A ARCADIA YACHTS prepara-se para celebrar o seu décimo aniversário com a estreia mundial do novo SHERPA XL em 2019 no Cannes Yachting Festival (10-15 de setembro), confirmando o papel inovador do estaleiro italiano com características típicas do segmento de 85 a 90 pés

Já se passaram dez anos desde que o primeiro A85 foi apresentado ao público, marcando a introdução do novo conceito de iate. Durante estes dez anos, a ARCADIA YACHTS ganhou um papel de destaque no palco do iatismo internacional, entregando cerca de 30 embarcações e sempre colocando os Proprietários e suas necessidades no centro de cada projeto.

Celebrando o aniversário de 10 anos em grande estilo

A partir de painéis solares que permitem reduzir o uso de geradores quando ancorados nas grandes janelas com isolamento térmico e no casco semiplanante de alta eficiência (o que permite reduzir consideravelmente o consumo de combustível), tudo a bordo dos iates ARCADIA foi projetado para oferecer uma experiência única. Vida no mar em estreito contato com o meio ambiente. A ARCADIA YACHTS ainda continua investindo em pesquisa e desenvolvimento para poder ser sempre líder na criação de iates nos quais a sustentabilidade, o design, a convivência, a segurança e a facilidade de uso sejam equilibradas à perfeição.

As áreas abertas em cada iate ARCADIA permitem tornar-se parte integrante do ambiente marinho, unindo o iate e o mar, como se o próprio mar fosse uma extensão natural do iate. As janelas de altura total, as aberturas laterais e os inovadores painéis de vidro (que podem ser baixados e levantados como janelas de carros) geram espaços em que o limiar entre o interior e o exterior se tornam imperceptíveis, enquanto os espaços fechados se dissolvem e são absorvidos pelo ambiente natural circundante. .

Nos iates ARCADIA, o ambiente natural é mais do que celebrado – é também, e talvez mais importante e respeitado. As grandes aberturas limitam o uso de ar condicionado graças à brisa marítima agradável que pode soprar livremente através do iate. Os painéis solares integrados no topo do iate reduzem o uso do gerador, o que também permite apreciar melhor os sons naturais quando ancorados. O uso de painéis de vidro de última geração com considerável isolamento térmico atesta o compromisso do estaleiro em manter seus princípios ambientais.

O SHERPA XL (o sucessor do SHERPA) é mais um passo no processo de crescimento da filosofia ARCADIA, dando vida a uma nova linha de iates ao lado da linha histórica A.

Os espaços dentro do novo SHERPA XL usam eficientemente cada centímetro do comprimento total de 24 metros da embarcação e (especialmente) a boca aproximada de 7 metros, que é maior do que o raio médio de 6,4 metros de iates na categoria de 85 a 90 pés disponíveis no mercado. Isso significa que a área de estar geral é de 220 metros quadrados dentro e fora graças à solução de garagem lateral.

O conceito do SHERPA XL, desenvolvido com o estúdio de design Hot Lab baseado em Milão (que já havia trabalhado com ARCADIA YACHTS no interior do A105), se desenvolve em torno do arranjo dos decks. Os decks são escalonados, então há uma escada central com diferenças de altura reduzidas. Esse layout incomum permitiu alcançar grandes espaços em uma altura limitada, organizando volumes de maneiras incomuns.

A relação direta com o mar (que sempre foi um dos traços distintivos da filosofia da ARCADIA) é aprimorada no cockpit, que é conectado à plataforma de popa por um pequeno conjunto de etapas cênicas. Essas etapas criam um padrão de inter travamento entre a parte superior estreita e o volume baixo que suporta o deck. Este grande espaço, com cerca de 65 metros quadrados, não está sobrecarregado e pode ser desfrutado a qualquer hora do dia. A capacidade do estaleiro de criar, à frente da casa de máquinas, uma garagem lateral suficientemente grande para alojar uma proposta de 4 metros (ou mais) de comprimento, significa que a plataforma está sempre desimpedida. Esta é uma vantagem considerável em termos de elegância e conforto em comparação com os itens atualmente disponíveis no segmento de 85-90 pés.

Proprietários diferentes têm necessidades diferentes, então o SHERPA XL foi projetado em uma versão de três ou quatro cabines. No primeiro, uma galera fechada está no espaço de skylounge, enquanto na versão de três cabines está no convés inferior. Em ambas as versões, grande cuidado foi dado para garantir um serviço de bordo eficiente que também é discreto, separando as áreas de hóspedes dos quartos de serviço da tripulação. Existem caminhos especiais reservados para a tripulação (até três membros), garantindo níveis de privacidade tipicamente encontrados em iates maiores.

A cabine principal tem mais de 22 metros quadrados e combina perfeitamente com o banheiro. Não existem partições, pelo que os proprietários podem desfrutar de um espaço com um toque doméstico – grande, aberto e cheio de luz, em particular graças às janelas panorâmicas no casco. A cabina VIP na proa segue o mesmo princípio e consegue expandir o espaço percebido de uma maneira quase teatral.

Desempenho e consumo de combustível

Os principais motores padrão são um par de Volvo Penta IPS 1050 (mas podem ser instalados motores mais potentes, até dois IPS 1350, como neste primeiro navio atualmente em construção). O iate pode atingir uma velocidade máxima esperada entre 18 e 20 nós. Tem um alcance considerável estimado – cruzando a 12 nós, o iate pode ultrapassar 1.000 milhas náuticas, usando aproximadamente 30% menos combustível em comparação com outras embarcações nesta categoria e no segmento 85-90. A faixa estimada sobe para mais de 1.500 milhas náuticas a uma velocidade de 10 nós.

Para reduzir ao mínimo seu impacto ambiental com o uso de energia renovável, o SHERPA XL é equipado com painéis solares (marca registrada da ARCADIA) que garantem 3 kW de energia limpa (suficiente para abastecer os principais serviços hoteleiros a bordo). Como mesmo ações mínimas repetidas muitas vezes podem proporcionar grandes benefícios ao ambiente, o SHERPA XL possui dispositivos de baixo consumo e iluminação LED.

 

 

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here