pia, bancada, fogão de duas bocas e geladeira. Toda a área pode ser protegida por um bimini (existe também a opção de uma versão com hard-top e um casco de fibra de carbono completo com baluartes dobráveis ​​para aumentar o tamanho da plataforma de natação).

Linhas clássicas e leves

Alimentado por motores Yanmar de 420 hp, acoplados a um jato de água MJP com controles de joystick de última geração, o WB40 ‘Classic tem uma velocidade máxima de 40 nós e uma velocidade de cruzeiro de cerca de 36 nós.

O cliente chegou até nós como o único estaleiro capaz de construir com critérios muito específicos”, diz Arnaboldi. “Ele queria um barco personalizado com linhas clássicas leves para melhorar o desempenho e reduzir o consumo de combustível, exigia baixa manutenção e tinha um impacto ambiental mínimo em caso de demolição. Construir em madeira e fibra de carbono significava que poderíamos atender a todas as suas necessidades”.

ESPECIFICAÇÕES

Comprimento total: 12.95 m/Comprimento da linha de flutuação: 11.50 m/Boca: 4.00 m/Altura construção: 2.10 m / Calado: 0.55m/Deslocamento: aprox. 8500 kg / Velocidade de cruzeiro: aprox. 36 nós / Velocidade máxima: aprox. 40 nós/Motores: 2 x 420 hp a 3300 rpm Yanmar / 2 x MJP 250X/Água doce: 250 lt

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here