Que tal curtir o carnaval no Rio longe do agito? Na Parte 3 do Especial Perfil Náutico – Rotas Náuticas para curtir o verão, vamos explorar as belezas navegáveis do litoral carioca!

Perdeu as rotas anteriores? Clique para encontrar Parte 1 e Parte 2.

Embarque com a gente e aproveite!

Por Bruna Righesso, especial para revista Perfil Náutico

AS ETERNAS BELEZAS DO RIO
As opções são infinitas em todo litoral do estado para passar um dia inesquecível a bordo. Sugerimos duas paradas que com certeza não irão decepcionar: a preservada e paradisíaca Ilha Grande, na também convidativa Angra dos Reis; e ainda no litoral sul, a histórica Paraty.

Ilha Grande ficou preservada durante décadas por abrigar o famoso presídio até 1994, quando foi implodido e só restaram suas ruínas. O isolamento tornou a ilha uma das mais preservadas do país. É fácil chegar de barco desde Angra dos Reis, o ideal é apenas passar o dia já que a Ilha ainda é muito rústica e não possui marina, apenas um cais. Por que conhecer? São inúmeras praias de natureza selvagem como Lopes Mendes, ideal para o surfe; Aventureiro, aonde é preciso autorização da prefeitura de Angra para desembarcar; e Dois Rios, antiga sede do presídio. Vale desembarcar se… Além de belas praias quiser conhecer melhor o estilo de vida na Ilha. Aí é só passear pela Vila do Abrahão onde encontra-se pousadas e restaurantes, além de feirinha de artesanato e, dependendo da época, festivais de dança e música.

No continente, Paraty consegue unir ecoturismo, história e cultura em uma charmosa cidade praiana que atrai todos os estilos de pessoas do mundo inteiro, dos descolado aos luxuosos. Por que conhecer? Para navegar no Saco de Mamanguá, um braço de mar que entra em linha reta terra adentro, com oito quilômetros de extensão por um quilômetro de largura. A região é protegida das correntes marinhas e das grandes ondulações, por isso a temperatura da água é superior às outras regiões, o que a torna um berçário natural de inúmeros seres marinhos. Vale a pena desembarcar se…  Você gosta de trilhas (são muitas) ou de livros. No segundo caso, vá na época da Flip, a famosa feira literária que acontece todo mês de julho.

SERVIÇO:

Rio de Janeiro
Para ancorar: Marina da Glória. (21) 2555-2200
www.marinadagloria.com.br
Para comer bem: Le Pré Catelan
www.leprecatelan.com.br
Para dormir bem: Windsor Barra Hotel (21) 2195-5000
www.windsorhoteis.com.br

Angra dos Reis
para ancorar: Marina Verolme
www.marinaverolme.com.br
para comer bem: Chez Dominique (24) 3369-5458.
para dormir bem: Resort Meliá Angra Marina
www.melia-angra-marina.com

Paraty
para ancorar: Marina Porto Imperial (24) 3372-1313
www.marinaportoimperial.com.br
para comer e dormir bem: Resort e Safari Portobello 0800-2820868
www.portotel.com.br


 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here