O futuro é agora e na água

Arrow 460 Grand Turismo
Arrow 460 Grand Turismo

É isso o que acontece quando uma das maiores fabricantes de carros de luxo do mundo se junta com um dos estaleiros de vanguarda da Europa, a Silver Arrows Marine (SAM). Dessa fusão de tecnologia e design de ponta com sofisticação surgiu o Arrow 460 Grand Turismo, um iate de 14 metros, que vai além do que o mercado náutico já mostrou.

Desenvolvido em conjunto com Mercedez-Benz Style, divisão da Mercedes-Benz que cria outros produtos em cooperação com parceiros selecionados, o protótipo foi apresentado oficialmente no Mônaco Yacht Show. A Edition 1 do modelo terá apenas dez unidades exclusivíssimas e chegam ao mercado internacional em 2015, pelo valor de 1.250.000 euros mais impostos. As encomendas estão abertas aos interessados.

“O mercado náutico mundial está recebendo o Arrow 460 de forma positiva e é percebido como um projeto muito inovador. A edição 1 é a startup  do produto com unidades exatamente iguais e já estamos com bons contatos interessados. Nossa relação com a Mercedes-Benz traz também as mesmas ações estratégicas. A Edition 1 em carros tem tido muito sucesso em seus lançamentos ”, revela Jacopo Spadolini, CEO da Silver Arrows Marine, em entrevista exclusiva para a Perfil Náutico.

Arrow 460 Grand Turismo
Arrow 460 Grand Turismo

Uma das inovações para o processo construtivo que a parceria traz é que, desde o início do projeto, o desenvolvimento seguiu a mesma metodologia utilizada na indústria automotiva, com modelos de barro e testes rigorosos de protótipos. “Há vários elementos da indústria automotiva que a náutica pode se beneficiar, como a pesquisa e o desenvolvimento primeiro e depois a construção. O que estamos trazendo de um para o outro é a experiência e o know-how no uso dos materiais e a inteligência na aplicação de soluções ergonômicas”, diz o CEO.

Além disso, o Arrow 460 traz já na bagagem a experiência de uma equipe de especialistas da indústria náutica com backgrounds que vão de superiates ao automobilismo da Fórmula 1. De acordo com os especialistas da SAM, o desenvolvimento é baseado na mistura de tecnologias náuticas e automotivas para fazer “um pequeno iate a motor construído como um superiate”.

“Não é apenas o design da Mercedez-Benz que dá o diferencial para esse barco, mas sim várias soluções técnicas e práticas, bem como a seleção de materiais antes nunca utilizados no meio náutico, que vieram do meio automobilístico. Há diversas outras soluções que ainda estão sendo estudadas e implementadas pelo nosso time”, ressalta Spadolini.

Avant Garde do Yacht Design

Arrow 460 Grand Turismo
Arrow 460 Grand Turismo

Do asfalto para o mar, o modelo une duas paixões em 14 metros. Diversas características encontradas dentro de um carro são identificadas neste modelo que inova do casco à cabine de plano aberto e não compartimentada, bem ao estilo Mercedes-Benz.

O design de vanguarda é inspirado nas proporções clássicas de automóveis, com uma longa proa, teto arqueado e uma linha descendente para a parte traseira. O casco muscular e esticado dá dinamismo ao modelo que mostra um ar futurista, porém sofisticado.

Diferente do que se vê por aí, a cabine plana é algo que traz toda a versatilidade e une a tecnologia ao design arrojado do Arrow 460. Integrando áreas externas e internas em um mesmo layout, as janelas laterais abrem, como nos carros, por comando elétrico. Uma cobertura de vidro com controle inteligente de penetração de luz pode ser aberta como um teto solar, e traz para a cabine um conceito exclusivo de loft living, com grande aproveitamento da luz natural.

Arrow 460 Grand Turismo
Arrow 460 Grand Turismo

As áreas interna e externa possuem o conforto dos revestimentos Mercedes-Benz com o uso de materiais como couro nubuck, painéis de madeira de eucalipto e malha sintética. Acomoda dez pessoas e em cruzeiro pode virar uma sala de jantar ou uma suíte com cama king-size. Tanto a cama quanto a mesa podem ser tiradas de cena quando não utilizadas com deslizamento elétrico. A área interna ainda é completada por um banheiro e área de serviço separada.

Tecnologia de ponta para lazer a bordo com sistema premium de som e ar condicionado, bem como armazenamento de vinho refrigerado,  máquina de fazer gelo e máquina de lavar louça. Sistema de compressão de ar para a inflação fácil dos tenders e dos brinquedos de água e na popa uma plataforma hidráulica dá um acesso amplo ao mar para prática de esportes aquáticos ou para um mergulho.

Espreguiçadeiras ajustáveis são oferecidas na popa e na proa do barco, deixando as áreas externas ainda mais sociáveis e confortáveis para banho de sol. O convés, que é normalmente de madeira, é revestido por um material novo e sintético.

Potência Automobilística 

Arrow 460 Grand Turismo
Arrow 460 Grand Turismo

O casco e o sistema de potência passaram por meses de testes do protótipo, em um programa de desenvolvimento utilizado na indústria automobilística. Os testes mostraram que o pequeno superiate SAM/Mercedes-Benz Style irá alcançar alto desempenho, alimentado por dois motores Yanmar 6LY3 – ETP a diesel de 353 kW (480hp) cada.

A velocidade de cruzeiro é de cerca de 28 nós e alcançará a velocidade máxima de 40 nós. Segundo a SAM, o desempenho do casco especial de aplainamento  foi otimizado utilizando a Dinâmica dos Fluidos Computacional (CFD – Computational Fluid Dynamics) para atingir não apenas a alta velocidade, mas o conforto em toda a volta, atendendo com os mais altos padrões de navegabilidade.

O casco com linhas profundas em “V” na parte da frente promete garantir a boa navegabilidade em conjunto com três rails de pulverização intermediários para desviar a água e túneis especias para hélices permitindo uma configuração shaftline convencional.

Entrevista

Jacopo Spadolini CEO da Silver Arrows Marine
Jacopo Spadolini CEO da Silver Arrows Marine

A Perfil Náutico entrevistou com exclusividade Jacopo Spadolini, CEO da Silver Arrows Marine. Confira mais detalhes sobre o interesse da marca no Brasil.

PN – Essa é a primeira vez que a SAM entra no mercado nacional divulgando o inovador projeto com a Mercedez-Benz Style. Quais são as expectativas quanto ao nosso país?

JS – Até o momento nosso contato com o Brasil foi virtual e por meio da imprensa, que está acompanhando o desenvolvimento do projeto. Nós realmente esperamos que logo um dos nossos barcos da primeira edição esteja navegando em águas brasileiras.

PN – Qual é a relação da Mercedes-Benz com o público brasileiro para vocês decidirem lançar esse modelo também por aqui?

JS – Na minha opinião a força da marca Mercedes-Benz é a herança. Herança que pode ser definida em segurança, confiança e inovação. Mais do que nunca, seu estilo e a sua nova linguagem que foi tão bem expressada em nosso iate, a chamada “Sensual Purity”.

PN – O lançamento do modelo na mídia brasileira indica intenções da SAM em estender suas operações no mercado náutico local?

JS – A SAM vê o mercado brasileiro com grande interesse, pois é um mercado maduro, atento e competente, o que acreditamos ser características fundamentais que farão as pessoas apreciarem o Arrow460. Nós estamos avaliando e saberemos em um futuro próximo quais vão ser nossas atividades no Brasil.

Especificações técnicas

  1. Comprimento total: 14.17 metros
  2. Comprimento – linha d´água: 13.8 metros
  3. Boca: 3.97 metros
  4. Plano (carregado, incl. hélices): 0.93 metros
  5. Deslocamento com carga máxima: 13.63 toneladas
  6. Capacidade do tanque: 1000 litros
  7. Capacidade do tanque de água: 300 litros
  8. Certificação: Categoria B
  9. Número máximo de passageiros: 10
  10. Hélices: 2x Rolla custom designed – in NiBrAl
  11. Sistema de manobra: Joystick – EC300JS electronic easy docking system.

Silver Arrows Marine

www.silverarrowsmarine.com

Por Rafaella Malucelli

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here