Ações com alunos e de limpeza das praias são algumas das previstas no evento.

O Festival Brasileiro de Pesca Esportiva e Náutica de Guaratuba terá uma Programação de Educação Ambiental. Dentre os eventos estão palestras, ações com alunos e ainda limpeza de praias. O Festival acontece de 28 a 30 de junho de 2018, no Iate Clube de Guaratuba.

“São diversas ações para evolver a comunidade e mostrar a importância da educação ambiental”, explica Rafael Andreguetto, diretor da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Litoral do Paraná (ADETUR LITORAL).

As ações que serão feitas nas escolas municipais incluem: palestras de sensibilização, concurso de desenho e redação em turmas de 4ª e 5ª séries, exposição de desenhos e redação dos vencedores durante o Festival.

Já as ações de limpeza das praias devem acontecer em Caieiras e Prainha, no litoral paranaense. No dia 30, uma limpeza subaquática da Baia de Guaratuba e uma oficina de triagem de lixo reciclável.

A Programação de Educação Ambiental do Festival Brasileiro de Pesca Esportiva e Náutica de Guaratuba tem o patrocínio da Sanepar e apoio e parceria da Acquanauta Centro de Mergulho, Iate Clube de Guaratuba, Parceiros do Mar, Rebimar e Prefeitura Municipal de Guaratuba. A realização é da Adetur Litoral e Loba do Mar Eventos.

Sobre Festival Brasileiro de Pesca Esportiva e Náutica

As inscrições para o Festival Brasileiro de Pesca Esportiva e Náutica estão abertas. O campeonato Sul Brasileiro de Pesca, que está em sua 14ª edição, se torna Festival Brasileiro de Pesca Esportiva e Náutica em 2018.

O evento reunirá mais de 300 pescadores. Foto: Divulgação.

O evento vai reunir, entre os dias 28 e 30 de junho no Iate Clube de Guaratuba, pescadores em busca do maior Robalo da baía de Guaratuba, no litoral paranaense. Existem na baía duas espécies de Robalos: o Peva e o Flexa. O evento reunirá mais de 300 pescadores para as atividades competitivas e mais de 1.000 pessoas para todas as atividades paralelas.

“A ideia de transformar o Sul Brasileiro de Pesca em um grande festival é agregar mais atividades à parte competitiva do evento. Vamos ter atividades culturais e socioambientais envolvendo as escolas e a comunidade local. Também uma expo para ativação das marcas patrocinadoras e um torneio de arremesso que complementam a programação”, destaca Giselle Furtado, da Loba do Mar, organizadora do festival.

O torneio de pesca, que será no sábado (30), conta com duas categorias: Isca Artificial e Isca Livre. Na categoria Isca Artificial as embarcações, com no máximo três pessoas, pescam apenas o Robalo (Centropomus Sp), no sistema pesque e solte. Os peixes capturados devem ter condições de retorno saudável à água sem marcas de pré-captura. Na categoria Isca Livre estão liberadas a pesca de qualquer espécie que não tenha a pesca restringida pelo IBAMA. Para mais informações sobre as provas, consulte o regulamento do torneio em http://www.lobadomar.com.br/sulbrasileiro/assets/files/Regulamento.pdf.

Além dos troféus, medalhas e dos brindes dos patrocinadores para os melhores colocados de cada categoria, esse uma novidade. A organização vai fazer o sorteio de um carro 0Km entre os participantes.

O festival apresenta o 1° Fórum Náutico do Litoral com provas de habilitação náutica aplicadas pela Capitania dos Portos da Marinha do Brasil. Também estão previstas palestras sobre náutica, pesca, meio ambiente, esportes aquáticos, regulamentação. Ainda workshops com nomes consagrados no meio da pesca esportiva.

O fórum é uma iniciativa conjunta da ADETUR (Agência de Desenvolvimento do turismo sustentável do litoral do Paraná) e da AMLIPA (Associação dos Municípios do Litoral do Paraná), Loba do Mar Eventos, associações de pesca e náutica, associações de marinas, a Paraná Turismo, SEBRAE Paraná e outras entidades que atuam com a economia náutica.

Serviço:
Festival Brasileiro de Pesca Esportiva e Náutica
Quando: de 28 a 30 de junho de 2018
Horários: Quinta-feira, 28/06; Sexta-feira, 29/06; Sábado, 30/06.
Local: Iate Clube de Guaratuba – Rua José Bonifácio, s/nº
Mais informações e inscrições: http://www.lobadomar.com.br/sulbrasileiro/
E-mail: eventos@lobadomar.com.br
Telefone: 41 9. 9237-8899
Organização: Loba do Mar Eventos e ADETUR – Agência de Desenvolvimento do Turismo Sustentável do Litoral do Paraná

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here