Produzido nos Emirados Árabes, iate futurista “Foiler” chegou à Mônaco e promete impressionar o mundo

A ENATA Marine, sediada nos Emirados Árabes Unidos, apresentou ao mercado náutico o primeiro iate com hidrofólios do mundo no Dubai International Boat Show deste ano. Agora a embarcação revolucionária chega aos mares europeus e terá um lugar permanente no Yacht Club de Mônaco e em Saint Tropez, durante o verão europeu. O objetivo é deixar o modelo para testes no mar para interessados em adquirir a embarcação.

Photo superyacht Oceanco © Guillaume Plisson

Grandes passos na tecnologia “Foiling”

Oferecendo uma viagem suave e emocionante para os passageiros, o Foiler oferece uma confortável experiência de condução de alto desempenho para quem está no comando. Seus hidrofólios de fibra de carbono retráteis oferecem força, rigidez e leveza, permitindo que o iate “voe” 1,5 metros acima da água para uma experiência de navegação mais emocionante.

A tecnologia foiling existe há muito tempo e é usada principalmente em veleiros e kitesurf, no entanto, a Enata fez o primeiro iate hidrofólio fácil de usar e muito eficiente. O iate possui uma grande janela de desempenho, já que começa a planar a 12 nós e está completamente fora da água a 17 nós. Chega a uma velocidade máxima de 40 nós em modo de voo.

Photo superyacht Oceanco © Guillaume Plisson

Também é incrivelmente fácil de usar e pilotar, assim como um carro esportivo: basta pressionar um botão para que as lâminas sejam ativadas. Consegue ultrapassar ondas de até 2,5 a 3 metros no modo foiling (condições com 5 a 6 Beaufort), garantindo conforto completo para até 8 pessoas. O FOILER pode retrair as lâminas e ser usado como um barco clássico, mesmo em condições mais extremas.

Photo superyacht Oceanco © Guillaume Plisson

Expertise: Uma família de velejadores

“Somos uma família de marinheiros e praticantes de kitesurf e começamos a trabalhar com kites e catamarãs há cerca de 10 anos. Temos plena consciência de todos os benefícios do foiling”, afirmou Alois Vieujot – Gerente da Enata. “O iate foi um passo muito natural para a Enata. Produzimos grandes veleiros de competições e drones profissionais, bem como competições de barcos a vela e kitefoils. O FOILER é realmente uma mistura de todas essas tecnologias”.

Para iniciar este projeto houve a fusão de pesquisa e desenvolvimento com a empresa suíça Hydros, que já produziu um protótipo de trabalho FOILER em 2015. O FOILER é o resultado de um longo processo que combinou todas as habilidades da empresa e acho que oferecemos um excelente produto está proporcionando conforto e desempenho excepcionais, sendo muito fácil de usar.

Photo superyacht Oceanco © Guillaume Plisson

A forma das quilhas é diferente de antes, graças a novos avanços tecnológicos. As novas tecnologias de P & D da Enata ajudaram a desenvolver uma quilha melhor, com desempenho muito bom, confortável e estável automaticamente.

Os aerofólios são totalmente retráteis. Com o sistema patenteado, o FOILER alterna do modo foiling para o modo Archimedean em poucos segundos. Quando ancorados ou no porto, as lâminas e dispositivos elétricos – que impulsionam o barco – estão totalmente fora da água. Dessa forma, eles permanecem secos e limpos, reduzindo assim a manutenção.

O casco do FOILER também tem um design elaborado para proporcionar fases de decolagem e pouso suaves, mesmo em mares com ondas.

Photo superyacht Oceanco © Guillaume Plisson

Conforto, segurança e preservação ambiental

O FOILER traz vantagens diferentes, como conforto e segurança. Graças aos hidrofólios, o iate se mantém acima da linha d’água e não é afetado pelas ondas. Permanece completamente estável mesmo em mau tempo. Como não bate na planagem, é muito mais seguro do que um iate normal. Também é de fácil pilotagem com direção direcional sem delay.

É um iate desenvolvido de forma sustentável. A começar pelo consumo de combustível. Por estar acima da linha d’água, há muito menos arrasto, portanto, menos utilização de combustível. Além disso, usa um sistema de propulsão híbrido. Dois motores a diesel alimentam uma bateria grande, que abastecem os dispositivos elétricos (hélices).

Photo superyacht Oceanco © Guillaume Plisson

Tudo isso combinado faz com que o FOILER seja de 20% a 50% mais eficiente em termos de combustível do que outros iates. Pode-se ficar completamente silencioso em modo 100% elétrico a 10 nós por até 10min, e obter um alcance maior em velocidades mais baixas. Traz eficiência para manobras portuárias ou para pesca.

Por não mover tanta água, quase não produz um rastro. Isso significa que ele não incomoda ninguém e tem um impacto muito menor no meio ambiente.

“A melhor palavra para descrever a condução do FOILER é a tranquilidade” – continua Alois Vieujot – “É extremamente relaxante e fácil de usar. Você não tem o barulho e a batida das ondas abaixo enquanto está voando acima delas. É extremamente estável e seguro, como um tapete voador sobre o oceano. Também elimina o enjoo no mar. A sensação é total conforto e tranquilidade. Voltar a um barco a motor normal parece mesmo voltar no tempo”.

Veja vídeo do Foiler:

SOBRE A ENATA MARINE

Enata Marine tem uma grande variedade de projetos. De barcos e iates, kites, a aviões e arquitetura, e em constante crescimento. Eles são especializados em inovação, alto desempenho, produtos compostos e possuem projetos como o GTCat, o Multi50 e o SR71 Blackbird. O GtCat é um catamarã totalmente em fibra de carbono que usa grandes quilhas curvas. O Multi50 é um trimarã, que competirá na corrida transatlântica La Route du Rhum. E em terceiro lugar, o SR71 Blackbird é um grande avião de fibra de carbono, com controle remoto, de 4 metros que acaba de ganhar a competição mundial na TopGun.

Fotos e créditos de vídeo: Guillaume Plisson


 

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