Em mais um dia de sol e vento médio, Asbar IV, Dourado, Bravo I e Sous Le Vent ficaram com o ouro nas suas categorias
Chegou ao fim nesta segunda-feira o Ubatuba Sailing Festival. E o dia não poderia ter sido melhor. Com sol forte e vento médio, a Comissão de Regatas presidida por Cuca Sodré realizou uma regata de percurso médio para os 38 inscritos na competição. O evento é promovido pelo Ubatuba Iate Clube e este ano chega a sua nona edição.
Os barcos maiores, das classes IRC, ORC fizeram uma regata de 10 milhas, contornando a ilha das Cabras por Boreste, enquanto os outros barcos contornaram uma boia, em um percurso um pouco mais curto, com sete milhas. Na classe IRC, o título veio no desempate. O Asbar IV (Beneteau 35), de Jonas de Barros Penteado, não velejou tão bem na regata do dia, terminando na 5ª colocação, mas duas vitórias nas outras duas regatas garantiram o primeiro lugar na competição. A disputa foi acirrada com o Rudá (First 40), de Mario Martinez, terceiro na regata e segundo colocado geral com a mesma pontuação.
“As regatas foram muito disputadas, pena que faltaram alguns barcos de Ilhabela. Mas no geral o campeonato foi um sucesso, com nível muito alto! Esta regata de hoje foi muito técnica, o Cuca acertou a raia, com uma raia difícil. O Ubatuba Iate Clube está de parabéns por mais um campeonato muito bom!”, disse Jonas.
- Acompanhe a Volvo Ocean Race na página especial da Perfil Náutico
- Dupla de velejadores faz travessia a Fernando de Noronha
Classe ORC
Na classe ORC, em uma disputa entre os veleiros 40.7 da Escola Naval, quem velejou melhor nesta segunda-feira foi o Marlim, de José Santos. Porém, no acumulado, o Dourado, de Arthur Silveira, ficou com o título.
“O começo do campeonato foi difícil, com pouco vento, mas conseguimos velejar bem nos dois primeiros dias e hoje acabamos ficando em segundo, mas deu para manter no topo. Dos dez tripulantes, apenas dois já tinham vindo velejar em Ubatuba, eu mesmo foi a primeira vez. Sabemos que tem alguns macetes e nós tentamos aprimorar e acho que deu certo”, disse o aspirante Arthur.
Outras classes
Já na RGS A, o Bravo 1 (Skipper 30), de Jorge Martinez, foi o mais rápido do percurso mais curto, cruzando a linha na primeira colocação, o que garantiu também o título da competição no acumulado. Na RGS B, o mesmo aconteceu com o Kamaiurá (F&C 43), de Francisco Miranda. Na C, o pessoal do Cação, Skipper 21 do Colégio Naval, comandado por Vitor Freitas, venceu todas as regatas e levou o título invicto.
Dentre os que fizeram o percurso mais curto, o Chrisnpin levou a melhor na regata. Na classe Bico de Proa, mais uma vez deu Sous Le Vent. O Bahamas 40 de Paulo Fonseca soube administrar melhor as rondadas de vento e chegou na frente, também garantindo o título invicto.
Após a regata os velejadores foram recebidos em terra com um churrasco e a tradicional canoa de cerveja, seguido da festa de premiação.
“Esta é a primeira regata que faço como Comodoro, então gostaria de agradecer primeiro aos velejadores, que sem eles não teríamos este resultado, aos patrocinadores e com certeza ano que vem faremos um evento maior e melhor, celebrando 10 anos de Ubatuba Sailing Festival com muita festa. O Clube está de portas abertas, à disposição de todos, para o que precisarem”, disse o Comodoro Wagner Salaro.
Resultados finais:
IRC:
1. Asbar IV, Jonas de Barros Penteado, 5 pontos perdidos
2. Rudá, Mario Martinez, 5 pp
3. Argos, Jaime Cupertino, 10 pp
ORC:
1. Dourado, Arthur Silveira, 4 ponto perdido
2. Marlim, José Santos Jr, 5 pp
3. Bijupirá, Mauricio Mello, 9 pp
RGS:
A
1. Bravo 1, Jorge Martinez, 5 pontos perdidos
2. Suduca, Marcelo Claro, 6 pp
3. Chrispin, José Chrispin, 8 pp
B
1. Kamaiurá, Francisco Miranda, 4 pontos perdidos
2. Calamar Rio, Pedro Santos, 7 pp
3. Cinco, Carsten Wegener, 7 pp
C
1. Cação, Vitor Freitas, 3 pp
2. Beiramar, Marco Aleixo, 8 pp
3. Ubá, Maurlio Santos, 12 pp
Bico de Proa
1. Sous Le Vent, Paulo Fonseca, 3 pontos perdidos
2. Cisco Kid, José Ortega, 6 pp
3. Gigante, Angelo da Cruz, 10 pp
Os resultados completos podem ser vistos no aplicativo APVela (disponível para Android e iOS).
Sobre o evento
O Ubatuba Sailing Festival é organizado pelo Ubatuba Iate Clube e conta com o apoio de V.Bros, Renew Boats, Tintas International, Quantum Sails, Rádio Vozes.com, Revista Mariner, Fidelis Seguros, Farol das Tintas, Hotel Solar das Águas e Postos Flutuantes BR Mônaco e Ímola.
1 comentário
Resultados IRC da terceira regata: Ruda, Argos, Asbar IV : final Asbar IV e Ruda empatados com 05 pontos desempate pela regata de percurso volta da ilha vitória vencida pelo AsbarIV