Mais antigo do mundo
A história do Royal Cork Yatch Club é parte da história da navegação de lazer. O clube irlandês é considerado o mais antigo do mundo, e foi fundado em 1720.
No começo de 1600, quando a monarquia inglesa perdia sua força durante o comando de Oliver Cromwell, o Rei Carlos II acabou se exilando nos Países Baixos.
Rei Carlos II trouxe a Navegação Esportiva para o Reino Unido
Na Holanda, a navegação de lazer já era um hábito dos habitantes locais. Em 1660, a coroa foi restaurada, e o Rei voltou do exílio. Com ele, trouxe um iate que havia ganho de presente de um lorde holandês.
O Rei navegava orgulhoso com seu barco no Rio Tâmisa, isso fez com que vários de seus cortesões adquirissem o hábito de navegar por prazer, e construíssem seus próprios iates.
Um desses cortesões era o barão irlandês Murrough O’Brien. Na sua volta para casa, a navegação esportiva começou a prosperar no pequeno porto de Cork.
Mas o clube só foi fundado décadas depois, pelo seu bisneto, o lorde William O’Brien. William e outros nobres decidiram formalizar suas atividades aquáticas criando o “Clube Aquático do Porto de Cork.
Clube começou em um Castelo Insular
A primeira sede do Royal Cork Yatch Club foi m um castelo na Ilha de Hawlbowline. No começo, eles criaram leis estritas de conduta e faziam manobras navais militares com seus barcos privados.
Eles se comunicavam através de bandeiras e tinhas canhões a bordo.
O clube logo ganhou uma sede ao lado do porto do Almirantado Britânico. Um século depois de sua criação, diversos outros clubes surgiram. Foi ai, que com a autorização do rei, o clube adicional a palavra Royal (real) ao seu nome.
Royal Cork Yatch Club continua ativo
Não era nada fácil ser sócio do Royal Cork Yatch Club, nomes da realeza estrangeira e diversas personalidades britânicas tinham suas solicitações negadas.
O clube irlandês funciona até hoje, e revelou grandes nomes da navegação esportiva britânica. Esporte que rende mais medalhas olímpicas para o Reino Unido atualmente. O hoje em dia foca nos esportes aquáticos e na formação de novos atletas.